Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC13.2 - Extensão na perspectiva decolonial

47138 - COCRIAÇÃO COMO METODOLOGIA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA UNIRIO
GIANE MOLIARI AMARAL SERRA - UNIRIO, THAIS SALEMA NOGUEIRA DE SOUZA - UNIRIO, PEDRO HENRIQUE BENICIO OLIVEIRA - UNIRIO, KARINA GARCIA POYART DE LUCENA - UNIRIO, DIEGO RAFAEL LIBARDI BARBOSA - UNIRIO, CLAUDIENE RODRIGUES - UNIRIO


Contextualização
O Plano Nacional de Educação orienta que as atividades de extensão devem compor no mínimo 10% dos créditos curriculares dos cursos de graduação, para formar pessoas socialmente comprometidas e contextualizadas com distintas realidades. Na perspectiva da educação crítica e significativa, são respeitados diferentes saberes e experiências, bem como são valorizados processos participativos e colaborativos, que tragam sentidos e significados para a construção de conhecimentos e o processo educativo. Nesse sentido, a formação em nutrição precisa experimentar novas práticas didáticas com vistas a atender essas novas demandas.

Descrição
As metodologias adotadas foram a Integração de Projetos e a Cocriarão de conteúdo para micro programas de rádio. Foram integrados três Projetos de Extensão que, apesar de serem voltados a públicos diferentes, são alinhados ao campo de conhecimento e prática da Educação Alimentar e Nutricional. Os estudantes foram convidados a participar de um processo de Cocriarão de micro programas para rádio (projeto 1), sobre os 10 temas mobilizadores do movimento Comer pra quê? (projeto 2), que serão utilizados em atividades com estudantes de Ensino Médio (projeto 3). Participaram desta iniciativa 9 estudantes e 3 professoras. O processo de cocriarão envolveu: escolha do tema, pesquisa, autoria, coautoria, revisão coletiva. Além das pesquisas sobre Alimentação na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional, foram realizados estudos sobre temáticas da educação, comunicação e produção audiovisual devido às características dos projetos. Foram escritos e revisados, em processo de cocriação, micro programas de rádio com duração média de 1 minuto e aproximadamente 220 palavras.

Período de Realização
Esse processo ocorreu entre os meses de junho a setembro de 2021.

Objetivos
O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de formação em Nutrição, com múltiplas intenções pedagógicas, desenvolvida pelo Núcleo de Educação em Saúde da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Resultados
Na atividade de avaliação sobre a experiência de integração e cocriação, os estudantes relataram como aspectos positivos a criação de habilidades para pesquisar sobre alimentação com olhar multidimensional, ou seja, reconhecer as diversas dimensões que envolvem nosso ato de comer, como: os aspectos culturais, econômicos, sociais, psicológicos, afetivos e ambientais. Outro resultado foi a habilidade de escrever de forma sintética e cuidadosa, comunicar de maneira clara e acessível, trabalhar coletivamente; como aspecto negativo foi apontado o tempo gasto na revisão coletiva.

Aprendizados
Esta iniciativa foi uma oportunidade de Educação Permanente para todos (docentes e estudantes) e um caminho para a formalização do componente curricular associado à extensão. A experiência vivenciada tem múltiplas potencialidades pedagógicas para os estudantes, as professoras e os públicos para os quais os projetos são desenvolvidos. Além de ser relevante no processo de formação e integralização curricular da extensão na graduação em Nutrição.



Análise Crítica

Todo processo de construção coletiva demanda muita dedicação e disponibilidade de todos os envolvidos, como os estudantes eram de diversos períodos houve uma maior dificuldade no alinhamento de agendas para realização da construção coletiva. Os micro programas desenvolvidos foram divulgados pela rádio UERJ , o que diminui a capilaridade de divulgação dos mesmos, o ideal seria estarem divulgados em plataformas de streaming gratuitas de grande alcance.