28/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO-12A - GT 12 - Cenários, Questões e Pontos de Partida |
31508 - TECENDO CAMINHOS PARA A VISIBILIDADE DA MEMÓRIA DAS MINORIAS POLÍTICAS: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE FLAVIANO PALMEIRA DOS SANTOS - ESPECIALIZAÇÃO EM MUSEUS, IDENTIDADES E COMUNIDADES -FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ), ELINILDO MARINHO DE LIMA - ESPECIALIZAÇÃO EM MUSEUS, IDENTIDADES E COMUNIDADES -FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ)
Objetiva-se realizar construção da memória da Educação Popular em Saúde no estado de Pernambuco, por meio do levantamento historiográfico, emergindo a memória das minorias políticas, visto que existe uma demanda de produção no que tange a criação de um espaço memorialístico dedicado ao tema. O estudo é produto de reflexões desenvolvidas a partir das inquietações advindas da atuação como Educador Popular do Núcleo de Educação Popular em Saúde de Pernambuco - EDPOPSUS/Fiocruz. Entendendo que a Educação Popular em Saúde em Pernambuco, desde 1995 têm se apresentado como uma potente estratégia, por se tratar de uma experiência de formação histórico crítica na perspectiva de favorecer o protagonismo de atores sociais historicamente excluídos e marginalizados dos processos decisórios de participação social e saúde pública no Brasil, os Agentes Comunitários de Saúde, os Movimentos Sociais e Lideranças Comunitárias. A proposta fundamenta-se no pensamento do educador Pernambucano Paulo Freire (Pedagogia da Esperança, Pedagogia do Oprimido). Ao acompanhar-se de perto a diversidade e singularidade desses processos formativos nas regiões agrestes, sertão, zona da mata e metropolitana de Recife, busca-se resposta a seguinte problemática: Como garantir e promover a salvaguarda e compartilhar a memória da história da Educação Popular em Saúde no estado de Pernambuco? Para responder a questão posta busca-se percorrer os caminhos e linha do tempo da Educação Popular em Saúde que foram produzidas ao logo desses anos no estado. Reforça-se que esta pesquisa compreende que o estudo sobre esta memória configura-se como um patrimônio cultural que remonta a memória da Educação Popular a partir de sua historia e seu acervo sendo esta uma construção social imbricado na ideia de representação, pertencimento e significado categorias acionadas em sua a constituição, além disso, a dilatação deste conceito suscita também a perenidade, o usufruto e a concepção de semióforo, ou seja, objeto de rememoração Pomian (1984). O estudo tem como estratégia a coleta de informação disponível sobre a Educação Popular, da análise de toda informação coletada, do mapeamento das fontes informacionais sobre o assunto, da identificação das fontes informacionais e da organização das informações colhidas. No plano metodológico, nos serviremos do modelo ampliado de análise dimensional de Bufrem (2013) focado nas dimensões epistemológica, teórica, morfológica, técnica, política e ética, desenvolvido a partir do modelo quadripolar de (Bruyne; Herman, Schoutheeete, 1977). A pesquisa se configura como exploratória, assumindo a foram de estudo de caso, de cunho documental por meio da pesquisa bibliográfica. Quanto aos meios é bibliográfica, é também documentária, uma vez que analisará jornais e documentos históricos para evidenciar o conteúdo informacional e memorialístico sobre a Educação Popular em Saúde para assim construir sua memória, nesta condução busca-se evidenciar esta memória para o seu não desaparecimento, ou seja, esquecimento contribuindo diretamente para o enfrentamento das invisibilidades projetando assim a visibilidade dessa memória social. A pesquisa aponta para a proposição da musealização e constituição de um museu comunitário ou de território que seja uma fonte de informação e memória que aponte a significativa importância da história da Educação Popular em Saúde em Pernambuco. Inicialmente os resultados percebidos são a existência de um acervo passível de ser musealizado e a ausência de um espaço museal que possa custodiar e comunicar o acervo encontrado. Acredita-se que posição aqui posta seja inicialmente suficiente para dar conta de promover a salvaguarda, pois é com ela que é possível comunicar, informar e pesquisar. Este trabalho irá se somar a outras pesquisas no campo que buscam incessantemente contribuir com a permanência e perenidade da memória.
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