Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC10.1 - Análise Institucional na (de)formação e na (de)colonização

47010 - REDE VIVA DE DIÁLOGO COLABORATIVA COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE UMA TRAMA ENTRE O INSTITUÍDO E O INSTITUÍDO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
ANA LÚCIA ABRAHÃO - UFF, MAGDA DE SOUZA CHAGAS - UFF, VITÓRIA CORDEIRO ALEXANDRINO DA CONCEIÇAO - UFF, BEATRIZ DE JESUS BRANDÃO - UFF, VITÓRIA RIQUEIRA DOS SANTOS - UFF, JÉSSICA RODRIGUES SILVA - UFF, JOELY CRISTINA FÉLIX LIMA URUGA - UFF


Contextualização
A proposta de construir espaço de Educação Permanente em Saúde para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi um convite para trabalhar com profissionais que estão inseridos nas atividades de Saúde da Família, de modo intenso, vinculado ao território. São trabalhadores que atuam na construção da relação entre a população e a equipe de saúde. Desenvolvem ações de orientação para a promoção à saúde, acompanhamento de idosos, crianças, adultos acometidos de doenças crônicas não transmissíveis; uma série de atos que atravessa o modo de andar a vida das pessoas e precisa ser problematizado. Nesta perspectiva a promoção de análise do trabalho do ACS consiste em um cenário de aprendizado sobre o campo da Saúde de Família para todos os envolvidos, incluindo aqui os estudantes de saúde nessa experiência

Descrição
Para trabalhar com os ACS em articulação com os estudantes de saúde, usamos a dinâmica World Café, uma forma colaborativa de troca de ideias, como um espaço independente voltado à discussão sobre um tema específico. O World Café ganha vida a partir do olhar e das interações que são estabelecidas na atividade de discussão. Na nossa experiência, empregamos como temas para debate: saúde da criança; do adolescente; do adulto; da mulher e do idoso. Distribuímos os participantes em cinco salas diferentes, com 2(dois) “anfitriões”/estudantes em cada sala. Os anfitriões na dinâmica do World Café tinham a função e a responsabilidade de explicar a condução do processo e encorajar os ACS a se expressarem, colocando em discussão o próprio processo de trabalho. A permanência em cada sala foi de 15min, com registro das ideias conectadas e anotadas no "caderno de momento”. Uma forma de registro da discussão que incluiu também as implicações dos participantes. Ao final, as reflexões compiladas foram compartilhadas com todos os participantes em uma grande roda, utilizando como ferramenta de análise coletiva sobre os cuidados nos ciclos de vida, em território de saúde da família

Período de Realização
A experiência foi realizada nos dias 21 e 23 de março de 2023

Objetivos
Explorar o cotidiano dos ACS e dos estudantes, voltados aos ciclos de vida; propor soluções criativas por meio da troca coletiva de diferentes conhecimentos e experiências; promover aprendizado horizontal e colaborativo; recolher boas práticas em saúde

Resultados
Observou-se o compartilhamento de saberes, com impacto direto sobre o processo de trabalho dos ACS e da formação do profissional de saúde, com o levantamento de questionamentos e dúvidas sobre o trabalho no território; além da ampliação da circulação de informações, resultando na criação de futuras ações promotoras de saúde, a serem aplicadas nos territórios das diferentes unidades de saúde. A compreensão acerca da importância do profissional ACS no processo saúde-doença em diferentes ciclos de vida, foi evidenciada em todos os grupos

Aprendizados
A proposta de unificar estudantes e ACS em um encontro sobre formação de ciclos de vida, dialoga diretamente com a política de articulação ensino e serviço e ao mesmo tempo com a política de Educação Permanente em Saúde. Contudo, identificamos dificuldade em produzir encontros com os profissionais, dado a dinâmica do horário de trabalho, o que aponta para os conflitos decorrentes do volume de atividades no campo que ficam evidentes nas narrativas, dando visibilidade às várias lógicas, concepções, saberes que operam no cotidiano do trabalho, em uma intensa trama do instituído posto como rotina do trabalho e o instituinte que se revela durante as ações do dia a dia, como janelas de criação em alguns momentos.

Análise Crítica
A visibilidade do conflito promove muitos movimentos inusitados para pensar estratégias de trabalho, buscando atender as singularidades que se passam para realizar o trabalho do ACS. Somado a uma facilidade no diálogo e disposição para análise e reflexão crítica sobre as situações do cotidiano. O objetivo traçado incialmente foi alcançado na medida que a reflexão sobre a prática, produziu trocas e novos arranjos a serem aplicados no serviço. A experiência, identificou um caminho interessante e interessado na formação profissional e que pode ser replicado com outros temas, nos serviços de saúde, com atenção para negociação do tempo para a atividade ocorrer, sem prejuízo para o profissional e nem para a população