46970 - O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) NO CONTEXTO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO LORENA ABREU CUSTÓDIO - UFOP, KARINE MARLLENY NEVES CÔRREA - UFOP, BRENDHA FERREIRA LOUVEN DOS REIS - UFOP, CAROL CONSTANTINO PEDRO - UFOP, FELIPE QUINTÃO GONÇALVES - UFOP, GABRIELA DE ASSUMPÇÃO PLANZ LOUREIRO - UFOP, IARA ARAÚJO FERREIRA - UFOP, LAURA MELLO VELOSO COELHO - UFOP, LARYSSA DE ABREU MIRANDA - UFOP, MARIA FERNANDA LEÃO CAMPOS - UFOP, MARIA FERNANDA NUNES PINHEIRO BARBOSA - UFOP, MARIA JULIA CUPERTINO SARMENTO - UFOP, SARA VITÓRIA S. DE DEUS VIEIRA - UFOP, THALITA EMANUELLY DE PAULA MONGE - UFOP, WALLISSON POLICARPO MAIA - UFOP, SÔNIA MARIA DE FIGUEIREDO - UFOP
Contextualização Dentre as várias ações desenvolvidas pelo Programa, temos atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), onde foi desenvolvida atividade na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade e Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto com objetivo de conscientizar os alunos do terceiro ano do ensino médio sobre a importância da alimentação saudável a partir de dinâmicas lúdicas de EAN. Como ação extensionista, o grupo PET-Nutrição - Alimentando Idéias da Universidade Federal de Ouro Preto também atuou na Unidade Básica de Saúde - (UBS) Marisa Quintão, na cidade de Mariana - MG, sendo realizadas ações de EAN e avaliação antropométrica dos adolescentes da rede pública. Além disso, há também uma atividade integrada, EducaPET, ação social desenvolvida pelos grupos PET da UFOP, que visa oferecer reforço preparatório, de forma gratuita, para alunos da rede pública do município de Ouro Preto, que realizarão o ENEM. São atividades planejadas previamente e ministradas pelos próprios petianos, sob supervisão do tutor.
Descrição O Programa Especial de Treinamento - PET foi criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. No final de 1999 foi transferido para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e, em 2004, recebeu o nome Programa de Educação Tutorial - PET. O PET é composto por um grupo de alunos e um professor tutor que buscam aprimorar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação e ampliar as experiências dos petianos, a partir do desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão. Hoje, o PET é o único programa acadêmico destinado a alunos de graduação de Instituições de Ensino Superior pública e particular mantido pelo Ministério da Educação.
Período de Realização O PET da Escola de Nutrição foi implementado na UFOP em meados de 1992 e desde então desenvolve atividades extensionistas e sociais em escolas e comunidades de Ouro Preto. Nesse sentido, as atividades citadas, planejadas e divididas entre comissões com os integrantes do grupo, são realizadas de acordo com o cronograma planejado anualmente e sempre com aulas ministradas semanalmente, objetivando incentivar os cidadãos ouro-pretanos, sobretudo da rede pública, a ingressarem em uma universidade. As atividades da EAN geralmente são realizadas em dois dias ou durante algum evento na escola que solicitou a ação.
Objetivos O Programa objetiva promover o aprimoramento da formação acadêmica dos alunos de graduação, tanto de forma direta quanto indireta, a partir de estimulações no âmbito de pesquisa, ensino e extensão de forma articulada, reforçando a cidadania e a consciência social de todos os participantes, além da melhoria dos cursos de graduação.
Resultados O EducaPet conta com 50 alunos matriculados. São realizadas reuniões mensais com os petianos e tutor responsável para avaliarmos o andamento das atividades desenvolvidas, destacando pontos que possam ser aprimorados. Com a atividade nas escolas, o PET-Nutrição teve uma troca muito positiva com os alunos do terceiro ano do ensino médio. Já os adolescentes avaliados e classificados com sobrepeso na ação da UBS foram encaminhados para a nutricionista local. Estas ações extramuros propiciam maior conhecimento por parte dos alunos que experimentam a estrutura dos serviços públicos, contato com a população, compreensão das políticas de saúde e educação, o papel do nutricionista nos serviços e setores, e o contexto social no qual futuramente o acadêmico poderá se inserir. Também é um espaço de reflexão por meio das trocas, abordagens e experiências entre a realidade vivenciada pelos profissionais e os conhecimentos trazidos pelos alunos.
Aprendizados Em um contexto geral, as experiência de participação nas atividades proporciona a visão prática dos conhecimentos adquiridos na academia, além de contribuir para um aprendizado, alunos que desejam seguir carreiras acadêmicas, ao realizar as atividades de reforço no EducaPet, por exemplo, já entram em um contexto de preparação de conteúdos. Participar de atividades que levam a extensão para escolas da cidade de Ouro Preto, não é só retribuir um pouco o que nós recebemos da sociedade, mas como também de contribuir para o conhecimento e desejo de estar dentro da universidade pública aqueles que participam da ação. O trabalho coletivo, além da estruturação, traz um arcabouço grandioso de crescimento pessoal e profissional, fazendo com que no futuro sejamos profissionais diferenciados, com um olhar mais voltado para o ser humano. Há também o desenvolvimento científico, cultural e tecnológico, integrado com os avanços do mundo moderno e mais compreendido pela sociedade que o financia.
Análise Crítica Se faz necessário ações do mesmo estilo serem cada vez mais incentivadas pelo governo, pois traz um ganho para todos, sociedade, alunos e universidade. Um retorno do que sempre é investido em quem pode estar dentro deste contexto. Ações que levam os petianos para mais próximo da realidade e traz formas de pensar reflexivamente, ampliando cada vez mais o horizonte.
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