47390 - A DANÇA CIRCULAR COMO PRÁTICA CORPORAL COMPLEMENTAR À SAÚDE E A COMUNICAÇÃO NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE: UMA BUSCA EXPLORATÓRIA NO PORTAL CAPES E BVS AMANDA LEITE NOVAES - UEFS/UFBA, MARCELO EDUARDO PFEIFFER CASTELLANOS - UFBA, MARCELE CARNEIRO PAIM - UFBA, SANDRA STRACCIALANO COELHO - UFBA
Apresentação/Introdução Ações com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), principalmente a Dança Circular (DC), em diferentes experiências dialógico-participativas no ensino e extensão, impulsionaram a proposição de uma pesquisa-intervenção como projeto de tese no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Desse modo, aproximações iniciais com as produções de conhecimento no âmbito dessa discussão tornaram-se necessárias para definição do objeto de pesquisa.
Objetivos Identificar, caracterizar e analisar estudos publicados sobre a dança/dança circular no âmbito da saúde/saúde coletiva, assim como, as possibilidades de interface com a comunicação na relação universidade-sociedade.
Metodologia Trata-se de uma revisão, com natureza descritiva e exploratória, realizada no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando diferentes descritores, sem restrição de idiomas ou quaisquer outros filtros, exceto o recorte temporal de 2017 a 2023, devido ao marco da Portaria MS 849/2017 que integra a DC como uma das PICS do Sistema Único de Saúde (SUS). No portal CAPES foi realizada uma busca avançada, revisada por pares, utilizando descritores combinados entre si: “dança”, “comunicação” e “saúde”. Dentre os utilizados na BVS, além dos termos já mencionados, podemos citar: "PICS", "Práticas Corporais", "educação superior", "universidade", "curso superior", "experiência", "experiência formativa", "formação", "formação em saúde", "Extensão", "Extensão Universitária", tanto em português quanto em inglês, utilizando os operadores booleanos AND e OR, conforme orientação de busca da BVS. Após considerarmos o recorte temporal justificado anteriormente, os estudos foram organizados em planilhas Excel e categorizados por título, autores, ano de publicação, periódico e idioma. Após essa etapa, a partir das leituras dos resumos e, em alguns casos dos textos completos, analisamos as discussões predominantes dos temas e principais metodologias utilizadas pelos referidos estudos para caracterização descritiva e panorama das produções, o que possibilitou refletirmos sobre possíveis inferências.
Resultados e discussão Em relação à busca CAPES, os cinco artigos encontrados estão assim caracterizados: duas pesquisas de intervenção, sendo uma voltada à dança coletiva em territórios como uma das ações importantes de cuidado para formação em saúde e outra pautando a dança como recurso artístico para reinventar a prática clínica no cuidado à saúde mental; uma revisão integrativa sobre benefícios da dança para aspectos físicos, sociais e emocionais de pessoas idosas; um relato de experiência sobre ações de um projeto vinculado a uma Unidade de Saúde da Família, no interior de São Paulo (SP), em que a dança é citada como uma das práticas desenvolvidas com crianças e adolescentes para promoção da saúde, convívio social e desenvolvimento humano; uma análise documental sobre material produzido por um grupo de mulheres idosas, pobres, em sua maioria negras e de origem rural, que se encontravam num bairro em Belo Horizonte, Minas Gerais, para dançar em roda como prática comunitária de (auto)cuidado e experiências de empoderamento no lazer; e uma pesquisa experimental, publicada em inglês, que tratou a dança esportiva como influência positiva à saúde mental de estudantes universitários, na modalidade rede sem fio, destacando que o trabalho docente deve combinar essas práticas para desenvolvimento integral dessa categoria. Importante destacar que os periódicos predominantes das publicações estão vinculados a instituições em SP. Na busca da BVS apenas com os termos em inglês, foram selecionados 36 artigos, em sua maioria publicados no referido idioma e em periódicos localizados nos Estados Unidos da América e Reino Unido. Apresentaram pesquisas sobre práticas corporais integrativas de modo geral, em que a dança ou DC é citada como uma das ações, ou referentes a outras práticas aprovadas no âmbito da política das PICS.
Conclusões/Considerações finais Apesar de estudos incipientes sobre DC, nota-se a importante poética da dança na comunicação como ato educativo, numa perspectiva freiriana em saúde, principalmente no fortalecimento da relação universidade-sociedade. Além disso, embora a literatura internacional seja mais ampla do que a brasileira está concentrada em dois países, sendo a nacional concentrada no Sudeste. Sugere-se potencializar publicações em periódicos nordestinos e ampliar a busca em anais de congressos, como os da saúde coletiva, ciências sociais em saúde e das PICS. Acredita-se, portanto, na potência da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão para identificar interfaces entre estudos de educação, comunicação e saúde que produzam sentidos e significados importantes para a formação em saúde, reconhecendo o campo estético, sensível e criativo de subjetivação na saúde coletiva.
|