47633 - MULHERES EM AÇÃO: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - IAM/FIOCRUZ, ELAINE RUFINO BARBOSA DA SILVA - IAM/FIOCRUZ, SHIRLEY EMANUELY PONTES DE SOUZA - IMIP, JOSÉ DE SIQUEIRA GONÇALVES JÚNIOR - UFPE
Contextualização A violência contra mulher se encontra como um dos principais problemas sociais e de saúde pública da atualidade, sendo resultado das relações de desigualdade de gênero. Logo, faz-se necessário a construção de processos de educação em saúde, visando o empoderamento feminino e, consequentemente, fortalecendo o combate à violência contra mulher.
Descrição A experiência foi desenvolvida no território adscrito de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Vitória de Santo Antão - PE. Os profissionais de saúde do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de referência da ESF identificaram, durante o processo de trabalho, que diversas mulheres do território estavam passando por vivências semelhantes, como situações de violência contra mulher. Neste cenário, no ano de 2018, foi criado, em articulação das equipes da ESF e do NASF-AB, o grupo intitulado de “Mulheres em Ação”, com o objetivo de construir uma rede de apoio entre as usuárias do território, permanecendo ativo até o presente momento. Os encontros do grupo são realizados quinzenalmente, sendo conduzido por equipe multiprofissional e formado por, aproximadamente, 20 mulheres de diferentes faixas etárias. Durante os encontros são desenvolvidas diversas atividades com o objetivo de debater questões referentes às desigualdades de gênero e violência contra mulher, dentre as atividades, destacam-se, por exemplo, as seguintes dinâmicas: Jogo das Profissões, com o objetivo de debater as desigualdades de gênero e a Roleta dos Sentimentos, com o objetivo de trabalhar as emoções das mulheres, por meio de suas próprias vivências. No Jogo das Profissões foi solicitado que as mulheres desenhassem uma “pessoa” e escolhessem o seu nome, essa “pessoa” representaria determinada profissão, como: piloto de avião, jogador de futebol, enfermeiro, médico, entre outras. Posteriormente, foi debatido o motivo de determinadas profissões estarem relacionadas a questões de gênero. Na dinâmica da Roleta dos Sentimentos, foi construída uma roleta com os seguintes sentimentos: amor, alegria, gratidão, medo, raiva e tristeza. Cada participante girava a roleta e falava uma vivência que representasse o sentimento onde a roleta parou, sendo relatada diferentes situações relacionadas a problemas sociais específicos das mulheres. Ao final, foi aberto o debate sobre a importância de falar sobre as emoções, sendo identificada como estratégia para o empoderamento feminino. Ambas as atividades se encontram como dispositivos de educação em saúde potentes, no entanto, para além dessas, quinzenalmente são desenvolvidas outras atividades com o objetivo de enfrentar as desigualdades de gênero e fortalecer o vínculo entre as mulheres e os profissionais de saúde, sendo, por vezes, as atividades sugeridas pelas próprias integrantes do grupo, como: piquenique na praça, ida ao cinema e oficinas de artesanato.
Período de Realização O grupo foi criado no ano de 2018, sendo realizadas atividades até o presente momento. No entanto, este relato de experiência retrata as atividades realizadas durante os anos de 2019 a 2021.
Objetivos Relatar a experiência da estratégia de educação em saúde, no âmbito da Atenção Básica, voltada para o combate à violência contra mulher.
Resultados Por meio da troca de experiências e vivências, diversas mulheres relataram que sofreram violência em algum momento da vida e que, muitas vezes, não reconheciam determinados atos como violência contra a mulher. Nessa perspectiva, o grupo se encontra com um potente dispositivo de empoderamento das mulheres, construindo coletivamente estratégias de combate à violência. Além disso, o grupo proporciona o fortalecimento do vínculo entre os profissionais de saúde e as usuárias, sendo essencial para a identificação das violências e, consequentemente, proporcionando uma melhor qualidade de vida e saúde para as mulheres. Por fim, destaca-se também a importância da Atenção Básica como espaço de construção de atividades de educação em saúde com a população.
Aprendizados A experiência apontou que o Sistema Único de Saúde (SUS) apresenta dispositivos potentes para o combate a violência contra mulher, como os serviços da Atenção Básica, onde a educação em saúde se encontra como estratégia fundamental para a identificação e enfrentamento das iniquidades de gênero persistentes na sociedade.
Análise Crítica As relações humanas, por meio da troca de experiências e vivências, podem contribuir para o processo de cuidado em saúde da população feminina. Nessa perspectiva, a experiência apontou a importância da Atenção Básica como espaço potente para a construção e troca de vivências entre as mulheres.
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