01/11/2023 - 13:10 - 14:40 CO13.1 - Trajetórias de curricularizações |
47916 - CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A PERSPECTIVA DE EGRESSOS DO PROJETO VER-SUS JULIANA OLIVEIRA MOTA - UECE, ANA SUELEN PEDROZA CAVALCANTE - UECE, ANA VITORIA LIMA DE MOURA - UECE, THAIS NASCIMENTO DA SILVA - UECE, MARIA EDUARDA OLIVEIRA PESSOA - UECE, MARIA ROCINEIDA FERREIRA DA SILVA - UECE
Apresentação/Introdução As novas demandas advindas do sistema de saúde requerem profissionais capacitados para enfrentar necessidades reais do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, as Universidades assumem um papel fundamental na formação desses profissionais. Dentre as responsabilidades detêm o incentivo na criação de espaços que promovam a integração ensino-serviço-comunidade, sob a lógica da Educação Interprofissional (EIP). A EIP consiste no aprendizado de dois ou mais cursos diferentes, que vão estudar entre si e sobre si, desenvolvendo competências para o trabalho em equipe. Uma das principais estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE-2018), na formação de profissionais mais responsáveis com o campo político e social, compreende-se que no mínimo 10% (dez por cento) das atividades curriculares devem ser destinadas à atuação em projetos de extensão universitária, somando-se a carga horária curricular dos estudantes de graduação. Portanto, a inclusão de universitários em atividades de extensão é intitulada como curricularização da extensão.
Objetivos Desse modo, o objetivo do presente estudo é descrever as narrativas dos egressos do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) sobre a relevância da curricularização da extensão universitária para a educação interprofissional.
Metodologia Trata-se de um estudo de campo do tipo exploratório descritivo, baseado na narrativa dos egressos do projeto VER-SUS a respeito da curricularização da extensão universitária e seus impactos na formação de profissionais de saúde, dentro dos princípios da Educação Interprofissional. O estudo foi realizado a partir da fala dos egressos durante as entrevistas gravadas pela plataforma online Google Meet, realizadas no período de 2021 a 2023 com a participação de 43 profissionais de diferentes categorias da área da saúde de 22 estados do país.
Resultados e discussão Os participantes deste estudo relataram a importância de fomentar investimentos para a efetivação da extensão universitária, tendo em vista a garantia de mudanças na formação de estudantes e docentes, de tal maneira a proporcionar os encontros entre estudantes de diferentes cursos na realidade do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, salienta-se que a curricularização da extensão deve ser fortalecida para que haja, desde o início da formação dos estudantes nos cursos de graduação, a efetivação do cuidado centrado no usuário, a fim de garantir a qualidade nos serviços de saúde. A extensão universitária é considerada como uma possibilidade oportuna de aproximar os estudantes da realidade em que estão inseridos, instigando a serem sujeitos críticos e protagonistas no processo de formação e na prática profissional. Dessa forma, o contato com os usuários vivenciado através de experiências na extensão favorece o aperfeiçoamento dos conhecimentos dos discentes a partir do saber popular. O VER-SUS aproximou estudantes entre si e com a própria população, se constituindo como atividades de extensão. Evidencia-se também que um dos principais entraves presentes no âmbito da curricularização da extensão se deve ao financiamento. Além disso, outro desafio encontrado têm sido a falta de estratégias para fortalecer o tripé universitário dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), embora seja preconizada pela Política Nacional de Extensão a institucionalização da extensão das universidades. Portanto, propõe-se que sejam lançados editais com o financiamento de extensão, de modo a assegurar a continuidade dos projetos propostos, viabilizando ações que beneficiam os usuários, além de promover estratégias para o fortalecimento desse pilar universitário, conforme os princípios de democratização do conhecimento, participação em movimentos sociais, atendimento às necessidades da população, entre outros meios. Ademais, sugere-se que tais projetos de extensão e as devidas ações extensionistas estejam incorporados a outros grupos de estudo e pesquisa.
Conclusões/Considerações finais Dessa forma, é notória a contribuição da extensão universitária para a formação acadêmica dos discentes ao produzir conhecimento a partir das vivências, observando a possibilidade de início de novos processos e projetos, como o VER-SUS. A extensão se mostrou como um dispositivo fundamental para o desenvolvimento acadêmico dos egressos do Projeto, possibilitando um diálogo mais realista entre a prática e teoria, tornando o discente protagonista no processo de aprendizado e o estimulando a colocar o usuário como centro da atenção à saúde. Nesse sentido, acredita-se que a curricularização da extensão pode também fortalecer a educação interprofissional e a integração entre a universidade, serviços e comunidade.
|