Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-6A - GT 6 - Cidade, Subjetividade e Práticas em Saúde

30562 - VIDA ATIVA NA COMUNIDADE
MARIA LUCILENE RIBEIRO DAS CHAGAS - SMS, FILIPE DE SOUSA RIBEIRO - SMS, TATIELEN BATISTA FIGUEIRO - SMS


- Resumo do Projeto
- Apresentação :
Atualmente, entre os maiores problemas de saúde da população está a obesidade e os fatores de risco que este agravo ocasiona à população nas diversas faixas etárias, independente de gênero e/ou classe social. Verifica-se, portanto, nas ultimas décadas, o aumento da incidência das doenças crônicas, como: hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, entre outros agravos de saúde. Neste contexto, a prática regular de atividades físicas constitui uma das melhores formas de prevenção destas patologias, sobretudo, pelo baixo custo, praticidade de sua aplicação, além de proporcionar prazer e bem estar aos praticantes.
- Objetivos:
Promover através de oficinas de atividades físicas a conscientização do público alvo quanto a importância e os benefícios da prática de exercício físico, para o alcance da melhoria da qualidade de vida da população em geral.
- Metodologia:
São realizadas atividades aeróbias, de intensidade variável de acordo com a faixa etária do público alvo. As ações têm supervisão de profissionais da área de educação física e são desenvolvidas nos espaços de praças e centros de atenção psicossocial (CAPS). As atividades compreendem a realização de exercícios de alongamento, aeróbicos, lúdicos, relaxamento e ginástica. Nos centros de atenção psicossocial as ações do projeto são complementadas com a realização de jogos intelectuais e educativos.
- Resultados:
Os espaços públicos encontravam-se ociosos e a população não dispunha de orientação e/ou incentivo para a realização da práticas de exercícios físicos regulares. Os espaços públicos passaram a ser ocupados por significativo contingente de pessoas, das diversas faixas etárias, que através das ações do projeto, passaram a se interessar cada vez mais pela prática de atividades físicas. Assim os espaços públicos se tornaram mais atrativos à população e a gestão municipal passou a promover uma maior adaptação dos espaços para a realização das atividades físicas, compondo "academias ao ar livre". e materiais para várias modalidades nesta área.
- Conclusão:
Pela histórica ausência de projetos, no território municipal, voltadas à prática regular de atividades físicas, o que contribuiu para o aumento da incidência da obesidade e diversos outros problemas em saúde que acometem a população, sendo um fator de risco o sedentarismo. O projeto alcançou qualidade significativa para a população por incentivar o autocuidado e as mudanças de hábitos de vida.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900