02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC13.1 - Trajetórias de curricularizações |
46891 - A ATUAÇÃO DO GRADUANDO EM SAÚDE COLETIVA NO APOIO DA GERÊNCIA DE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA DO SUDESTE PARAENSE NAYARA LUCENA TORRES - UNIFESSPA, CÉSAR AUGUSTO PARO - UNIFESSPA
Contextualização A integração universidade-serviço-comunidade por meio da extensão universitária potencializa a resolução dos problemas existentes nos territórios. A formação em Saúde Coletiva permite que o profissional sanitarista tenha em suas caixas de ferramentas diversos saberes e práticas para auxiliar gestores e coordenadores desenvolver estratégias de atuação que trazem melhorias da saúde e qualidade de vida da população, como o arsenal epidemiológico, as técnicas de gestão e planejamento e os conhecimentos advindos das ciências sociais e humanas em saúde.
Descrição As atividades desenvolvidas envolviam problemas práticos apresentados pela gerente de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que eram discutidos entre a unidade e a academia para achar possibilidades concretas de atuação no território.
Período de Realização As referidas atividades foram desenvolvidas durante o ano de 2022.
Objetivos Analisar as possibilidades de atuação do profissional sanitarista na atenção primária à saúde por meio do relato de experiências em uma unidade básica de saúde do município de Marabá que tem a parceria em projetos de ensino, pesquisa e, sobretudo, extensão com o Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Resultados Inicialmente, produziu-se um levantamento de dados das micro-áreas trabalhadas pelos agentes comunitários de saúde para entendermos a situação dos indicadores relativos ao exame Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU). Por meio de um processo de gestão participativa com os agentes comunitários de saúde, que são profissionais com uma comunicação ativa direta com o território, procedeu-se com a planificação de estratégias para aumentar em 40% a cobertura de coleta de exames. Utilizou-se também o momento das visitas domiciliares junto com a enfermeira para poder abordar as mulheres do território sobre a importância da realização do exame. Por fim, por meio de uma grande mobilização local, foi possível desenvolver um dia “D” envolvendo toda a população que mora nas redondezas para o mês de combate ao Câncer de Mama e de Próstata. A atividade contou não só com rodas de conversa educativas, mas também com gincanas, apresentações culturais diversas e um jantar comunitário, produzido por uma moradora da região por meio da arrecadação de contribuições locais.
Aprendizados O processo demonstrou ser de extrema importância para que os acadêmicos em saúde coletiva tomassem por base o processo de trabalho desenvolvido por uma gerente da atenção primária. Para termos uma compreensão da vivência no âmbito da atenção básica precisamos entender os problemas apresentados dentro do processo de trabalho, o que permite conseguir dar início a construção de planos que respondam às necessidades do território, com ações que demandam a reorganização e reestruturação da Unidade.
Análise Crítica A vivência dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem tornou-se enriquecedora não somente na perspectiva de desenvolvimento técnico, mas também na formação humanística. A reflexividade sobre o fazer tendo como horizonte ético-político a humanização permitiu uma construção compartilhada de conhecimentos pautada na escuta, no trabalho em equipe e no acolhimento, questões fundamentais para construir uma saúde pública de qualidade.
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