02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC13.2 - Extensão na perspectiva decolonial |
47073 - EXTENSÃO POPULAR E EUDCAÇÃO POPULAR: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA DESCOLONIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JOSÉ LEDY CARVALHO SANTOS - UFPB, PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ - UFPB
Apresentação/Introdução Há várias décadas, práticas de Extensão Popular vem emergindo no contexto universitário, através de projetos, ações e iniciativas de diálogo dos atores acadêmicos com os protagonistas dos movimentos sociais populares, em trabalhos sociais e comunitários orientados por metodologias oriundas da perspectiva freiriana da Educação Popular. Nas últimas décadas, a crescente institucionalização das práticas de Extensão Popular vem confluindo no adensamento e no maior escopo de seus trabalhos e no desafio de ampliar a integração da mesma com a pesquisa e o ensino. Traz em seu arcabouço teórico o diálogo como metodologia central, amparado em experiências que destacam a relação sujeito-sujeito como possibilidade ímpar de construção de conhecimentos humanizadores e emancipadores (FREIRE, 2015). Seu contexto de realização é perpassado pelas realidades sociais para assim desenvolver estratégias de atuação com os sujeitos dos territórios numa perspectiva de uma relação como via de, onde a possibilidade de construção do conhecimento se constitui como tema central da potencialidade do processo, de forma que possibilite, também, a construção de um projeto de justiça social e protagonismo das classes populares (MELO NETO, 2006a). É importante destacar que a perspectiva da Extensão Popular assume um papel transformador da própria extensão universitária, dialogando portanto com aspectos da descolonialidade, que assim como a Educação Popular e Extensão Popular, são oriundas das lutas sociais historicamente protagonizadas pelos sujeitos da América Latina e movimentos sociais populares. Sua matriz epistemológica se baseia fundamentalmente a partir de concepções teóricas desenvolvidas em uma perspectiva do Sul do Mundo, pelas contribuições de teóricos da América Latina, em contraposição à perspectiva hegemônica e tradicional de produção do conhecimento (DUSSEL, 2012); (STRECK, 2012). Nessa perspectiva extensionista, os conhecimentos têm propiciado abertura política na universidade para a realização de atividades e ocupação de espaços pelos sujeitos dos territórios de abrangência das práticas educativas da Extensão Popular (MELO NETO, 2006a).
Objetivos A pesquisa aqui relatada analisou o sentido da Extensão Popular e suas práticas educativas na perspectiva descolonial, identificando conceitos e práticas educativas da Extensão Popular que apontem elementos para uma relação de interconhecimento e de descolonialidade entre universidade e comunidade. Para tanto, analisaram-se práticas educativas da Extensão Popular no contexto do projeto de extensão Universidade Popular, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Metodologia Metodologicamente a pesquisa estruturou-se em princípios da pesquisa qualitativa em suas abordagens na discussão da temática. Quanto ao tipo adota a abordagem da Pesquisa-Ação, evidenciando as concepções teóricas do pesquisador construídas a partir de análises das entrevistas semiestruturadas com a coordenadora do projeto de extensão e os bolsistas participantes do projeto (MELO NETO, 2006b). A produção dos dados se deu pela realização de roda de conversa com os bolsistas do projeto. Para complementar as fontes, foram analisados documentalmente alguns materiais do projeto como: relatórios e cronogramas de atividades, utilizando a Análise Documental, como técnica. Construiu-se o referencial teórico a partir de leitura de livros, artigos e teses, construindo-se uma análise por meio da Hermenêutica-dialética aplicando-se também nas interpretações dos demais materiais como complemento das ideias (MINAYO, 2014).
Resultados e discussão A narrativa dos entrevistados denotou que a interpretação da realidade vivida é a principal estratégia para a construção do diálogo e definição das ações e iniciativas de formação nas atividades educativas desenvolvidas pelo projeto de extensão Universidade Popular. Como estratégia de construção do diálogo com a comunidade, observou-se que o projeto analisado tem buscado construir suas iniciativas levando em consideração a diversidade de elementos que constituem a gama de conhecimentos construídos historicamente pelas comunidades e seus sujeitos. A partir de diálogos permanentes, a Extensão Popular, por meio do projeto de extensão, define como uma de suas matrizes formativas de seus extensionistas o diálogo, desenvolvendo-o na práxis com as comunidades e seus sujeitos no intuito de construção de novas práticas de extensão dentro e fora do espaço acadêmico.
Conclusões/Considerações finais A Extensão Popular tem afirmado na universidade a urgência e importância da mudança de paradigmas para a construção de práticas emancipatórias e diálogo com as comunidades na construção de alternativas sociais de enfrentamento e de superação, solidária e coletiva, aos recentes retrocessos civilizatórios impostos às populações em situação de vulnerabilidade. Acredita-se que se aponta para a construção de uma perspectiva de extensão descolonial capaz de romper com a produção monolítica do saber, da hierarquização dos conhecimentos e dos padrões cartesianos de universidade.
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