Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC22.1 - Midias digitais: ativismos e empoderamento em saúde

47407 - COMO ESTÁ A PRESENÇA DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE SAÚDE E DO CONSELHO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL NAS MÍDIAS SOCIAIS?
JOSÉ RAFAEL CUTRIM COSTA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ BRASÍLIA, SANDRA MARA CAMPOS ALVES - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ BRASÍLIA


Apresentação/Introdução
Com o advento da sociedade da informação (Castells, 2005), a utilização das tecnologias digitais e o crescente papel das mídias sociais, a comunicação e o acesso à informação têm passado por transformações significativas. Nesse contexto, uma presença digital incisiva dos Conselhos de Saúde torna-se cada vez mais relevante para promover uma maior participação e engajamento da sociedade, permitindo a disseminação de informações, o compartilhamento de experiências e a mobilização em torno de questões de saúde.

Objetivos
Conhecer os instrumentos de mídia digital utilizados pelos Conselhos Estaduais de Saúde e pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal (DF), para comunicação com a sociedade.

Metodologia
Tratou-se de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e de natureza documental, que se propôs a compreender a realidade que envolve o uso de ferramentas digitais de comunicação e os conselhos de saúde, recorte ainda pouco estudado do ponto de vista da saúde coletiva. As buscas foram feitas nos sites oficiais das secretarias de saúde de todas as 27 unidades da federação, bem como no sites oficiais dos Conselhos de Saúde, durante o período de 6 a 20 de junho de 2023.

Resultados e discussão
A análise dos resultados mostrou que mais da metade dos conselhos (77%) têm suas informações disponíveis em uma página específica dentro dos portais das secretarias de saúde correspondentes. Apenas nove (37%) dos colegiados possuem um site próprio, e um deles, o Conselho Estadual de Saúde do Maranhão, estava fora do ar. Três (11%) conselhos não possuem um site próprio nem informações disponíveis no sítio eletrônico da respectiva secretaria de saúde (Conselhos Estaduais de Saúde do Acre, Pará e Sergipe).
Em relação às redes sociais, 66% dos conselhos de saúde possuem perfil no Facebook, dos quais cinco (27%) estão desatualizados, com publicações anteriores a setembro de 2022. O Instagram é utilizado por 55% desses espaços de participação. O YouTube é usado por 14 (51%) colegiados, mas cinco perfis (35%) estão obsoletos, sem vídeos desde 2021. Apenas quatro (14%) conselhos usam o Twitter, sendo que metade deles está inativo, sem postagens desde o ano de 2022. Foi identificado que um conselho (3%) utiliza o recurso "Canais" no WhatsApp, com o objetivo de divulgar seminários, plenárias, cursos e notícias que interessam ao controle social.
Ao analisar as mídias digitais dos conselhos, verificou-se que 70% deles disponibilizam telefone e e-mail como canais de contato para os usuários. Além disso, 14% dos conselhos possuem uma ouvidoria, que pode ser acessada por meio de um formulário ‘Fale conosco‘ ou uma aba dedicada a denúncias. Por outro lado, foi identificado que um (3%) conselho oferece exclusivamente número de telefone como opção de contato, enquanto 11% não disponibilizam nenhuma informação específica para comunicação.
Embora a maioria dos conselhos tenha informações disponíveis em páginas específicas nos portais das secretarias de saúde, a presença digital ainda apresenta lacunas significativas, especialmente pela desatualização dos conteúdos, sites fora do ar etc., limitando o alcance e impacto das comunicações. A baixa utilização do Twitter e a inatividade em algumas plataformas indicam a necessidade de explorar estrategicamente as redes sociais mais relevantes para engajar o público-alvo.
No tocante aos canais de contato, a disponibilização apenas de telefone e e-mail por muitos conselhos pode não suprir adequadamente as demandas de comunicação da sociedade, pois limita a interação entre os colegiados e a população. A falta de ouvidorias específicas nos conselhos indica ausência de um canal adequado para receber e processar feedbacks, denúncias e sugestões dos cidadãos. A ausência de qualquer informação de contato em alguns conselhos é ainda mais preocupante, pois inviabiliza a interação.

Conclusões/Considerações finais
Em uma sociedade da informação, a utilização das mídias digitais pelos conselhos estaduais de saúde ainda está aquém do seu potencial. A pesquisa revela a necessidade de aprimorar o uso das mídias digitais pelos conselhos de saúde, como estratégia de disseminação de informações e engajamento da comunidade em torno da defesa do direito à saúde.
Os meios de contato com os conselhos também precisam ser revistos, dotando-os de estratégias que vão além de disponibilização de e-mails e telefones, afinal a necessidade de o conselho de saúde estar comprometido com uma comunicação efetiva com a sociedade é estratégica para sua própria sobrevida.