28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-15G - GT 15 - Saúde LGBT |
30326 - A REALIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE HIV/AIDS PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ANA PAULA REBELO AQUINO ANA REBELO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS, ELISEU ALVES WALDMAN - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, CRISTIANE MARIA ALVES MARTINS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS, IRENA PENHA DUPRAT - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS, JANINE MELO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS, LAYS NOGUEIRA MIRANDA - CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES - UNIT/AL
CONTEXTUALIZAÇÃO
O Brasil, desde o surgimento da epidemia da AIDS, enfrentou e continua a lutar contra esta doença de frente. As ações desenvolvidas pelo governo buscam a garantia dos direitos humanos e incluem a prevenção por meio da informação, distribuição de preservativos, o acesso a testes rápidos, fornecimento dos antirretrovirais e o incentivo a pesquisa. Apesar disto, não há o controle da epidemia, conforme acredita a mídia e a população, o que torna difícil, mas necessária à discussão e prevenção da AIDS com os grupos mais vulneráveis e mais jovens (GRECO, 2016). Assim, se faz importante que os profissionais e estudantes de saúde compartilhem as informações sobre prevenção, práticas seguras e de risco com a população, em especial com aquelas que apresentam maior possibilidade de se infectarem pelo HIV, para que os usuários e pacientes se empoderem do conhecimento e decidam sobre as condutas que irão seguir como forma de prevenção contra a infecção (SÃO PAULO, 2017).
DESCRIÇÃO
A disciplina que aborda as doenças infectocontagiosas de um curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior de Alagoas ocorria até 2018 no sexto período e após a mudança de matriz curricular passou a ocorrer no sétimo período da graduação. Possui seu conteúdo de 80 horas dividido em dois momentos: o primeiro é teórico com todos os alunos que cursam a disciplina, correspondendo a 40 horas da carga horária total, com a discussão das doenças mais prevalentes no Brasil e no estado, e o segundo é prático, com a divisão em grupos de cinco discentes para um docente e corresponde as outras 40 horas da disciplina. Este momento é chamado de atividade prática, e é constituído por oito encontros de 5 horas/ aula, que podem ocorrer uma ou duas vezes por semana. Entre as atividades desenvolvidas na prática há a realização de um jogo, denominado Quiz, que utiliza um software no powerpoint que permite a escolha de um número de 1 a 30, em que as questões são lançadas aleatoriamente pelo programa. Os alunos são divididos em dois grupos, e após definição de quem será o grupo um e o grupo dois por um jogo de sorte, inicia-se a escolha dos números e cada grupo tem vinte e cinco segundos para responder a alternativa, o grupo que acertar ganha um ponto, e no término o grupo que obtiver mais pontos é o vencedor e ganha uma caixa de chocolate. As questões do Quiz envolvem temos relacionados a HIV/AIDS, abordando agente etiológico, profilaxia, aconselhamento, ética, formas de transmissão, transmissão vertical, políticas, indicadores e grupos vulneráveis. Os alunos são orientados a estudarem sobre a temática anteriormente a realização do jogo.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
A realização do Quiz neste curso de enfermagem iniciou no semestre letivo de 2017.1 e se mantém até hoje entre as atividades que são realizadas na prática da disciplina de aborda as doenças infectocontagiosas.
OBJETIVO
Relatar a experiência de realização de um jogo sobre HIV/AIDS com acadêmicos de enfermagem
RESULTADOS
A determinação pelo uso do jogo foi realizada visando um momento mais dinâmico de aprendizagem, em que os grupos que participaram da atividade até o semestre letivo de 2019.1 demostraram competitividade e empolgação ao escolher os números e responder as questões. É perceptível se cada grupo estudou previamente o assunto, pela capacidade de responder corretamente as questões com linguagem cientifica.
APRENDIZADOS
A realização da atividade se mostrou uma oportunidade para a docente perceber o conhecimento e entendimento dos discentes sobre a temática, permitindo ainda a discussão das respostas corretas e incorretas. Percebe-se a vantagem da atividade ao se esclarecer com mais detalhes e informações as dúvidas dos alunos.
ANÁLISE CRÍTICA
A temática do HIV/AIDS deve ser discutida e trabalhada dentro e fora da sala de aula, por se estar formando futuros profissionais de saúde, pois a participação do enfermeiro no manejo, diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS e das infecções sexualmente transmissíveis é importante para o controle desde agravo à saúde, tornando necessária a sua capacitação e o conhecimento aprofundado (SÃO PAULO, 2017). Portanto, na graduação o professor deve discutir sobre o HIV/AIDS de forma a ser um elo entre o aluno e seu conhecimento, e o uso de jogos educacionais fornece estímulos para que o discente se envolva profundamente com o assunto, mantendo a atenção e interesse, além de permitir uma melhor internalização e favorecer a aprendizagem (GURGEL; FERNANDES, 2015).
|

|