28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-28A - GT 28 - Saúde, Currículo, Formação: Experiências, Vivências, Aprendizados e Resistência Sobre Raça, Etnia, Gênero e Seus (Des)Afetos: Atores Sociais, Práticas e Cuidados em Saúde |
29780 - ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO: O RECONHECIMENTO DE ALTERIDADE COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM CELSO RICARDO BUENO - USCS, ERIKA SOUZA GARCIA RAMOS - USCS
A educação médica tem sido alvo de grande debate há pelo menos 3 décadas. Havia uma divergência entre o que as escolas médicas formavam e o que o sistema único de saúde necessitava. Várias form as experiências, currículos integrados, metodologias ativas, integração serviço-comunidade, experiências de inserção precoce em unidades básicas de saúde, entre outras estratégias. Desde o ano de 2017 a faculdade de medicina da Bela Vista da Universidade Municipal de São Caetano do Sul propôs além do currículo integrado e metodologias ativas, um núcleo curricular chamado CORE, no qual são abordos temas considerados paralelos, como antropologia, metodologias cientificas e ensino LIBRAS. A antropologia tem permitido o desenvolvimento com os alunos da capacidade de reconhecimento do outro e portanto do desenvolvimento de empatia pelo sofrimento alheio e diferentes perspectivas de vida. Nesse contexto nasceu o projeto "Arte, educação e medicina" que visa inserir alunos no contexto das artes a fim de deixar aparecer as sensibilidades nesse processo. Como projeto piloto para elaboração de um curso de extensão desenvolvemos uma atividade com 4 encontros, na qual os estudantes mergulham em 4 formas de expressão, a primeira a leitura de um fragmentos de um texto de Carolina Maria de Jesus em Quarto de Despejo; a segunda uma ida guiada a Pinacoteca do Estado e elaboração de uma etnografia da arte; a terceira um curta metragem "Hoje não quero voltar sozinho" e a produção de fragmentos escritos sobre a temática; por fim a quarta uma oficina de expressão corporal na qual os temas de violência e opressão no contexto da saúde são encenados, numa especie de dramatização social. Os objetivos da atividade são despertar no aluno o interesse para que isso se torne uma atividade contínua e os ajude no processo de ensino-aprendizagem, especialmente naquilo que não é uma competência cognitiva e sim os campos das habilidades, atitudes e ética humana. As atividades presenciais tem uma duração em torno de duas horas e meia, além disso contamos com visitas a museus e produção de textos fora das atividades, totalizando cerca de 5 horas por semana. O projeto piloto é o esboço para a elaboração de um curso de extensão que pretende desenvolver atividades sistemáticas nesses 4 campos de expressões artísticas, com o intuito de ampliar a visão humanística do estudante de medicina.
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