29/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-6B - GT 6 - Cidade, Subjetividade e Práticas em Saúde |
31228 - O VÍNCULO ALUNO-COMUNIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE MÉDICOS PARA O SUS: A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE. PAULA FRANCINEIDE PINTO DA SILVA - UFPE, KÁTIA REJANE DE MEDEIROS - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/ FIOCRUZ-PE
INTRODUÇÃO
O curso de Medicina do Campus Agreste da UFPE fundamenta-se nos princípios do construtivismo e da aprendizagem significativa, com prioridade às metodologias ativas de ensino e aprendizagem. A organização curricular apoia-se na interdisciplinaridade, propõe a diversificação de ambientes para colocar em prática os ideais de ensino-aprendizagem e a flexibilidade suficiente para desenvolver a proatividade dos estudantes no seu aprendizado. Nessa dinâmica, destacam-se as práticas interdisciplinares de ensino, serviço e comunidade (PIESC) ofertadas aos estudantes em formato de módulos semestrais como unidades curriculares obrigatórias do curso, aplicados durante os quatro primeiros anos da graduação. Desde os momentos iniciais do curso, a proposta do módulo piesc é aproximar o aluno da vivência e realidade de uma unidade de saúde da família, conhecer seus enfrentamentos e vulnerabilidades e avançar na direção da formação de vínculos com os indivíduos, suas famílias e comunidades.
OBJETIVOS
Analisar a formação e a manutenção de vínculo do estudante de medicina com a comunidade a partir das práticas interdisciplinares de ensino, serviço e comunidade desenvolvidas no território.
METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa, que se propôs a analisar a formação e a manutenção de vínculo dos estudantes do curso de Medicina do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco com a comunidade, no período de agosto a dezembro de 2018. Para a realização deste estudo participaram quatro 4 acadêmicos de medicina e 2 docentes do módulo piesc. Utilizaram-se como instrumento de coleta a pesquisa documental (diários de campo dos estudantes) e as entrevistas (para todos os participantes). Para o tratamento dos dados qualitativos extraídos dos diários de campo dos alunos e das entrevistas foi utilizada a análise temática, uma das modalidades de análise de conteúdo de Bardin.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ao se analisar as vivências dos graduandos de medicina do campus Agreste percebeu-se que um dos aspectos contribuintes para a criação do vínculo entre profissionais, docentes, alunos e comunidade é a manutenção dos cenários de práticas. Essa constância potencializa a aproximação dos atores envolvidos e favorece a produção e intercâmbio contínuo de conhecimentos nos serviços de saúde como alicerce para o desenvolvimento e para a sustentação desses ambientes de aprendizagem. Contudo, a permanência de alguns alunos de medicina nas unidades de saúde teve pontos de ruptura provocados por alterações na disponibilidade de locais de estágio e pelo desligamento de profissionais médicos das unidades básicas de saúde do município. Essa situação exigiu a redistribuição dos estudantes, comprometendo-lhes a manutenção do vínculo com a comunidade inicialmente estabelecido.
CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS
A construção de vínculo do estudante com a comunidade representa para o curso de medicina uma das mais relevantes competências a serem desenvolvidas durante a graduação. A despeito de alguns enfrentamentos e dificuldades vivenciados pelos estudantes no tocante a manutenção de vínculo com usuários e profissionais, o módulo piesc tem contribuído sobremaneira para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à comunidade e para o compartilhamento de agendas da universidade e da gestão municipal de saúde. Percebeu-se nesta pesquisa que as visitas domiciliares, realizadas pelos estudantes junto aos agentes comunitários de saúde durante as atividades do piesc, foram o elemento disparador para a formação do vínculo. Através do diálogo e de uma postura atenciosa e acolhedora, os estudantes puderam identificar algumas demandas da comunidade e investiram nessa tecnologia relacional como dispositivo propulsor da atenção integral e de uma formação humanizada. Esta se materializa no contato dos estudantes com a realidade das pessoas, dos profissionais e dos serviços, seus enfrentamentos, permitindo-lhes vivenciar a beleza das relações estabelecidas e das práticas socialmente transformadoras.
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