47256 - A EXTENSÃO POPULAR NA SOCIALIZAÇÃO DE PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO POPULAR E NA PROMOÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE PROTAGONISTAS DE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE ANDREIA SOARES DE ARAÚJO - UFPB, FELIPE MARQUES DA SILVA - UFPB, PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ - UFPB, LUCICLÉA TEIXEIRA LINS - UFPB, DANILO FERNANDES COSTA - UFPB, ANDREIA SOARES DE ARAÚJO - UFPB
Contextualização A Extensão Popular se configura como perspectiva ético-política e metodológica para a construção de relações entre o acadêmico e o popular de forma socialmente referenciada e mediatizada pelo diálogo e pela participação ativa e crítica . Nesse sentido, o presente resumo tem por objetivo relatar a experiência de uma ação de extensão, desenvolvida pelo projeto “Reconstituindo a história e registrando a memória da Educação Popular na Paraíba: ação com base em trajetórias, produções, ideias e reflexões de diferentes sujeitos'', da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), juntamente com o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR-UFPB), nomeada de “Tenda Paulo Freire Itinerante”.
Descrição Essa atividade ocorre para criar espaços públicos de encontro e interação entre atores sociais interessados na Educação Popular e suas interfaces. Em momentos agendados com antecedência e amplamente divulgados, são realizados encontros para distribuição gratuita de livros nessa temática, bem como a promoção de rodas de conversa para trocas de experiências e reflexão em torno das práticas de Educação Popular nas mais diversas áreas e campos.
Período de Realização Tal atividade foi iniciada no primeiro semestre de 2022 e passou a ser realizada continuamente, tanto em eventos da UFPB como em atividades comunitárias. Inspirada na história, no legado e nas produções transformadoras oportunizadas pelas Tendas Paulo Freire em seus mais de 20 anos de histórias no contexto brasileiro em diferentes eventos científicos e acadêmicos da área da saúde. Essa Tenda ocorre pela criação de um espaço de encontros e de debates no período de 1 turno (4 horas), no qual são publicamente distribuídas obras impressas (livros, cartilhas, guias) em Educação popular e suas áreas afins, particularmente aquelas que foram impressas e disponibilizadas a UFPB por meio de convênio no contexto do Projeto Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no SUS (VEPOP-SUS), por meio da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS).
Objetivos Visa-se, com isso, ampliar o acesso a publicações em Educação Popular, e mobilizar discussões e diálogos acerca de dimensões teóricas-conceituais, metodológicas, bem como relatos de experiências nas áreas de Extensão, de Educação Popular, de Formação em Saúde e de Movimentos Sociais Populares e Saúde.
Resultados Desde a criação dessa experiência, foram realizadas cerca de dez encontros, em localidades diversas da UFPB, bem como, em locais parceiros, como na Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Campina Grande (UEPB-CG) e em eventos de cunho científico popular, ocorrendo, a cada encontro, a distribuição de aproximadamente 300 livros. O público participante é composto por servidores, docentes e, em sua maioria, por universitários, integrantes de cursos voltados às áreas sociais, humanas, e da saúde. Cabe ressaltar que, incluímos em nossa ação a remessa de livros para localidades onde diferentes núcleos do movimento de educação popular em saúde possam acolher e promover, também, seus encontros. Foram enviados, por exemplo, 340 livros para a Universidade Federal de Catalão, no Estado de Goiás, a fim de, também, abastecer as bibliotecas da recém-estruturada universidade, e possibilitar acesso aos saberes produzidos dentro do escopo da Educação Popular.
Aprendizados A realização das Tendas revela aprendizados únicos tanto para os extensionistas quanto para a comunidade, pois, possibilita o contato mais profundo entre pessoas de diferentes contextos, o estabelecimento de laços e a promoção de experiências de diálogo que mobilizam o fazer das práticas locais e comunitárias e (re) animam os atores das várias práticas no sentido da qualificação de seus esforços educativos locais. Ademais, essas vivências perpassam os limites da universidade de origem dos extensionistas, ampliando seus horizontes e enriquecendo sua formação. Um exemplo concreto dessa relevância é a articulação com a UEPB, que abriu portas para novas parcerias no sentido de fortalecimento da EP na cidade de Campina Grande-PB e região circunvizinha.Ademais, essa atividade possibilita o aprofundamento e o estímulo ao estudo e à pesquisa no campo da EP, e com isso, a potencialização da formação tanto profissional como humana, de seus participantes, mediante o estímulo a reflexão crítica sobre a realidade através da perspectiva epistemológica fundamentada nos preceitos freirianos, os quais enfatizam que o conhecimento precisa ser construído participativamente e dialogicamente.
Análise Crítica Assim, com essa experiência, o Grupo organizador espera agregar maiores e melhores oportunidades e contextos na perspectiva de que novas práticas surjam e que se ampliem movimentos e “marchas” (nas palavras freirianas) de construção de novas formas de conhecer e de se apropriar do conhecimento, na perspectiva do apoio a trabalhos educativos que priorizem construção da autonomia dos sujeitos que estejam, historicamente, em processos de opressão e exclusão.
|