47595 - GESTÃO DA QUALIDADE NO AMBULATÓRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR DO CESTEH/ENSP/FIOCRUZ – ÊNFASE NA PARTICIPAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PACIENTE E SUA SINGULARIDADE ROSANGELA SILVA DE BRITO - FIOCRUZ, ZILDA TEREZINHA SILVA DOS SANTOS - FIOCRUZ
Contextualização A Gestão da qualidade em Serviços de Saúde entendida como conjunto de procedimentos, técnicas e estratégias organizadas e utilizadas para assegurar que os serviços prestados alcancem níveis de excelência de acordo com parâmetros preestabelecidos, aplica-se a Instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas. O Programa Nacional de Segurança do Paciente - PNSP, por meio da RDC 36 de 2013, da ANVISA estabelece, entre outras diretrizes, metas para consolidação de uma Cultura de Segurança do Paciente, internacionalmente reconhecidas como basilares para prestação do cuidado seguro em Instituições de saúde. Na Fiocruz, instituição integrante do Sistema Único de Saúde - SUS, o compromisso com os princípios desse sistema é assumido como cláusula pétrea de sua existência e razão de seu funcionamento. Para auxiliar na organização dos serviços de suas Unidades de atendimento ambulatorial definiu-se como Política Institucional, o modelo do Manual Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação - ONA para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde, que por sua vez, balizam as ações para o alcance de um padrão em qualidade e gestão em saúde. Ressalta-se que a missão é o ponto de partida para a realização das ações e deve estar clara para todos os profissionais envolvidos nos processos assistenciais, inclusive para os sujeitos (pacientes), que são centrais para o trabalho realizado no ambulatório, ou seja, com eles, por eles e para eles. A missão do Ambulatório em Saúde do Trabalhador do Cesteh é “Promover e cuidar da saúde do trabalhador como referência para o diagnóstico neste campo, bem como desenvolver ensino, pesquisa e tecnologia em saúde do trabalhador e ambiente", que na nossa concepção se articulam entre si.
Descrição Assim, um dos atributos da Qualidade em Serviços de Saúde é contribuir para assegurar a segurança do paciente por meio de estratégias e técnicas para redução de possíveis riscos à sua integridade no local e/ou decorrente do atendimento. Duas Comissões trabalham diretamente no tema, sendo a primeira na prevenção e controle de infecções (CCISA) e a segunda, criada no ano de 2022, tem suas ações voltadas para o tratamento de incidentes e prevenção de riscos (CISP) e está ligada ao Núcleo de Segurança do Paciente - NSP/ENSP.
Período de Realização Este trabalho, iniciado no ano de 2011, permanece em contínuo aprimoramento.
Objetivos Desenvolver atividades como: Planejamento, orientação, educação em saúde, coordenação, supervisão e avaliação dos processos de modo a garantir a segurança do paciente nos serviços de cuidado, considerando a perspectiva do paciente e sua singularidade.
Resultados 1) Protocolos implantados sobre as metas internacionais de segurança do paciente, contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional no atendimento a missão institucional, a partir de ações educativas envolvendo o coletivo de profissionais da saúde e dinâmicas para sua integração e engajamento; 2) Participação social, como estratégia de contribuição para melhorias dos processos a partir da percepção do paciente em sua singularidade. Nesse aspecto destacam-se rodas de conversa com pacientes; pesquisa de satisfação dos pacientes, diálogo com os pacientes acerca dos seus direitos e responsabilidades dentro desse ambiente de cuidado; 3) Comissões multiprofissionais - CCISA, CRP(Prontuários) e CISP reformuladas ou recém-criadas, promovem ações de acordo com suas especificidades, no sentido da prevenção, promoção e/ou manutenção do ambiente seguro; 4) Mapeamento dos processos de trabalho em curso, contribuem para a organização e orientação dos profissionais na realização das diferentes atividades intrínsecas ao processo macro do ambulatório, discutindo gargalos na busca de soluções ou encaminhamentos; 5) Fortalecimento de espaços de debates que propiciam a geração de conhecimento e aprendizado contínuo para as equipes da Qualidade, do Ambulatório e da Gestão como um todo.
Aprendizados Aprendizado contínuo sobre conceitos e ferramentas da Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde; Normas e Regulamentações sobre Segurança do Paciente; Estratégias para promover a participação social por meio do diálogo com os sujeitos (pacientes); Mecanismos para integração e envolvimento do coletivo de trabalhadores.
Análise Crítica Apesar de todos os esforços, enfrentamos alguns desafios pois o processo apresenta lacunas evidenciadas em avaliações internas educativas. Tais desafios instigam a buscar o aprimoramento dos processos, ampliação e aperfeiçoamento dos espaços de interação com os pacientes e identificação das questões que o envolvem na sua particularidade, incluindo parcerias com outras áreas ambulatoriais internas e/ou externas à Fiocruz. Em termos de valorização da participação social, buscamos aperfeiçoar e reforçar os espaços já existentes, considerando a singularidade do sujeito (paciente) para fortalecimento do debate sobre as diferentes formas de desigualdades demandadas pela sociedade e que impactam os serviços.
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