Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC13.1 - Trajetórias de curricularizações

47936 - REFLETINDO A VIVÊNCIA NO TERRITÓRIO POR MEIO DA PROBLEMATIZAÇÃO DA REALIDADE DURANTE A FORMAÇÃO EM SAÚDE
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR - UFRN, PALOMA ROBERTA DINIZ - UFRN, MARIA FERNANDA ARAÚJO DE MEDEIROS - UFRN, AUGUSTO JOSÉ BEZERRA DE ANDRADE - UFRN, PEDRO BEZERRA XAVIER - UFRN, LUZINEIDE DE SOUZA FERRAZ RAFAEL - SMS/NATAL, ANNA PAULA SERÊJO DA COSTA - SMS/NATAL


Contextualização
A formação dos profissionais de saúde para o Sistema Único de Saúde apresenta desafios constantes, como superar o modelo biomédicos e tecnicista, além de buscar um modelo que proporcione ao discente compreender a saúde como um processo social e cultural. É nesse contexto que as disciplinas Saúde e Cidadania (SACI) I e II são desenvolvidas na UFRN, iniciando com a SACI I em 2000 e a SACI II em 2009 .

Descrição
A SACI é uma atividade que envolve ações de ensino, pesquisa e extensão em articulação com os serviços de saúde e comunidade. A sua metodologia oferece ao aluno iniciante, do curso da área da saúde, o ambiente propício à reflexão sobre os problemas de saúde da população e as ações de atenção à saúde na comunidade, buscando a integração do ensino entre básico/profissionalizante, teoria/prática, disciplinas e cursos com os serviços de saúde e a comunidade. A vivência no território segue os princípios da pedagogia problematizadora, proporcionando aos atores um processo de reflexão acerca dos seus papéis sociais. Os encontros são pautados nos passos do Arco de Maguerez que irão nortear o processo de problematização da realidade: observação da realidade; pontos-chaves; teorização; hipótese de solução; e aplicação à realidade. Na etapa de observação são realizadas visitas na Unidade de Saúde da Família do Bom Pastor, com o apoio dos profissionais de saúde e gestores do serviço, é apresentado o serviço de saúde e sua equipe, o seu território de abrangência e as visitas às áreas de atuação das Equipes de Saúde da Família para diálogos com a comunidade e equipamentos sociais. A partir das pesquisas e levantamentos feitos são elencados os postos-chaves do território que nortearão a teorização das problemáticas apresentadas, nessa etapa a equipe inicia o processo de discussão sobre as hipóteses de enfrentamentos para as problemáticas apresentadas e fazem o exercício de priorizar as alternativas de intervenção para debater com os atores sociais e profissionais de saúde.

Período de Realização
Agosto de 2022 até julho de 2023.

Objetivos
Discutir a experiência de formação na disciplina Saúde e Cidadania nos espaços extramuros no bairro Bom Pastor, em Natal/RN.

Resultados
O fluxo da vivência culmina com a aplicação na realidade de um projeto de intervenção, construído através do diálogo entre estudantes, profissionais de saúde, comunidade e equipamentos sociais. No período relatado foram desenvolvidas atividades em espaços de interação social, envolvendo ações em uma escola articulando com o Programa Saúde na Escola, com idosos domiciliados em articulação com os agentes comunitários de saúde e a construção da Carta de Serviços da Unidade de Saúde do bairro do Bom Pastor. Destaca-se como fruto do contato com o território do serviço de saúde o desenvolvimento de habilidades importantes para o exercício da educação interprofissional, qualificação dos profissionais de saúde e o empoderamento dos atores sociais. A SACI possibilita a integração entre estudantes de cursos distintos, potencializa a discussão sobre o papel do trabalho em equipe e do diálogo entre os estudantes e destes com os atores sociais. Há um estímulo ao protagonismo dos estudantes na tomada de decisão, negociação e resolução de conflitos na construção coletiva das ações desenvolvidas, o professor é desafiado a ressignificar o seu papel na formação dos estudantes. Para a equipe de saúde proporciona o exercício do papel educativo dos profissionais no SUS, estimulando o diálogo e reflexão sobre o seu processo de trabalho. O principal ator desse processo, a comunidade, proporciona aos estudantes compreender como as relações culturais são relevantes para compreender a saúde como um processo dinâmico, que é constituído entre as diversas relações sociais e de poder que permeiam o território.

Aprendizados
A formação em espaços extramuros proporciona uma reflexão sobre o papel das instituições de ensino superior na consolidação do SUS, assim cabe aos educadores estimular o fortalecimento dos princípios de uma educação problematizadora e emancipadora, superando os paradigmas e estimulando a prática do diálogo em saúde.

Análise Crítica
A imersão dos estudantes nos serviços de saúde e comunidades permite que haja uma reflexão sobre o seu papel como atores sociais através do conhecimento compartilhado por meio do diálogo com outros profissionais de saúde, com pessoas da comunidade e equipamentos sociais. Ainda possibilita compreender que o trabalho em saúde é um ato coletivo e solidário, permeado de subjetividades e afetos que são desenvolvidos por meio da formação de vínculos e diálogos. Por meio dos aprendizados compartilhados, almeja-se que os envolvidos nas vivências extramuros possam refletir sobre a sua formação e faturamento, além de serem protagonistas nas transformações referentes ao processo de trabalho em saúde.