Clique para visualizar os Anais!



Certificados disponíveis. Clique para acessar a área de impressão!

Associe-se aqui!

Grupos Temáticos

28/09/2019 - 13:30 - 15:00
EO/CB -17A - GT 17 - Iniquidades em Saúde: Determinantes ou Determinação Social

29902 - DEMOGRAFIA E DETERMINANTES/CONDICIONANTES UTILIZADOS NO PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
ANDRÉ LUIS ALVES DE QUEVEDO - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), RENATA VARELA - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), CRISTIANE FISCHER - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), CAMILA GUARANHA - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), MARINA DO AMARAL SCHENKEL - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), KAREN CHISINI COUTINHO - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), CARLA CRISTINA SANTOS DOS SANTOS - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), BEATRIZ DE ARRUDA PEREIRA GALVÃO - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), LIDIA NICOLE DOS SANTOS TEN CATE - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS), MARTA ARAUJO GRECELLÉ - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL (SES/RS)


Contextualização: Os determinantes sociais da saúde referem-se às formas como as comunidades vivem, se desenvolvem, e os fatores que impactam na sua saúde. Junto com os dados demográficos trazem um panorama das populações e dos territórios. Estas informações são imprescindíveis e devem compor o Planejamento Regional Integrado (PRI) que está sendo elaborado no Estado do Rio Grande do Sul (RS) e que foi pactuado através da Resolução No 188 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), de 15 de junho de 2018.

Descrição: Para subsidiar a construção da análise situacional para o PRI, foi desenvolvido um Painel específico do PRI no portal Business Intelligence (BI) da SES/RS. O Painel PRI é composto de seis abas, a saber: apresentação do PRI, Demografia/Determinantes e Condicionantes, Morbimortalidade, Estrutura do Sistema, RAS e Financiamento. Nesse trabalho focaremos na construção da aba de Demografia/Determinantes e Condicionantes.

Período de realização: O período de realização foi de julho a novembro de 2018.

Objetivo: Relatar a experiência da construção de uma aba de Demografia/Determinantes e Condicionantes no Painel BI para o apoio do processo de Planejamento Regional Integrado da Saúde no Estado do Rio Grande do Sul (SES/RS).

Resultados: Inicialmente foi realizada uma análise das informações contidas no Plano Estadual de Saúde (PES) 2016-2019 do RS, a fim de definir uma primeira matriz de indicadores elegíveis para compor a aba de Demografia/Determinantes e Condicionantes. Em um segundo momento, foram realizadas reuniões com os técnicos dos diferentes departamentos e políticas da SES/RS a fim de validar a escolha dos indicadores selecionados, bem como a inclusão e/ou a exclusão de outras informações em saúde para a construção da aba. As informações selecionadas nessa segunda etapa tiveram como critério ter as informações em bases de dados automatizadas e por Região de Saúde. Salienta-se que a maioria das informações utilizadas foram advindas dos censos demográficos, via DATASUS. Num terceiro momento, foram realizadas reuniões com trabalhadores com expertise na área dos indicadores que iriam compor o painel, a fim de estabelecer anos e categorias das informações. Na sequência foi realizado o desenho gráfico da aba, bem como a validação e ajustes com esses atores. Concomitantemente, um grupo técnico da área de planejamento construiu um instrutivo com as fichas de qualificação dos indicadores e com sugestões de análises dos dados. O instrutivo foi revisado e validado pelas áreas técnicas da SES/RS. Por fim, foi realizada uma apresentação da aba do Painel PRI em duas regiões de saúde, afim de considerar as necessidades dos gestores de saúde municipais e dos trabalhadores regionais de saúde que iriam utilizar o painel e a aba construída. As informações finais que compõem os dados demográficos, após essas etapas foram: Distribuição da população por faixa etária e sexo, 1991, 2000, 2010 e 2017; Coeficiente Geral de Natalidade 2013-2017; Proporção de idosos na população, 1991, 2000, 2010 e 2017. Já em relação aos Determinantes e Condicionantes, foram selecionados os seguintes indicadores: Renda média domiciliar per capita 1991, 2000 e 2010 (e por raça/cor); Proporção de pessoas com baixa renda, < 1/2 salário mínimo, 1991, 2000 e 2010 (e por raça/cor); Taxa de desemprego (%), RS, 1991, 2000 e 2010 (e por raça/cor); Taxa de trabalho infantil, 1991, 2000 e 2010 (e por raça/cor), Taxa de Analfabetismo (%), RS, Brasil, 1991, 2000 e 2010; Taxa de Analfabetismo (%), RS, 1991, 2000 e 2010 (filtrado pelas categorias: faixa etária, cor/raça, sexo e urbano/rural); Níveis de escolaridade na população de 15 anos ou mais, 1991, 2000 e 2010; Percentual de cobertura vacinal por imunobiológico selecionado, 2013-2017; Disposição inadequada de esgotos domésticos, 1991, 2000 e 2010; Cobertura de Coleta de Lixo, 1991, 2000 e 2010; e, Cobertura de Abastecimento de Água para consumo com desinfecção, 2014-2017. As informações ainda podem ser filtradas por macrorregião de saúde e Região de Saúde, a fim de contemplar as especificidades regionais dos territórios.

Aprendizados e análise crítica: Com a aba de Demografia/Determinantes e Condicionantes concluída, os próximos passos são: a entrega das últimas abas do Painel PRI (de Estrutura do Sistema e Redes de Atenção) para a conclusão da análise situacional; bem como a definição das necessidades regionais e prioridades regionais por Região de Saúde para a construção dos sete planos macrorregionais de saúde. Todo o processo de construção do painel PRI, além de servir para a análise situacional do território, e definição de prioridades regionais e macrorregionais, irá embasar a análise do próximo Plano Estadual de Saúde 2020-2023, de forma ascendente, buscando em última análise diminuir as desigualdades em saúde e consequentemente evitar as iniquidades em saúde no território gaúcho.

local do evento

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Campus Central

A Universidade Federal da Paraíba é reconhecida pela sua excelência no ensino e em pesquisas tecnológicas e, atualmente, encontra-se entre as melhores Universidades da América Latina.

Campus I - Lot. Cidade Universitaria, João Pessoa - PB, 58051-900