Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC18.1 - Comunicação, saúde e interdisciplinaridade

46704 - DIVULGAÇÃO EM SAÚDE PARA INDÍGENAS URBANOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
RODRIGO TOBIAS DE SOUSA LIMA - INSTITUTO LEÔNIDAS & MARIA DEANE- ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA, LÍGIA MENEZES DA MATA - INSTITUTO LEÔNIDAS & MARIA DEANE- ILMD FIOCRUZ AMAZÔNIA


Contextualização
Contextualização: A crise humanitária e sanitária instalada pela pandemia de Covid-19 trouxe muitas dificuldades para a manutenção do contato nos mais diversos aspectos, isso se acentuou principalmente em povos vulnerabilizados1. As fake news divulgadas durante a pandemia no Brasil se caracterizaram por conteúdos de posicionamento político e desinformação sobre número de casos e óbitos e medidas de prevenção e de tratamento². Indígenas urbanos encontram-se em áreas de profundas iniquidades sociais e baixo acesso aos bens de consumo e serviços de saúde, este fato adensou o debate sobre os modos de cuidado com a saúde dessa população em meio a infodemia de SARS-COV 2³. Desta forma, o uso de tecnologias da informação para a vigilância em saúde são importantes ferramentas na promoção de cidadania e transformação social por meio do acesso e apropriação de informações e conhecimentos por parte da população indígena urbana são capazes de produzir percepções sobre saúde-doença, formas de autocuidado e solidariedade mútua, e mitigação de danos4.

Descrição
Descrição: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso de tecnologias para produção de informações elaboradas pelo projeto Manaós que contribuíram para entender outras formas integrativas e complementares na produção do cuidado em saúde, na perspectiva simbólico-cultural de indígenas urbanizados. Foram criados vídeos que abordaram as temáticas: a) O que é covid-19?; b) Não compartilhe seu copo parente!; c) Tenho que trabalhar, e agora como me protejo? O público alvo foi constituído pelos moradores; atores sociais; lideranças comunitárias; gestores públicos de saúde; entidades e instituições de ensino e pesquisa parceiras, o material foi amplamente divulgado através da criação de website Manaós uma plataforma que agrega diversos formatos de conteúdo (reportagens, artigos, vídeos, galeria de imagens, ilustrações, figuras), múltiplas possibilidades de interface (cores, layout); facilidade no processo de tradução da página para diversas línguas; espaço ilimitado para comportar permanentemente informações e difundi-las para outras redes sociais.

Período de Realização
Estas atividades Compreenderam o período de 2021 a 2022.

Objetivos
Objetivo: Relatar o processo de formulação e divulgação de informações de saúde, bem como empoderamento de uma comunidade indígena urbana de Manaus por meio do acesso de conhecimentos e sua relação com a cultura local na questão das medidas de prevenção da covid-19 em Manaus-AM.

Resultados
Resultados: O principal canal de comunicação utilizado para a difusão de informações foi o site (www.projetomanaos.com.br). A partir dele, outras ferramentas também foram acionadas, como o uso da rede social Whatsapp, para repercutir e reverberar as notas e notícias publicadas no site. Destaca-se também o resultado positivo obtido a partir de rede colaborativa de comunicação firmada entre a equipe executora do projeto e as organizações parceiras que permitiu a veiculação de “chamadas” (notas) sobre os conteúdos do site Manaós em suas redes sociais (Instagram e Facebook, principalmente).

Aprendizados
Aprendizados: A identificação e reconhecimento de problemas, situações e questões de interesse da própria comunidade, o site Manaós tornou-se uma potente fonte de informações sobre meios de prevenção à COVID-19 entre populações indígenas e um espaço de divulgação científica e de diálogo entre parceiros e a sociedade civil.

Análise Crítica
Análise Crítica: As tecnologias de comunicação digital vêm desempenhando um papel importante na estratégia de comunicação em saúde pelos governos e pelas autoridades de saúde pública. A Internet e as redes sociais tornaram-se fontes importantes de informações sobre saúde relativas ao coronavírus e a formas de proteção contra o vírus. A infodemia com a COVID-19 se espalha mais rápido do que o coronavírus propriamente dito, e interfere nos esforços governamentais de comunicação em saúde. Esse fenômeno coloca as estratégias de saúde pública em risco, neste sentido a página teve o compromisso de oferecer informações qualificadas e referenciadas capazes de orientar os comunitários, além de subsidiar a tomada de decisão por parte de líderes e gestores públicos sobre temas ligados a grupos vulneráveis, bem como subsidiar a criação de políticas públicas que efetivamente tenham poder de transformação social.