02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC16.2 - Desafios na atenção à gestação, ao parto e ao puerpério |
47080 - FOMENTO AO ALEITAMENTO MATERNO A PARTIR DE UMA PRÁXIS INTERPROFISSIONAL: VIVÊNCIAS DO PET-SAÚDE NUMA UNIDADE DE REFERÊNCIA EM MACEIÓ - ALAGOAS GEANE ARAÚJO DE LIMA - UFAL, INGREDY BRUNELE ALBUQUERQUE COSTA - UFAL, GABRIEL FERREIRA DA SILVA - UFAL, JULIO HENRIQUE RODRIGUES GOMES - UFAL, SABRINA JOANY FELIZARDO NEVES - UFAL, MARIA REJANE TENÓRIO DE LIMA - SMS/MACEIÓ, VALDÊNIA MARIA NOGUEIRA DA SILVA - SMS/MACEIÓ, AMANDA LIMA NASCIMENTO - SMS/MACEIÓ, MARIA IEDA GUIMARÃES - SMS/MACEIÓ, MARIA JOAQUINA DA ROCHA LIMA - SMS/MACEIÓ
Contextualização O PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde) é uma ação do Ministério da Saúde juntamente com Ministério da Educação e conduzido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) que visam o desenvolvimento de atividades que envolvem pesquisa, extensão universitária e participação social.
A última edição do PET-Saúde Gestão e Assistência (2022-2023) contou com a presença de 07 cursos de graduação da saúde da Universidade Federal de Alagoas. Este trabalho é parte de um recorte específico de uma equipe interprofissional que envolve Enfermagem (nível técnico e superior), Farmácia, Psicologia e Serviço Social numa Unidade de Saúde de Referência na capital alagoana.
Descrição O grupo de Aleitamento Materno acontece todas às terças feiras, a partir das 14 horas e possui uma equipe formada por uma enfermeira responsável, uma técnica de enfermagem, psicóloga, assistente social e graduandas/os do PET-Saúde. As usuárias vão, primeiramente, para agendar uma consulta com a/o pediatra para pessoas usuárias de 0-6 meses e no grupo elas/eles recebem uma senha de acesso à marcação, sem precisar enfrentar a fila geral. Com isso, aproveitamos este momento para realização do grupo, onde as pessoas usuárias são escutadas, orientadas e são levantados alguns questionamentos acerca da amamentação e saúde materno-infantil, de forma que as/os profissionais dão todo suporte para a resolução destas objeções.
Período de Realização O PET-saúde teve início em 10 de agosto de 2022 e segue funcionando até o dia 31 de julho de 2023, de modo que a inserção e participação na atividade do grupo de aleitamento materno aconteceu em todo este período.
Objetivos O objetivo central consiste em promover conhecimentos e técnicas de amamentação baseadas em evidências científicas, através de recomendações da Organização Mundial da Saúde. Além de sensibilizar as mulheres lactantes a atuarem como voluntárias para a doação de leite humano, bem como fazer uma escuta qualificada das puérperas, pais e acompanhantes nesta fase delicada e complexa na saúde materno-infantil. O grupo, em sua práxis, acaba sendo um espaço acolhedor para as usuárias e usuários, através das trocas coletivas de conhecimento, aflições e fomento ao empoderamento.
Resultados Mesmo diante dos desafios enfrentados, entre eles, a falta de um espaço que comporte todas as pessoas usuárias bem como as preceptoras, orientadoras e estudantes de graduação, percebemos que muitas/os veem para o grupo e saem de lá com novas percepções.
As demandas que mais aparecem são: técnicas de amamentação, introdução alimentar e uso de fármacos e plantas medicinais.
Em relação à prática interprofissional, notamos o quão imprescindível é esta para uma assistência qualificada que abarca a complexidade dos processos do cuidado em saúde materno-infantil.
Entretanto, ainda temos caminhos a serem percorridos, por ser uma unidade de referência, não temos uma equipe que conta com profissionais de outras áreas da saúde que frequentam e atuem. O grupo de Aleitamento Materno carece da presença de profissionais para uma assistência integrada, como por exemplo nutricionistas, doulas, médicas/os, entre outros...
Aprendizados A experiência das/dos discentes com PET-Saúde provocou reflexões sobre a atuação no SUS, os desafios advindos do sucateamento público, as potencialidades impulsionadas pela prática interprofissional e Educação Permanente em Saúde, o cuidado pautado na amorosidade e afeto em contato com a comunidade. Através do programa pudemos erguer esforços criativos para estruturação de ações e atividades no intuito de fomentar melhorias na assistência prestada, reconhecendo a importância da movimentação coletiva para oferecer serviços de qualidade.
Análise Crítica A atuação no campo materno-infantil, a partir da Interprofissionalidade e a Educação Permanente em Saúde, contribui para que as usuárias e usuários tenham experiências positivas na saúde reprodutiva, impulsionando qualidade de vida para o território. Os trabalhos desenvolvidos com a presença do PET-Saúde trazem à tona conhecimentos advindos da academia, assim como as/os discentes aprendem a partir da concretude do saber profissional o que comumente é visto em sala de aula. A partir dessa simbiose, estamos formando graduandas/os engajadas/os no fortalecimento do SUS, aprendendo com e partir de suas adversidades cotidianas, rompendo com uma prática individualista, biomédica e instrumentalista.
|
|