28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-28A - GT 28 - Saúde, Currículo, Formação: Experiências, Vivências, Aprendizados e Resistência Sobre Raça, Etnia, Gênero e Seus (Des)Afetos: Atores Sociais |
31440 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE ACADÊMICA: INVESTIGANDO RELAÇÕES DE GÊNERO E VIDA COTIDIANA DE PROFESSORAS DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA TAINÃ QUEIROZ SANTOS - ISC-UFBA, RITA DE CÁSSIA DE SANTANA - ISC-UFBA, RENATA SANTANA DA SILVA BARBOSA - ICS-UFBA, SÉRES COSTA DE SOUZA - ICS-UFBA, JORGE ALBERTO BERNSTEIN IRIART - ISC-UFBA
CONTEXTUALIZAÇÃO
As discussões sobre gênero têm assumido destaque global, considerando sua estreita relação com direitos humanos e relevância para o desenvolvimento social e econômico. Essa temática central foi norteadora para o desenvolvimento de uma atividade teórico-prática sobre as principais técnicas e métodos de pesquisa nas ciências sociais aplicadas em saúde. No trabalho relatado adotou-se a perspectiva de gênero como fruto de uma construção social, através da qual os papéis, comportamentos, padrões e normas associados a mulheres e homens são construídos a partir da socialização e interação entre os indivíduos. O presente trabalho refere-se a um relato de experiência sobre a elaboração e execução de um exercício que fez parte uma atividade maior desenvolvido em sala de aula com mestrandos e doutorandos como componente curricular de uma disciplina oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
DESCRIÇÃO
A atividade foi elaborada por 4 pós-graduandas. Ao longo do processo realizamos levantamento bibliográfico sobre as relações de gênero, especialmente no âmbito da docência em instituições de ensino superior, definição dos objetivos, plano de análise e instrumento de produção de dados, assim como os aspectos éticos a serem adotados. O exercício de reflexividade esteve presente em todas as etapas, localizando as alunas diante do seu objeto de investigação. As entrevistas semiestruturadas em profundidade foram realizadas com três professoras nas dependências do instituto e tiveram como guia um roteiro com perguntas norteadoras. Para a produção dos dados, as alunas gravaram e transcreveram integralmente os encontros com a autorização das discentes, através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como estratégia de análise dos dados, foi escolhida a análise de conteúdo e categorias como jornada de trabalho, tempo de lazer e maternidade emergiram. Ao final do curso, foi realizado um texto escrito e uma apresentação oral dos resultados preliminares.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto a novembro de 2018.
OBJETIVO
Relatar a experiência de uma atividade prática metodológica para compreensão das relações de gênero na vida das docentes de um Instituto de Saúde Coletiva, como parte da trajetória acadêmica das mestrandas.
RESULTADOS
Através da articulação teoria-prática pode-se vivenciar o passo a passo da escolha, elaboração e descrição de uma metodologia na produção de um trabalho científico. A atividade permitiu imersão na temática das relações de gênero e aproximação das mestrandas com abordagens mais interseccionais sobre a problemática.
APRENDIZADOS E ANÁLISE CRÍTICA
Através do enfrentamento de dificuldades na execução da atividade, surgiram dúvidas que foram também a força motriz para o aprofundamento teórico, debates entre os pares e aprimoramento do espírito de cooperação necessário para o bom desenvolvimento do trabalho em grupo. Ressaltar a necessidade do caminhar conjunto entre teoria e prática é consequentemente desenvolver nos estudantes de pós-graduação o exercício da reflexividade. A “neutralidade” do investigador frente ao objeto investigado precisa ser pensada, analisada e debatida nos espaços de formação acadêmica sob o risco de se reproduzir as assimetrias de poder, as desigualdades de gênero e a estrutura do patriarcado e do racismo da nossa sociedade. As relações entre docentes e mestrandas de certo interferiu no resultado final e no relato desta experiência. A partir do momento em que as mestrandas viram na trajetória das docentes a possibilidade de projeção do seu futuro profissional, houve um sentimento de compreensão e aproximação das realidades que podem ter influenciado positivamente a categorização dos dados, maior proximidade e crescente desejo de aprofundamento na temática, sendo este relato um dos produtos desta interação entre pesquisadoras, participantes da pesquisa e problemática investigada. Abordar sobre a alta exigência do ambiente acadêmico, autocobrança, demandas domésticas e familiares na vida cotidiana das docentes, além dos desafios da maternidade durante a realização de uma pós-graduação, levou a reflexão sobre a nossa própria condição enquanto mulheres e acadêmicas. Sobre esta atividade destaca que a orientação do exercício foi realizada por dois professores do gênero masculino que acataram a temática como norteadores do exercício de investigação metodológica. Discutir as relações de gênero e suas inter-relações não é papel apenas das mulheres, essa é uma responsabilidade de todos: mulheres, homens, negros, brancos, ricos, pobres, acadêmicos, não acadêmicos. A escolha temática das relações de gênero como um exercício de investigação metodológica em instituições públicas de ensino superior reforçam a importância e o compromisso das universidades em oferecer à sociedade profissionais e acadêmicos sensíveis as iniquidades existentes e comprometidos com o fortalecimento dos direitos e das liberdades fundamentais.
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