Outras Linguagens

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
OL3 - Potencialidades e desafios das linguagens do AUDIOVISUAL e da ESCRITA DE MEMÓRIAS para pensar o cuidado como práxis decolonizadora 2

47137 - WEBSÉRIE “UM PASSO À FRENTE”: O APOIADOR COMO MOBILIZADOR DO ENFRENTAMENTO À SÍFILIS NO BRASIL
DIANA XAVIER COELHO - LAIS/UFRN, KALINE SAMPAIO - LAIS/UFRN, JUCIANO LACERDA - LAIS/UFRN, JOSÉ ANTONIO JIMENEZ DE LAS HERAS - UNIVERSIDADE COMPLUTENSE DE MADRI, RICARDO VALENTIM - LAIS/UFRN, BERNARDO LUIZ SANTANA DE FRANÇA - UFRN


Processo de escolha do tema e de produção da obra
A websérie "Um Passo à Frente: O apoiador como mobilizador do enfrentamento à sífilis no Brasil" apresenta uma abordagem documental de cinco diferentes experiências de profissionais que atuaram como apoiadores de pesquisa e intervenção no âmbito do projeto "Sífilis Não".

Em 2016, a sífilis foi declarada como um grave problema de saúde pública no Brasil, sobretudo nos segmentos mais jovens da população. Diante deste contexto, o Ministério da Saúde elaborou uma Agenda de Ações Estratégicas para Redução da sífilis no Brasil, que culminou na criação do projeto “Sífilis Não”, com objetivo de desenvolver uma resposta rápida à sífilis em 100 municípios prioritários.
Compreendendo o apoio institucional como estratégia de suporte aos processos de gestão e da atenção à saúde, o projeto contou com a participação de 52 apoiadores locais, que tinham como objetivo contribuir com o fortalecimento das redes de atenção à saúde e vigilância em saúde para controle da sífilis, além de atuar na realização de pesquisas científicas e ações de comunicação e educação em saúde.

Com o objetivo de documentar essas experiências nas cinco regiões do Brasil, abordando diversos eixos do projeto, uma equipe do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) em parceria com a Universidade Complutense de Madri (CREAV/UCM), foi designada para percorrer o território nacional entre agosto de 2021 a abril de 2022 para documentar e acompanhar as repercussões do trabalho desenvolvido.

Ao final do processo, foi lançada a websérie “Um passo à frente - O apoiador como mobilizador do enfrentamento à sífilis no Brasil”. Contando com seis episódios de cerca de 4 minutos, a produção encontra-se disponível online no youtube e instagram do LAIS/UFRN.


Objetivos
Apresentar a websérie “Um Passo à Frente”, que documenta cinco experiências diversas no enfrentamento à sífilis desenvolvidas por apoiadores do projeto “Sífilis Não” em território nacional.


Ano e local da produção
A websérie foi produzida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) entre os meses de agosto de 2021 a abril de 2022, abordando experiências vivenciadas por apoiadores locais atuantes em Macapá (AP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Sapucaia do Sul (RS) e na Baixada Fluminense (RJ).

Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso
O método do apoio institucional nasceu vinculado ao Método Paidéia, em Campinas-SP, nos anos 1990 foi incorporado à Política Nacional de Humanização do SUS, constituiu-se como uma estratégia para a gestão descentralizada, que contribuiu para desenvolver processos de mudança nos modelos de gestão e atenção dos sistemas e serviços de saúde (CARVALHO et al, 2022). Como agravo neglicenciado por muitos anos, que atinge principalmente uma maioria de mulheres negras e pobres, populações em situação de rua e profissionais do sexo, enfrentar a sífilis e construir um processo de transformação da gestão e da atenção, pelo apoio em pesquisa institucional, que mediou o repensar de lógicas e práticas de gestão ultrapassados no enfretamento de problemas de uma população marginalizada, caracteriza-se como um significativo trabalho, que necessitava ser comunicado e divulgado para a sociedade.


Formatos e suportes necessários referentes à apresentação
Para apresentação da websérie, será necessário:
1 computador;
1 projetor;
1 sistema de som;
1 telão (ou similar)


Breve biografia do autor
Diana Coelho é produtora e realizadora audiovisual, formada em Comunicação Social – Rádio e TV e Jornalismo, com mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No âmbito da comunicação em saúde, fez parte da equipe do Projeto Viva Mãe Luiza entre 2011 e 2014, e desde 2019 integra a comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).