Outras Linguagens

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
OL4 - Potencialidades e desafios das linguagens do AUDIOVISUAL e da ESCRITA DE MEMÓRIAS para pensar o cuidado como práxis decolonizadora 3

47619 - CONTOS, ENCONTROS E DESENCONTROS DE UMA RESIDENTE NEGRA NO SERTÃO PERNAMBUCANO
RAILANE DO CARMO DA SILVA - UFPB


Processo de escolha do tema e de produção da obra
O tema surge de reflexões pessoais que rememoram minha infância, processo de formação em saúde e de trabalho em saúde. A produção da obra contou com o compartilhamento para amigos que provocavam em mim novos olhares e memórias que atravessam outros corpos e o meu.

Objetivos
Relatar reflexões que se entrelaçam com a minha ida para a residência e vivência de adoecimento atravessados pela pandemia e por outros agravos em saúde.

Ano e local da produção
2023, Recife/Pernambuco.

Análise crítica da obra relacionada à Saúde Coletiva e ao tema do congresso
Por ser uma modalidade em Carta de Memórias, pode ser que ocorra que o desenvolvimento do texto apresente diferentes aspectos e pontos a serem discutidos no texto. Esta Carta elaborada trouxe diferentes aspectos, desde a apresentar vivências e histórias da minha infância que impulsionaram meu desejo de vivenciar e olhar para cenários de saúde descentralizados da s capitais, como também, a forma que isso impacta nas propostas de cuidado.

Formatos e suportes necessários referentes à apresentação
É importante que tenha o material impresso para contribuir e facilitar a leitura da obra.

Breve biografia do autor
Me chamo Railane do Carmo da Silva, nasci em Rio Formoso, sou uma mulher negra apaixonada pelo mar, é nele que me renovo, talvez, isso tem influência dos movimentos territoriais escravocratas que fizeram negros e negras cruzarem os mares para serem escravizados. Sou formada em Serviço Social, fiz residência em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes, e, atualmente sou Mestranda em Saúde Coletiva, buscando desenvolver um trabalho sobre a produção do cuidado realizada pelo/a acompanhante.