28/09/2019 - 15:00 - 16:30 CB-5B - GT 5 - As interfaces entre os Movimentos Sociais e o Sistema Único de Saúde: legitimidade, defesa e construção do direito à saúde-comunicação breve 2 |
31513 - APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: METODOLOGIA EDUCACIONAL PARA ENTENDER O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE JOICE FABRÍCIO DE SOUZA - ESTÁCIO/ FMJ, MARIA LETÍCIA CEZÁRIO GALDINO - ESTÁCIO/ FMJ, VANDERLÂNIA MACÊDO COELHO MARQUES - UNINTER, KEILA SOBREIRA NOGUEIRA - SMSBSF, EDYVANIA CORDEIRO SIEBRA - UNILEÃO, FELIPE COUTINHO VASCONCELOS - UFCA, SUIANE MARIA MENDES DO NASCIMENTO - ESTÁCIO/ FMJ, ANA PAULA AGOSTINHO ALENCAR - URCA, PETRUCYA FRAZÃO LIRA - FJN, ANTONIO GERMANE ALVES PINTO - URCA
INTRODUÇÃO
O Team-Based Learning (TBL) é uma metodologia ativa de aprendizagem, a qual objetiva despertar a reflexão, gerar debates e proporcionar a construção de conhecimento entre os envolvidos no processo de ensino/ aprendizagem. (ALMEIDA FILHO et al., 2018).Nessa perspectiva, compreende-se como uma excelente estratégia para desenvolver uma discussão e troca de saberes acerca do Sistema Única de Saúde, o que possibilita a sensibilização e o empoderamento do público sobre os seus direitos e deveres como cidadãos e usuários do serviço de saúde, tornando a população responsável pela construção de um sistema de saúde equânime e integral, onde todos possam ter direitos a uma assistência digna e qualificada, com suas demandas atendidas de acordo com suas necessidades.
OBJETIVO
Descrever uma experiência de utilização da Team-Based Learninig como ferramenta de disseminação do conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde.
MÉTODO
Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo, do tipo relato de experiência, vivenciado por graduandos do curso de enfermagem e medicina integrantes do projeto de extensão: “Participação e Controle Social no SUS: Empoderamento Comunitário”, vinculado a Faculdade Particular de Ensino. A partir de uma metodologia de aprendizagem colaborativa, Team-Based Learning (TBL).
A metodologia utilizada foi a aplicação da aprendizagem baseada em equipes, com uma turma de 35 estudantes do 2º ano do ensino médio do curso técnico em enfermagem de um colégio estadual profissionalizante do município de Juazeiro do Norte- Ceará, Brasil. A intervenção fora realizada no mês de maio de 2019. Sendo executada durante três momentos.
No primeiro momento houve apresentação dos integrantes do projeto de extensão á turma e explanação do objetivo principal tanto do projeto, quanto da atividade que seria desenvolvida na classe.
No segundo momento sucedeu-se uma breve explicação da metodologia que seria aplicada, o Team-Based Learning, uma vez que turma não conhecia essa estratégia educativa.
O terceiro consistiu da aplicação da metodologia de aprendizagem baseada em equipes. Foram apresentadas 12 perguntas com alternativas de “a” a “d”, que foram respondidas individualmente com base no conhecimento empírico; e depois reapresentadas para discussão nos grupos, que deveria escolher uma alternativa que os representassem; nesse momento cada grupo apresentou as placas com a alternativa escolhida em grupo. Neste momento foi realizada exposição dialogada a fim de consolidar conhecimentos e retirar dúvidas, baseada em literatura e arcabouço jurídico legal do SUS.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os participantes eram na sua maioria do sexo feminino, na faixa etária entre dezesseis e dezessete anos. O tema proposto para este encontro foi: “Conhecendo melhor o Sistema Único de Saúde”. Justifica-se essa temática, em virtude da deficiência de trabalhar o SUS nos cursos profissionalizantes.
A turma encontrava-se muito entusiasmada e participativa durante toda a atividade, evidenciou responsabilização dos alunos na aquisição do próprio conhecimento, a tomada de decisão e o trabalho colaborativo em equipe. Durante cada questão que era lançada à turma, a escolha da alternativa pelas equipes, essas questões eram corrigidas pelos integrantes e a coordenadora do projeto, sendo encorajados ao posicionamento e questionamentos antes de passar para a próxima questão, o que gerava discussões no grande grupo.
Ficou explícito na fala dos alunos a satisfação em participarem da atividade, o envolvimento desde o princípio, contribuindo dessa forma para concretização da ação educativa e fixação do conteúdo trabalhado.
Notou-se que a aplicação do TBL, estimulou os alunos no processo de aprendizagem individual, trabalho coletivo, discussões, o que oportuniza a aquisição do próprio conhecimento, interação, tomada de decisões e efetivação do trabalho colaborativo (KRUG et al., 2016)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência permitiu evidenciar que o TBL em equipes é uma estratégia educacional apropriada para turmas grandes, oportunizando o debate e tomada de decisões em equipes. Sendo aplicada com êxito em turmas de adolescentes para discutir políticas públicas em saúde.
Observou-se que o conjunto de tarefas e atividades tornaram o estudante responsável pela aquisição do seu próprio conhecimento e promovendo a metacognição e diversas competências, como o raciocínio crítico, a tomada de decisão, o debate e o trabalho efetivo e colaborativo em equipe, como resultado previsto para aplicação desta metodologia. Percebeu a importância da aplicação dessa metodologia ativa no processo ensino/aprendizagem, uma vez que estima ativamente o aluno na obtenção do próprio conhecimento e trabalho satisfatório em equipe.
O que chama atenção discutido em sala e o vivido no cotidiano da sua comunidade. Considerando o tema proposto acredita-se influenciar na formação critica reflexiva para uma atitude cidadã, relacionada aos direitos e deveres do SUS.
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