02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC18.1 - Comunicação, saúde e interdisciplinaridade |
47271 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE INSTAGRAM E SPOTIFY PARA COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE ASSISTÊNCIA AO PARTO LUCIA REGINA DE AZEVEDO NICIDA - CASA DE OSWALDO CRUZ-FIOCRUZ, LUIZ ANTÔNIO DA SILVA TEIXEIRA - CASA DE OSWALDO CRUZ-FIOCRUZ; INSTITUTO NACIONAL DE SAÚDE DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FERNANDES FIGUEIRA-FIOCRUZ; FACULDADE DE MEDICINA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ., LAURA MIE DE AZEVEDO NICIDA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Contextualização Instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde brasileiro, a sociedade civil organizada, como a Rede pela Humanização do Parto e Nascimento – ReHuNa, tem destacado a importância e a urgência de que ações sejam implementadas para garantir a saúde e direitos de pessoas gestantes e bebês quando se pensa em assistência ao parto e nascimento.
Nesse contexto, muitos são os dilemas e preocupações vividas pelas pessoas gestantes relativas as rotinas da assistência, em que se incluem o pré-natal. Considerando que estudos demonstram que uma má qualidade da assistência pré-natal pode contribuir para desfechos negativos tanto no parto e nascimento quanto no puerpério e para o recém-nascido.
Em um estudo analítico de uma sub-amostra da pesquisa Nascer Saudável (estudo prospectivo de avaliação da implantação e dos efeitos do PPA coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca) verificou-se que as pessoas gestantes que já tinham passado pelo parto desconheciam o seu direito de que fossem realizadas algumas práticas recomendadas para a primeira hora pós-parto: clampeamento oportuno do cordão umbilical, o contato pele a pele e a amamentação por um período de 1 hora. Orientações estas que deveriam ter sido realizadas justamente no período do pré-natal.
Descrição Trata-se de um relato de experiência acerca da construção de estratégias de compartilhamento de informações sobre assistência ao parto através da publicação de conteúdos na rede social Instagram e de podcast no Spotify. Em uma primeira fase construímos podcast e cards sobre a temática da assistência e em uma segunda fase foi incorporada a produção de Histórias em Quadrinhos.
Período de Realização Essas estratégias correspondem a alguns dos produtos indicados como resultado de dois anos (2021-2022) de realização de uma pesquisa em pós-doutoramento realizada na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Objetivos Elaborar estratégias de comunicação em saúde dirigidas as mulheres, com destaque para pessoas gestantes, sobre assistência ao parto e nascimento que favoreçam o seu protagonismo e garantia de direitos.
Resultados Criamos a marca “Parto em Perspectivas” com o intuito de agregar diferentes produtos para divulgação e comunicação da temática da assistência ao parto para o público não especializado, com destaque para as pessoas gestantes. Está em atividade a conta na rede social Instagram: https://www.instagram.com/partoemperspectivas/, onde estão sendo publicadas os episódios da nossa História em Quadrinhos - HQ e onde também são divulgados os links e destaques referentes aos episódios do podcast publicados na rede de streaming Spotify, onde também utilizamos a mesma marca “Parto em Perspectivas.
Aprendizados No contato com alguns relatos de pessoas gestantes por meio das publicações realizadas, elas informaram que não tinham conhecimento de alguns daqueles conteúdos lidos e/ou ouvidos nas publicações e que elas consideraram como relevantes para o momento de gestação que estavam vivendo ou que viveram. Também foi possível perceber uma preferência por formatos de comunicação que não demandavam de muito tempo para serem acessados.
No decorrer desse processo, percebemos também a falta de produtos de divulgação e comunicação que sejam construídos pensando em pessoas gestantes de idade mais jovem, com linguagem e formato acessíveis a essa camada. Pensando em atender a essa demanda identificada introduzimos as publicações no formato de Histórias em Quadrinho – HQ por considerarmos uma ferramenta potente quando pensamos em atingir os diferentes tipos de público.
Análise Crítica Avaliando esses movimentos iniciais, identificamos que trazer a fala e o diálogo com as próprias pessoas gestantes e outros profissionais agrega positivamente no resultado das publicações.
Constatamos que essa demanda referente ao compartilhamento de informações confiáveis, sobre gestação e nascimento, no período do pré-natal tem se mostrado como um aspecto importante quando se pensa em qualidade da assistência recebida, esclarecimentos de dúvidas e tomada de decisão de forma segura e consciente da pessoa gestante.
Por fim, estamos em processo de criação de uma rotina de publicação que possa dinamizar e aumentar a quantidade de conteúdos publicados e assim também fortalecer os processos de divulgação da marca.
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