29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-28D - GT 28 - Saúde, Currículo, Formação: Experiências, Vivências, Aprendizados e Resistência Sobre Raça, Etnia, Gênero e Seus (Des)Afetos: Formação e Qualificação |
31468 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: EXPERIÊNCIAS, SABERES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL KELLY BEZERRA DE OLIVEIRA - ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UFRN, ALINE CRISTINA SILVA - FACULDADE ADEMAR ROSADO - FAR, CÁSSIA VIRGINIA DE SOUZA - ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UFRN
Contextualização: As Residências multiprofissionais integram diversos profissionais das mais variadas áreas da saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para a atuação no Sistema Único de Saúde – SUS, compreendendo desse modo, os determinantes sociais, culturais e econômicos dos usuários. Os Programas de Residência multiprofissional em Saúde situam-se em uma modalidade de Pós-Graduação, latos sensu, destinado às profissões da Saúde, sobre a forma de curso de especialização. Assim, a qualificação do SUS vem implicando em um movimento amplo de mudanças no processo de trabalho em saúde, o que comporta diferentes estratégias. As Residências constituem-se entre essas estratégias importantes de ensino – serviço – comunidade, possibilitando também a formação de profissionais comprometidos com a consolidação e fortalecimento do SUS. Nesse sentido, os programas de residência multiprofissional devem visar uma formação de profissionais da saúde com capacidade de operacionalizar e se comprometer com as mudanças necessárias para a organização do cuidado e da humanização no âmbito da saúde. Os Processos de saúde – doença apresenta-se em suas dimensões individuais e coletivas, logo a Residência se orienta por um atendimento ampliado as necessidades dos usuários com uma formação integrada no eixo ensino – serviço, perpassando a inter-relação entre os diferentes núcleos de saberes das profissões. Objetivo: referenciar a experiência do Serviço Social nos programas de Residências Multiprofissional da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN, destacando os desafios e possibilidades na atuação do exercício profissional no desenvolvimento de suas atividades. Como também, discutir a importância da residência no processo de formação profissional. Metodologia e período de realização: refere-se um estudo qualitativo, fruto de sistematizações desenvolvida no decorrer das disciplinas: Seminário Temático em Serviço Social I e II em 2018, na qual direcionou-se apreender as relações de trabalho que permeiam o espaço ocupacional dos (as) Assistentes sociais nos Programas de Residências Multiprofissional em Atenção Básica e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno – Infantil a partir da produção de relatórios e o estudo de fontes bibliográficas. Resultados: Na Residência Multiprofissional o Serviço Social tem fortalecido a integralidade nos programas de Residência, e isso se expressa nas análises e intervenções que articulam a relação entre as demandas, as necessidades de saúde dos usuários e as ofertas de serviço. No âmbito da saúde, como em outro campo de atuação profissional, apresenta especificidades que necessitam de uma análise critica. Logo, apreender os determinantes que se apresentam na política de saúde e seus rebatimentos nos processos de trabalho profissional e na vida dos usuários são importantes. Ao longo desses poucos meses na residência multiprofissional, o Serviço social vem tentando construir e efetivar uma atuação em equipe, tendo em vista a interdisciplinaridade da atenção e o atendimento em saúde na região do sertão do seridó. Assim, o exercício profissional do assistente social residente tem contribuído na reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde, apontando como foco do atendimento o usuário, fortalecido a relação profissional-usuário, com escutas e acolhimentos colocando no horizonte um atendimento ampliado da população de forma interdisciplinar. Um desafio constante nos serviços de saúde para as assistentes sociais residentes dos Programas de Residência é transpor o caráter emergencial e burocrático presente em seu espaço sócio ocupacional, bem como o modelo organizacional médico centrado ainda tão presente. Aprendizado e análise critica: A Residência tem se constituído como espaço primordial de aprendizado profissional, formação e de troca de saberes. A relação com as mais diversas áreas profissionais possibilitou a ampliação de conhecimentos da realidade social, como também do cotidiano do ambiente de saúde. É interessante apontar que as Residências em Caicó apresenta seus desafios e possibilidades, a medida que apresenta-se como espaço de qualificação profissional rico em experiências e trocas de saberes, também se expressa um espaço de contradição e disputas de projetos e perspectivas no âmbito da saúde, o objetivo de cada vez mais fazer uma intervenção qualificada, dotada de caráter político e significado social vem sendo aos poucos colocadas em prática. O modelo ainda presente centrado no saber médico, e os entraves expressos na conduta de alguns profissionais delimitam e interferem ainda no fazer profissional e no fortalecimento da interprofissionalidade. No entanto, o referencial teórico – metodológico critico utilizado na formação profissional da Residência multiprofissional expressam as inúmeras estratégias e caminhos que podemos trilhar de amadurecimento, de rupturas e de luta nesses tempos de resistência e retrocessos sociais.
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