Comunicação Oral

01/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO10.1 - Os diálogos da Análise Institucional sobre a Atenção Primária à Saúde

46337 - O ENSINO SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS PARA RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA SOB ÓTICA DOS ENCONTROS SOCIOCLINICOS
TATIANE JARDIM COSTA - UFF, LUCIA CARDOSO MOURÃO - UFF, ANA CLEMENTINA VIEIRA DE ALMEIDA - UFF, ISABEL CRISTINA DE MOURA LEITE - UFF, DANIELA VOGEL DE SOUZA - UFF


Apresentação/Introdução
Introdução: Esta pesquisa é o resultado de uma dissertação de mestrado que se encontra em fase de conclusão e aborda o processo de formação dos residentes multiprofissionais em atenção básica sobre o ensino prático de cuidados paliativos. Os cuidados paliativos destinam uma amplitude de ações voltadas à pessoa na finitude da vida, envolvendo seus familiares e sua rede social, com o intuito de ofertar uma assistência de cuidados voltadas para o enfrentamento da mortalidade proveniente de uma doença crônica não transmissível para a pessoa que sofre, estendendo aos seus familiares e sua rede de apoio. Pretendeu-se com este estudo abordar as características da socioclinica institucional promovendo encontros com a participação da equipe que atua em uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família na região serrana do Estado do Rio de Janeiro a produzir dados que estimulem a formação destes profissionais, protagonizando tal papel, já que estão em ampla formação profissional diante do processo de ensino-aprendizagem no campo de pratica. Tis profissionais são enfermeiro, nutricionista e a psicologia, profissões distintas, mas que se complementam ao ofertar um atendimento multiprofissional porem individualizado.

Objetivos
Objetivos: compreender a abordagem de cuidados paliativos na atenção básica visando desenvolver métodos de ensino para a formação dos residentes multiprofissionais da atenção básica.

Metodologia
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa intervenção com abordagem qualitativa, tomando como referencial teórico metodológico a Análise Institucional na modalidade socioclínica institucional das práticas profissionais. A analise Institucional abrange a coletividade para a produção de dados e visa os movimentos instituintes para que a instituição não sofra uma autodissolução, sendo esta instituição o ensino para os residentes. O cenário de estudo foi em uma Unidade Básica de Saúde da Família da região serrana do estado do Rio de Janeiro onde a pesquisadora atua como enfermeira e preceptora dos residentes. Para a produção dos dados, foram realizados dois encontros socioclínicos com a presença da equipe técnica que atua no local, um total de 17 pessoas entre elas estavam a enfermeira, técnica de enfermagem, os agentes comunitários de saúde, a coordenadora do programa de residência multiprofissional na atenção básica, a gerente da unidade básica de saúde, os residentes de psicologia, nutrição e enfermagem, a equipe do Núcleo de Apoio a Atenção Básica compostos pela nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutica. A produção de dados teve início em 26 de agosto de 2022, logo após a aprovação do estudo pelo comitê de ética, em 24 de junho de 2022 com o parecer nº 5.489.033.

Resultados e discussão
Os resultados do debate coletivo proposto nos encontros socioclínicos proporcionou aos participantes uma aproximação sobre o tema e, também sobre o referencial teórico metodológico e a construção dos produtos educativos para a transformação no processo educativo dos residentes. Os produtos levantados pelos participantes foi a divulgação da residência multiprofissional em atenção básica nas redes sociais da unidade de saúde da família devido sua força em atingir várias pessoas em diversos momentos e locais, explicando o que é a residência, quem são os profissionais que atuam, divulgar seus momentos de trabalho com a equipe e comunidade. Um outro produto foi uma oficina para os residentes multiprofissionais sobre os conceitos iniciais dos cuidados paliativos aplicando a metodologias ativa da problematização Arco de Maguerez, trabalhando a partir da realidade nas suas unidades de saúde e, ao final deste curso os mesmos levariam essas informações para suas equipes, mantendo os encontros socioclínicos através de suas reuniões, trabalhando com o coletivo, criando e fortalecendo o projeto terapêutico singular, aperfeiçoando o multiprofissionalismo em prol do ensino e do cuidado

Conclusões/Considerações finais
Considerações finais/Conclusão: A análise dos debates dos participantes evidenciou a sua compreensão da importância dessa temática, mostrando que esses cuidados acontecem, em alguma medida nas redes de ESF, mas que é preciso aprofundar os estudos para conseguir êxito na mudança das suas práticas do cotidiano dos serviços de saúde, focando no trabalho da coletividade, os encontros socioclínicos desencadearam oportunidades de reflexão sobre o que foi dito e o não dito. As implicações dos sujeitos participantes evidenciaram que a temática é muito rica e ampla o que objetiva a necessidade de estender o estudo para vários profissionais da área da saúde, estudantes e familiares. A metodologia embasada nos conceitos da Análise Institucional proporcionou a compreensão das contradições institucionais em que estamos envolvidos como profissionais e cidadãos, através da análise de nossas implicações.