02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC17.1 - Ludicidade, participação de crianças e adolescentes e promoção de saúde mental |
46229 - ENTRE UMA BRINCADEIRA E OUTRA O CUIDADO ACONTECE: UMA OFICINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR SANDY GUEDES PEREIRA - UFPE-CAV, LARISSA RANIELLY LIMA DIAS - UFPE, FERNANDA CAROLINA PAIVA DOS SANTOS - UNICAP, THAIS AMARA DA SILVA - UFPE, REJANE FLORENTINO PESSOA - UFPE
Contextualização O desenvolvimento infantil agrega diversas capacidades e habilidades que são inter-relacionadas e interdependentes. As principais características englobam a linguagem,habilidades motoras, capacidades cognitivas e aspectos socioemocionais da criança (BLACK, et al., 2017). A etapa denominada primeira infância são os primeiros seis anos de vida da criança. Essa fase é marcada pelo brincar, permitindo a vivência do lúdico e a descoberta de si mesmo, tornando-a capaz de desenvolver seu potencial criativo (SIAULYS, 2005). Kishimoto (2002), define o brincar como “uma atividade que a criança começa desde seu nascimento no âmbito familiar”.Considerando o exposto, o presente relato busca dialogar sobre experiências do desenvolvimento infantil sob a ótica do brincar, considerando a família como o elo principal de percepções, representações e construção social.
Descrição Trata-se de um relato de experiência de uma oficina promovida por profissionais de saúde do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em uma Unidade de Saúde da Família, no município do Recife-PE. O momento intitulado como “Oficina do brincar da criança e do cuidador” obteve como público-alvo crianças de 2 aos 4 anos de idade e seus cuidadores.Foram promovidos 7 encontros utilizando estratégias para estimulação precoce dos marcos do desenvolvimento através do brincar. Foram realizados planejamentos sistemáticos para cada encontro com o objetivo de estimular o marco socioafetivo, comportamental, sensorial, cognitivo e da linguagem, presentes na Caderneta da Criança (BRASIL, 2020) sucedendo com práticas do brincar envolvendo atividades lúdicas que simulavam experiências rotineiras das crianças.
Período de Realização A oficina foi realizada por meio de 7 encontros semanais, entre os meses de maio e junho de 2023.
Objetivos Promover a estimulação precoce e a interação social das crianças e empoderar os cuidadores sobre a estimulação através do brincar para o avanço dos marcos do desenvolvimento.
Resultados Foram observados avanços das crianças e das cuidadoras quanto às queixas iniciais. Destacou-se a necessidade de estratégias para as crianças, que visassem a atenção, controle inibitório, e a estimulação da interação mediada. Àquelas que têm exposição a uma rotina diária apresentaram maior facilidade na reprodução das dinâmicas propostas. Quanto às cuidadoras, nos encontros foi apreendida a necessidade de fala e escuta das mesmas sobre as vulnerabilidades relacionadas à falta de rede de apoio e responsabilização do cuidado, oportunizando que esse momento também fosse direcionado para trocas de experiências do cuidar e das dificuldades que perpassam esse fazer.
Apesar da potencialidade da oficina na promoção do diálogo com os cuidadores, foram encontradas algumas dificuldades na sua execução: captação dos cuidadores, engajamento na participação desses e na aplicabilidade do planejamento proposto. Ao final, foi observada a ressignificação do brincar e o fortalecimento das inter-relações entre as crianças e as cuidadoras.
Aprendizados Foi observada a falta de percepção sobre as possibilidades do brincar e sua importância para algumas cuidadoras, muitas vezes advinda de uma falta de experiência em sua própria infância por assumir papéis de responsabilidade precocemente. De um lado pais atarefados que negligenciam o momento da interação e do brincar por não conhecer sua devida importância, por outro lado pais que priorizam esse tempo com objetivos exclusivamente de aspectos cognitivos formais da educação (Maus, 2011). A falta de empoderamento dos cuidadores a respeito da estimulação do brincar repercute no desenvolvimento das crianças, portanto, disponibilizar este espaço de troca é uma oportunidade de aprender e vivenciar atividades lúdicas e brincadeiras que estimulem o avanço de marcos do desenvolvimento, proporcionando uma compreensão mais profunda dos seus benefícios.
Análise Crítica Diversos fatores biopsicossociais podem impactar para o atraso no desenvolvimento infantil, sendo a pandemia da COVID-19 um agravante podendo reforçar a exposição e vulnerabilidade dentro do núcleo familiar. Durante o decorrer da “Oficina brincar da criança e do cuidador” observou-se um leque de significados que aquele momento poderia proporcionar para crianças e cuidadores. Apesar de ser direcionada para cuidadores de modo geral, pode-se destacar como os papéis e dinâmicas sociais e culturais levam para que esse ator responsável pelos cuidados da criança, seja a mulher e nesse cenário, a mãe. Dessa forma, essa oportunidade foi utilizada para provocar a troca de experiências entre esses atores e acolher a demanda dessas mulheres, empoderando-as, visto que mesmo que a proposta trazida nas oficinas possa ser efetiva em aspectos econômicos outras vulnerabilidades repercutem na dificuldade da sua aplicação devido a falta de rede de apoio.
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