02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC17.1 - Ludicidade, participação de crianças e adolescentes e promoção de saúde mental |
47592 - O FAZER SAÚDE NA PERSPECTIVA DO BRINCAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LAÍS FELIX DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, ANDREZZA GONÇALVES DE SOUSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, RENATA MONTEIRO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
Contextualização O presente relato de experiência descreve a construção de atividades lúdicas com grupo de crianças em uma unidade de saúde situada no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. A proposta tinha como objetivo proporcionar às crianças momentos de interação social, comunicação, lazer e educação em saúde por meio de dinâmicas integrativas e resgate de brincadeiras antigas, exclusivas do uso de tecnologias como celular, tablets ou computadores. É durante a brincadeira que a criança se expressa, e é por meio do brincar autêntico que se torna possível identificar as necessidades que ela apresenta. “A partir da brincadeira, a criança constrói sua experiência de se relacionar com o mundo de maneira ativa, vivencia experiências de tomadas de decisões” (BRANCO, MACIEL, QUEIROZ, 2006 p.170). Para isso, as brincadeiras foram produzidas de forma colaborativa por vários profissionais da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB) do Município de Jaboatão dos Guararapes. Percebe-se que as atividades ofereceram cuidado e, sobretudo educação em saúde, como por exemplo: uma das atividades era sobre a conscientização do bullying, onde uma dinâmica com uso da ludicidade oportunizou a produção de conhecimento sobre a empatia. Assim, propagou-se um olhar de trocas e interações entre os diferentes participantes da atividade.
Descrição Houve dinâmicas integrativas, recuperação de brincadeiras antigas, atividades em pares, brincadeiras com estímulo à coordenação motora, com foco na atenção, bem como, atividades que permeassem a consciência ao respeito, empatia e cooperação entre os envolvidos.
Período de Realização O grupo foi realizado uma vez por semana, durante um mês, com duração de aproximadamente quatro horas no turno da manhã. O mês, era julho de 2022, acontecia as férias escolares, o que facilitou o alcance ao público infantil na unidade de saúde.
Objetivos Apresentar o brincar como meio de promover saúde ao público infantil.
Resultados Com a realização das brincadeiras, percebe-se que é possível ter conhecimento de demandas, as quais quando visibilizadas são oportunas para a ação interventiva. Por exemplo, em uma brincadeira específica, foi identificada a ocorrência de bullying entre alguns participantes. Diante disso, planejou-se um momento reflexivo utilizando uma dinâmica lúdica sobre a empatia. Assim, não se buscou apenas corrigir o comportamento, mas conscientizar sobre o bullying por meio da comunicação lúdica. Além disso, outras demandas foram notadas, como por exemplo, criança que precisava de consulta com profissional da nutrição, além de caso específico relacionado com demanda ao serviço social, ou seja, a realização das brincadeiras realizadas no grupo foi meio para enxergar outras necessidades e realizar comunicação entre outros profissionais da equipe, fazendo com que cada um promovesse saúde dentro da sua respectiva atribuição enquanto profissional.
Aprendizados Entende-se que promover saúde também requer criatividade, ou seja, é necessário pensar em como alcançar determinados grupos e adaptar-se à sua linguagem. No caso do público infantil, a linguagem lúdica foi utilizada, proporcionando cuidado por meio do lazer, diversão e educação em saúde. Ao utilizar jogos, brincadeiras e dinâmicas integrativas, as crianças são envolvidas de forma engajada e prazerosa, permitindo que absorvam conhecimentos e promovam sua saúde de maneira mais efetiva. Como afirma o relato de experiência, a ludicidade oferece momentos de interação social, comunicação e lazer, possibilitando a identificação de necessidades específicas das crianças.
Análise Crítica Diante disso, é importante pensar: Quais outros olhares podemos ter para o público infantil? Quais outras oportunidades são oferecidas para as crianças em uma unidade de saúde? Como profissional, é necessário questionar-se, estar atento à realidade social em que as crianças estão inseridas e, principalmente, saber utilizar a ferramenta lúdica para se aproximar da comunicação infantil e compreender suas reais demandas e necessidades. Pois, ao utilizar a linguagem lúdica, os profissionais de saúde aproximam-se da realidade das crianças e compreendem suas demandas e necessidades de forma mais significativa. Conforme destacado, é essencial enxergar outros olhares e oportunidades oferecidas para o público infantil em unidades de saúde, promovendo cuidado por meio do lazer, diversão e educação em saúde. Em suma, a utilização de atividades lúdicas na educação em saúde infantil é uma estratégia valiosa, proporcionando um ambiente propício para a construção de conhecimento, a identificação de demandas e a promoção de saúde de forma integral e prazerosa. É importante que os profissionais de saúde estejam atentos à realidade social das crianças e utilizar essa ferramenta como um meio efetivo de comunicação e compreensão de suas necessidades.
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