Comunicação Oral

01/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO9.1 - Racismo, PNSIPN e diferentes espaços de formação

48213 - A GESTÃO DE POLÍTICAS DE SAÚDE COMO CENÁRIO DE PRÁTICA PARA FORMAÇÃO MÉDICA
JOÉ LUÍS PAIVA DE MENDONÇA FERREIRA - SESA, MARIA DO SOCORRO DE SOUSA - SESA, KILVIA PAULA SOARES MACEDO - SESA, MARIA DO CARMO AIRES RIBEIRO - SESA, SILVIA MARIA NEGREIROS BOMFIM SILVA - SESA


Contextualização
A Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde – SEAPS, área estratégica da estrutura organizacional da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará -SESA, têm como principais atribuições: articulação e integração das ações e serviços de saúde, formulação de Políticas de Saúde, estabelecimento de diretrizes para o fortalecimento do Sistema de Saúde do Estado e melhoria das práticas em serviço. Esta área abriu as portas no início do ano de 2023 e oportunizou sua estrutura para receber alunos de medicina que estão no último ciclo do curso de graduação, livre de disciplinas acadêmicas, os estudantes desenvolvem um mês de atividades nesta secretaria executiva. Essa atividade faz parte de uma das vivências do internato em saúde coletiva do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Descrição
Os estudantes desempenham atividades ligadas à gestão, incentivando o conhecimento acerca das políticas vigentes do SUS no âmbito local. As atividades partem da problematização das práticas realizadas, com base nos problemas da realidade e na construção coletiva de soluções, tendo como foco as necessidades da população, com vistas à aprendizagem significativa e orientando-se para a melhoria dos serviços de saúde. Desta forma, vivenciando um dos três pilares fundamentais que constituem o campo da Saúde Coletiva como sendo, as Ciências Humanas e Sociais em Saúde, Epidemiologia e a grande área de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde que ocupam importante papel na formulação e implementação de políticas de saúde.

Período de Realização
Janeiro a Junho de 2023


Objetivos
A iniciativa representa um marco na construção e troca de saberes sistematizados entre serviço e instituição de ensino, visando contribuir com a formação dos futuros médicos para que estes compreendam a complexidade da Rede de Atenção à Saúde, a organização das políticas de saúde e seus desdobramentos no âmbito estadual e diretrizes no processo de organização dos serviços de saúde no Ceará. Durante a vivência os estudantes puderam vivenciar e participar de diversas ações de implementação das políticas, sendo inseridos no universo das políticas estaduais de educação permanente em saúde, atenção primária, saúde mental, assistência farmacêutica, promoção da saúde e na formulação e desenvolvimento de demais políticas de acordo com as necessidades locais.


Resultados
Na área de educação permanente e pesquisa os estudantes tiveram como principais atividades, conhecer a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde - PEEPS e demais instrumentos da política, analisar o processo de integração ensino-serviço-comunidade e compreender todo o processo de realização de pesquisas e como acessar os dados e indicadores do SUS Ceará; Na área de gestão do cuidado, vivenciaram a elaboração dos instrumentos de gestão e instrumentos técnicos, como linha de cuidado e protocolos; Na coordenadoria de saúde mental foi discutido o percurso teórico em saúde mental, abordando desde conceitos e legislação até as práticas vigentes na SESA; Na assistência farmacêutica foi visto como está estruturada e organizada a Assistência Farmacêutica no SUS e seus principais componente e programas.


Aprendizados
Considerando um dos principais compromissos da atual gestão de fortalecer a porta de entrada no SUS Ceará, os estudantes desenvolveram atividades na coordenadoria responsável pela coordenação da atenção primária no Estado, tendo como objetivos: Compreender o papel da Atenção Primária à Saúde no SUS, Conhecer as Políticas, Estratégias e Programas da APS no Brasil e as interfaces com a prática médica e conhecer os usos e funcionalidades do Sistema de Informação da Atenção Básica – SISAB. As ações realizadas foram previamente planejadas com o corpo técnico da secretaria executiva, que é formada por profissionais de várias categorias profissionais e alinhadas com a responsável pela coordenação do internato, buscou-se desenvolver atividades que reforcem a atuação crítica e reflexiva dos estudantes.

Análise Crítica
Percebeu-se que existe uma lacuna na formação, os estudantes da área médica relatam limitações de conhecimento sobre políticas de saúde, planejamento e demais ferramentas da gestão, sendo possível identificar que os cenário de práticas na gestão são limitados, dessa forma sendo pouco explorados.
Cabe destacar, que para além da disponibilidade de vagas em cursos e a qualidade do ensino, um ponto importante da formação de profissionais é o grau de compatibilidade dos currículos das profissões de saúde com as demandas práticas do sistema de saúde.