02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC17.1 - Ludicidade, participação de crianças e adolescentes e promoção de saúde mental |
48229 - A COMPREENSÃO DAS SINGULARIDADES DAS INFÂNCIAS NO CONTEXTODA ATENÇÃO PRIMÁRIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL KELLINSON CAMPOS CATUNDA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, CLAUDIANA MARIA LEITE GONÇALVES ODILON - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ANA BEATRIZ SOUSA ABUQUERQUE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Contextualização A Terapia Ocupacional é uma profissão de nível superior sendo sua maior na área da saúde, assim como, as inserções de seus cursos efetivadas nos Centros de Ciências da Saúde das IES no país.
Desde o início da profissão, a Terapia Ocupacional tem atuação diversificada com intervenção em mais de um campo de atuação. É uma profissão com campo diverso, em seu contexto histórico está intimamente incorporada às diferentes concepções de ação humana, advindas ao movimento de Reabilitação sendo prestado nas instituições de assistência aos incapacitados físicos, de outras deficiências, e na atenção asilar aos doentes mentais ou psiquiátricos (MOREIRA, 2008).Contudo, a Terapia Ocupacional também se insere em outras áreas de atuação como na educação, na cultura, na justiça, no contexto social, incluindo nesse campo, a assistência social e a previdência social (MARANHÃO, 2020).
No campo social, a Terapia Ocupacional enfatizou as discussões sobre os modos de experienciar a infância, no entanto, no campo da saúde, parece que ainda há um discurso incipiente, com as experiências e singularidades das infâncias.
Descrição Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir do projeto de extensão Encanto-Terapia Ocupacional: Ferramenta Educativa de Apoio ao Desenvolvimento das Infâncias e das vivências da disciplina Terapia Ocupacional Saúde e Infância da Universidade Estadual do Ceará.
Período de Realização A experiência iniciou em março de 2023 e seguirá ate dezembro do mesmo ano. Atualmente conta com a participação de três bolsistas e a professora orientadora, sendo desenvolvida em duas Unidades de Atenção Primária à Saúde- UAPS do município de Fortaleza-CE.
Objetivos O objetivo deste trabalho é relatar as vivências dos estudantes de Terapia Ocupacional da UECE com o público infantil, o qual foi chamado de infâncias, sejam elas típicas ou atípicas, e suas famílias.
Resultados Os resultados inicias da experiência mostram a importância da participação e engajamento das crianças em suas atividades do cotidiano, e principalmente , o lugar do brincar e o papel brincante das infâncias como elemento primordial no desenvolvimento.
Aprendizados A realização das atividades com as famílias e suas crianças estão proporcionando ao estudantes uma ampliação de possibilidades de compreensão do trabalho técnico, ético e social da Terapia Ocupacional na sua interface com a saúde, educação e cultura com as infâncias.
Análise Crítica Percebe-se que ainda se considera as infâncias sob um olhar de normatividade , como se houvesse uma forma para que se desenvolvam seguindo determinado padrão , o que contribui para o surgimento de comportamentos impulsivos, agressivos ou com pouca iniciativa. É importante considerar o ambiente , contexto social e emocional que as crianças estão inseridas, assim comomo repertorio do brincar disponibilizados para elas.
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