Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

30/09/2019 - 15:00 - 16:30
CB-6C - GT 6 - Cidade, Subjetividade e Práticas em Saúde

30684 - BAIRRO MONTE CASTELO SAUDÁVEL, UMA POLÍTICA DE INTERSETORIALIDADE NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN.
KAROLINE ROMANA NOGUEIRA SILVA PIRES PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PARNAMIRIM, SEVERINO AZEVEDO DE OLIVEIRA JUNIOR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PARNAMIRIM, MATHEUS BARBOSA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, ROSANO TAVEIRA - PREFEITURA DE PARNAMIRIM/RN, WOLNEY FREITAS DE AZEVEDO FRANÇA - PREFEITURA DE PARNAMIRIM/RN


I - CONTEXTUALIZAÇÃO:
A saúde da população está ligada a diversas áreas e impõe respostas que requerem o envolvimento de distintos atores. Contribuindo com a complexidade da noção de qualidade de vida, a prefeitura implementa uma política pública, de um Bairro Saudável, envolvendo as Secretarias com um intuito de levar ao cidadão uma vida mais saudável com a integração intersetorial nas ações.
II - OBJETIVOS:
O Objetivo do projeto é firmar compromissos das Secretarias com o desenvolvimento de políticas públicas saudáveis, que garantam a melhoria da qualidade de vida da população no bairro de Monte Castelo em Parnamirim/RN.
III – DESCRIÇÃO E PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
A primeira etapa foi o levantamento estatísticos, analisando os indicadores no setor censitário e alguns dados para a escolha do bairro de implantação do projeto. A segunda etapa foi o levantamento de pesquisa bibliográfica no qual foi desenvolvida por meio de materiais publicadas em livros e artigos. A terceira etapa foi a construção de uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP), mostrando a intersetorialidade entre as secretarias, para evidenciar de uma forma mais clara as propostas desenvolvidas para o projeto. Cada secretaria propôs ações e atividades, ou seja, políticas públicas que contribuíssem para que a população do bairro de Monte Castelo tornasse-se mais saudáveis. Buscando sempre trabalhar a relação e inter-relação da saúde com a educação, a habilitação, o saneamento, o transporte e o lazer. O projeto foi realizado durante o ano de 2018.
IV - RESULTADOS:
Os primeiros resultados encontrados foram após um diagnóstico, que ajudou na identificação dos problemas para a melhoria no bairro, na qual estão ligadas as questões demográficas, econômicas, recursos para crescimento, ambientais, falta de transportes públicos, cobertura vacinal, diagnóstico precoce de doenças, consumo de drogas, atividade física, fatores nutricionais, prevenção de ISTs, prevenção de acidentes, saúde bucal e bem-estar mental, gravidez precoce, violências de um modo geral, notificação de todos agravos. Um dos pontos exitosos do projeto foi a intersetorialidade que ocorreu entre as diversas secretarias para a resolução dos problemas identificados e fortalecimento das potencialidades. Ficou delineada a proposta de prioridade ao projeto, através de uma estratégia de ações intersetoriais, unindo os diversos setores.
V - APRENDIZADOS E ANÁLISE CRÍTICA:
O Projeto Monte Castelo Saudável está ligado as concepções de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde. O Conceito de Qualidade de vida encontra-se num espectro de estar sob condições dignas de vida. A importância da execução as ações propostas para seu desenvolvimento e a articulação entre todas as Secretarias envolvidas no projeto, isto é, o diálogo entre as áreas sobressalta a ótica da intersetorialidade em uma lógica centrada no poder e nas decisões possibilitando uma vida melhor a população foi de fundamental para o engrandecimento do projeto Bairro Monte Castelo Saudável.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900