Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC13.1 - Trajetórias de curricularizações

47454 - CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
EMANUELI CRISTINI SOUZA DA COSTA - UFPR, SARA APARECIDA MOTA GOMES - UFPR, JULIA SCHLICHTING AZEVEDO - UFPR, ANDRESSA MARCELE MAIA GUIMARÃES - UFPR, ANA LUÍSA KUEHN DE SOUZA - UFPR, EDUARDO MACIEL ANUNCIAÇÃO - UFPR, VALÉRIA BEATRIZ DO VALLE - UFPR, GRAZIELLA ESMANHOTTO FACIN - UFPR, MARILENE DA CRUZ MAGALHÃES BUFFON - UFPR, EDISON LUIZ ALMEIDA TIZZOT - UFPR, LUCÉLIA JUSTINO BORGES - UFPR


Contextualização
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) do Ministério da Saúde, busca promover e qualificar a integração entre ensino-serviço-comunidade, envolvendo acadêmicos de graduação, docentes e profissionais de saúde, para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde. O objetivo deste estudo é relatar as vivências do PET-Saúde/Interprofissionalidade, grupo Tutorial Promoção à Saúde, nas ações realizadas no município de Piraquara-PR, localizado na região metropolitana de Curitiba. As atividades e intervenções ocorreram de forma conjunta, estruturada e interprofissional, contendo a participação de acadêmicos, preceptores e tutores dos cursos de educação física, medicina e odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conforme as demandas de saúde do território coberto pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Elfride de Oliveira Miguel e Carlos Jess.

Descrição
Trata-se de um estudo descritivo elaborado no contexto das ações desenvolvidas pelo grupo Tutorial Promoção da Saúde, vinculado ao PET-Saúde da UFPR, que em parceria com a SMS de Piraquara, integra os acadêmicos dos cursos de educação física, medicina e odontologia nas dinâmicas dos serviços das UBS.

Período de Realização
O período das ações decorreu nos primeiros doze meses de atividades de campo, de maio de 2019 a abril de 2020, apresentando as propostas de intervenções, impactos e dificuldades oriundos do processo.

Objetivos
Desse modo, o relato busca compartilhar conhecimentos que possam contribuir para a formação acadêmica, ressaltando-se a importância da educação interprofissional e a efetividade das ações práticas na vivência e a formação profissional. As ações desenvolvidas no primeiro ano de programa (2019-2020), demonstram o esforço dos acadêmicos, docentes e preceptores na luta da democratização ao acesso à atenção integral à saúde para os usuários e uma visão das vertentes de trabalho do SUS.


Resultados
Destacam-se atividades como o acompanhamento das dinâmicas e fluxos de atendimento nas UBS, assim como a participação de reuniões de equipe, grupos e rodas de conversa promovidas por profissionais da saúde. O grupo PET-Saúde também realizou atividades em escolas, CISA (Centro Inclusão Social do Adolescente) e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), atendendo as necessidades individuais e coletivas com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. Além disso, criou-se o projeto chamado EX(pressão), com enfoque na saúde mental dos adolescentes.

Aprendizados
Com as atividades do programa PET-Saúde/Interprofissionalidade, propicia-se aos acadêmicos um meio de aprendizado teórico-prático dos preceitos adotados pelo SUS. As práticas de integração no ensino-serviço-comunidade ao estimular o conhecimento e realização de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar, contribui para a formação de acadêmicos da área da saúde. Além disso, pode-se considerar que o PET-Saúde tem cumprido seu papel para com a comunidade, realizando trabalhos significativos e efetivos, em especial com os jovens. Esta experiência extramuros estimula a formação de profissionais mais éticos, humanos e reflexivos, tornando-os mais efetivos na produção do cuidado e potenciais modificadores da realidade da atenção primária e da saúde pública de uma maneira geral.

Análise Crítica
Consideram-se, portanto, a relevância das vivências proporcionadas pelo grupo PET-Saúde, possibilitando o aprendizado de forma colaborativa e interprofissional na elaboração de ações comunitárias e voltadas às reais necessidades da população, e pela enriquecedora troca de conhecimentos e experiências entre as diferentes áreas da saúde. Ressalta-se também a proximidade com o campo da saúde coletiva, oportunizando formação ampliada e interprofissional, viabilizando o aprendizado e desenvolvimento de práticas colaborativas em saúde.