29/09/2019 - 13:30 - 15:00 EO/CB-17C - GT 17 - Atenção Primaria em Saúde: Desafios para a Promoção da Equidade 1 |
31128 - SATISFAÇÃO DO USUÁRIO ACERCA DA ATUAÇÃO FISIOTERÁPICA NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA JONAS LOIOLA GONÇALVES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, VANDERSON DE ARAÚJO SILVA - FACULDADE DE ENSINO E CULTURA DO CEARÁ, RAFAELE TEIXEIRA BORGES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, ELISMAR CARNEIRO ALVES DE SÁ DA COSTA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, ZÉLIA MARIA DE SOUSA ARAÚJO SANTOS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
INTRODUÇÃO: A saúde no Brasil vem enfrentando grandes mudanças frente as questões políticas, econômicas e sociais. O SUS tem como objetivo tornar a saúde mais acessível à população, acompanhando a tendência das novas políticas públicas de investimento, assegurando um espaço nos diferentes níveis de atenção. Desde a implantação diversas propostas e estratégias têm sido adotadas visando a atender às necessidades de saúde da população. A mudança no modelo assistencial é a Estratégia Saúde da Família (ESF) centrada nas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde de forma integral e contínua, propondo uma reorganização do sistema de saúde. OBJETIVO: Apreender as satisfações dos usuários acerca da atuação do fisioterapeuta no Núcleo de Apoio à Saúde da Família do município de Baturité – Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, com dez usuários do Núcleo de Apoio à Saúde da Família atendidos por Fisioterapeutas. Foi desenvolvido no município de Baturité –CE, município do interior do Estado do Ceará, no período de agosto a outubro de 2018. Os participantes do estudo foram incluídos mediante: Cadastro ativo na unidade de saúde; maior de 18 anos de idade, independente de raça, gênero ou condições socioeconômicas. Os usuários com alterações na cognição não foram incluídos no estudo. O instrumento de coleta de dados deteve-se a um roteiro de entrevista semiestruturada, aplicada em um espaço tranquilo e calmo de forma reservada, na qual foram gravadas e transcritas na integra para a manutenção fidedigna dos resultados. Os materiais qualitativos foram analisados à luz da análise do discurso de Minayo, divididos em três momentos: Pré-análise; exploração do material e o tratamento dos resultados obtidos e interpretação, com posterior apresentação nas seguintes temáticas: Acolhimento fisioterapêutico; comunicação profissional e usuário e ambiente de atendimento da Fisioterapia. A presente pesquisa seguiu as normas éticas da Resolução nº466/2012 aprovada sob parecer de nº 2.855.128. RESULTADOS: O “acolhimento Fisioterapêutico” retrata uma grande estratégia frente os vínculos terapêuticos, e os usuários destacaram que são bem acolhidos e que os profissionais desempenhavam com zelo e uma acolhida humana, tornando o ambiente prazeroso ao usuário. “Olha até agora eu tô ficando satisfeito né, desde a avaliação não tenho nada a me queixar não, venho sentindo que o resultado está satisfatório, elas escutam muito a gente” (Usuário 01). “É bom demais meu fi (filho), cheguei de cadeira de rodas e hoje estou andando, as meninas aqui atende a gente muito bem, isso aqui é ótimo” (Usuário 05). A temática “Comunicação profissional e usuário” compreende na visão dos usuários uma satisfação frente a comunicação do fisioterapeuta, tornando os atendimentos mais humanos e mais prazeroso, estes que muitas vezes são cansativos, cenário que reafirma o quanto é importante o diálogo na assistência. Vimos também a responsabilidade com que as profissionais tratam os usuários, sempre respeitando todos com ética. “É uma comunicação boa profissionalmente, existe um controle, cada sessão é controlada, a gente é bem orientado, uma comunicação entre profissional que eu não tenho nada a reclamar não” (Usuário 01). “Elas se comunicam com a gente bem viu, profissional mesmo, quando cheguei pela primeira vez meu fi (filho), ela (fisioterapeuta) ali conversou comigo, eu não estava andando já sai do carro andando de muleta, primeira vez que eu vim para cá né, só com a conversa delas me deu forças e eu já sai do carro andando de muletas” (Usuário 08). A temática “ambiente do atendimento da Fisioterapia” destaca a satisfação com o ambiente, emergindo divergências frente a climatização do ambiente: “As acomodações são boas, não tenho nada a dizer contra não, talvez mesmo com ventiladores, tirando isso o restante é tranquilo, de qualquer forma a gente ver que a satisfação de quem participa é satisfatório (Usuário 01). “É confortável, os equipamentos são bons, só que é um pouco quente” (Usuário 02). “Então, ele é um lugar limpo, mas ele poderia ser maior e mais bem ventilado, porque é muito quente” (Usuário 10). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo destaca a satisfação do usuário frente o serviço de Fisioterapia, com uma compreensão sobre a importância do acolhimento, comunicação e a estrutura física do ambiente. Verifica-se que a satisfação do usuário fomenta transformações para a qualidade do serviço, compreendendo todos os equipamentos do estabelecimento de Saúde. Compreende-se também que à comunicação do profissional com o usuário e o desempenho destes no serviço são itens valorizados, ressaltando a importância da empatia frente o processo de recuperação de saúde.
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