Comunicação Oral

01/11/2023 - 13:10 - 14:40
CO13.1 - Trajetórias de curricularizações

47286 - “APRENDER JUNTOS PARA TRABALHAR JUNTOS” - RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO PET SAÚDE RECIFE/UFPE
FÚLVIA NICOLLY DE OLIVEIRA BEZERRA - UFPE, ANDERSON GOMES ALVES DA SILVA - UFPE, CAIQUE TAVARES DA SILVA - UFPE, ECLESIASTES GEAN DA SILVA - UFPE, JORGE FELIPE DE SANTANA - UFPE, JÚLIA RODRIGUES DORNELAS - UFPE, JULIANA RENATA DA SILVA FERREIRA - UFPE, LARYSSA RAMOS LEITE DE OLIVEIRA - UFPE, MARIA RAQUEL DE SOUZA QUEIROZ - UFPE, REGINA PEREIRA ALVES - UFPE, SAMARA RAYELLI ALEXANDRE BARBOSA - UFPE, ÚRSULA MARIA DE ARAÚJO SILVA GUSMÃO - UFPE, REJANE PEREIRA NEVES - UFPE, MARIALICE ARAÚJO SOARES DE BARROS - UFPE, ANA LÚCIA MARINHO MARQUES - UFPE


Contextualização
Considerado um dispositivo que articula ensino, pesquisa, extensão universitária e participação social, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) visa, através da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorar o conhecimento de profissionais, discentes e docentes dos cursos de graduação em saúde.


Descrição
A experiência aqui relatada se insere no contexto das atividades propostas para a 10ª edição do PET-Saúde, financiado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido em parceria entre a Secretaria de de Saúde do Recife (SESAU- Recife) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto está ancorado na compreensão e atuação interprofissional e tem como objetivo geral desenvolver uma intervenção participativa, interprofissional e colaborativa, contextualizada nos domínios da promoção da saúde, assistência, gestão, reabilitação e formação para o SUS, diante da demanda reprimida na assistência a saúde e dos desafios emergentes a partir da pandemia da Covid-19. Conta com a participação de estudantes, docentes e profissionais de assistência e gestão em saúde, divididos em 5 Grupos de Aprendizagem Tutorial (GAT).


Período de Realização
Em andamento, com início em agosto de 2022 e previsão de término em julho de 2023.


Objetivos
Este trabalho objetiva apresentar especificamente o relato e a análise crítica das ações já desenvolvidas pelo GAT-4, composto por 2 docentes/tutoras, 2 profissionais/preceptoras e 11 estudantes dos cursos de Biomedicina, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional da UFPE.


Resultados
Na organização do processo de trabalho do GAT, delineado em um pacto de trabalho construído coletivamente, estabeleceu-se que a carga horária semanal seria dividida entre trabalho de campo, estudos dirigidos e autodirigidos, reuniões quinzenais para aprofundamento teórico, planejamento e avaliação crítico-reflexiva sobre as atividades realizadas. Com relação ao trabalho de campo, a primeira ação desenvolvida pelo PET foi um diagnóstico situacional, envolvendo serviços e equipes de Atenção Primária em Saúde de dois distritos de saúde do Recife, bem como a rede de serviços-escola e os cursos de graduação em saúde da UFPE. O objetivo era o mapeamento das necessidades, desafios e fortalezas para a integração ensino-serviço-comunidade. Para o diagnóstico, foi elaborado coletivamente um instrumento, com participação de estudantes, tutores, preceptores e profissionais da assistência e gestão distrital e municipal. Os participantes, divididos em duplas e trios, realizaram a coleta de dados por meio de entrevistas com profissionais das equipes de saúde da família utilizando-se do instrumento elaborado. Dessa forma, foi possível uma observação detalhada e empática das experiências relatadas pelos profissionais de saúde e aprofundamento da compreensão sobre as demandas reais enfrentadas pelas equipes de saúde. Na sequência, os grupos tutoriais se dividiram para a etapa de análise dos dados coletados, resultando em um material que foi apresentado para a gestão do município e coordenadores dos cursos da UFPE, em uma oficina de planejamento de ações a serem desenvolvidas a partir das principais demandas e necessidades identificadas. Em seguida, foram discutidas as ações elencadas e priorizadas pelos GATs, e que estão em curso no presente momento.


Aprendizados
O projeto ainda está em andamento, mas a análise da experiência vivenciada até aqui nos permite refletir sobre alguns aprendizados oportunizados para todos os participantes do GAT: a reflexão sobre as condições de trabalho dos profissionais no SUS, necessidades de apoio/suporte e educação permanente; a importância das trocas profissionais para o trabalho em equipe; a aquisição de conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de pesquisas em saúde; o desenvolvimento de competências gerais e específicas para o trabalho interprofissional, com destaque para a comunicação e a colaboração; a compreensão de que a produção de conhecimento em saúde deve se dar na articulação entre prática e teoria; a importância do aprendizado a partir das realidades cotidianas e concretas e a necessária sustentação de cenários formativos que estimulem a reflexão crítica, a criatividade e a construção coletiva de saberes.


Análise Crítica
No desenvolvimento do projeto, buscou-se a horizontalização das relações entre tutoras, preceptoras e estudantes, objetivando-se que os processos de reflexão, planejamento, execução e avaliação das atividades realizadas pudessem se constituir enquanto momentos de trocas, diálogo e aprendizagem para todos os envolvidos. As trocas e sinergias entre os diferentes saberes profissionais e os exercícios de “aprender sobre os outros, com os outros e entre si” e “aprender juntos, para trabalhar juntos” também foram estimulados, como forma de potencializar as ações em curso e desenvolver, junto aos estudantes, competências para a prática colaborativa e para o trabalho interprofissional.