02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC25.1 - Práticas de cuidado, de educação e de atenção: pluralidade na formação de saberes emancipatórios e complementares na saúde |
46305 - VIVÊNCIAS DE PRÁTICA DO CUIDADO FARMACÊUTICO EM UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA MARCO ANDRÉ TOSTES LOURES GONÇALVES - UFJF, ALESSANDRA ESTHER MENDONÇA - UFJF, MARCELO DA SILVA SILVÉRIO - UFJF, DALYARA MENDONÇA DE MATOS - UFJF, GABRIELA DA SILVA GONÇALVES LOURES - UFJF, MAURILIO DE SOUZA CAZARIM - UFJF
Contextualização A experiência descrita ocorre em um contexto de transição do currículo dos cursos de Farmácia no país,que vêm sofrendo intensas mudança de seu escopo desde de os anos 2000 para atender às demandas e necessidades do Sistema Único de Saúde e relacionados à prática do Cuidado farmacêutico (CF) (Palhano, 2002). O Consultório Farmacêutico funciona, na Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (FU-UFJF). Desde a assinatura de um convênio entre a instituição de ensino e a secretaria de saúde municipal, o serviço atende pacientes captados na dispensação ou por encaminhamento da área de abrangência do SUS, conforme os requisitos pré estabelecidos pelo programa: ocorrência de polifarmácia e dificuldades de gestão da farmacoterapia.
Descrição O serviço se opera sob a orientação de docentes e profissionais e é executado, principalmente, por residentes farmacêuticos dos programas de residência uniprofissional em Farmácia, multiprofissional em Saúde do Adulto e em Atenção Hospitalar ofertados pela UFJF. A gestão da agenda é realizada de forma conjunta, dando preferência a atendimentos em duplas de residentes ou com a farmacêutica responsável pelo consultório. As consultas são agendadas de acordo com as necessidades dos usuários e a capacidade de oferta do serviço e o registro do atendimento é realizado em prontuários físicos individuais. O método de registro da evolução clínica adotado é o SOAP.
Período de Realização O serviço acontece de forma contínua desde de 2016 e vem sendo constantemente aperfeiçoado e melhorado. Havendo a possibilidade de inclusão de novos serviços, como os permitidos pela RDC 786 de 10 de maio de 2023, são ampliadas as possibilidades de intervenções farmacêuticas realizadas no serviço.
Objetivos Relatar a experiência da Farmácia Universitária da UFJF na prática do cuidado farmacêutico no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Resultados Ao passar pela consulta farmacêutica, os usuários previamente captados são acolhidos e esclarecidos sobre o objetivo do acompanhamento e como os farmacêuticos atuam no processo de cuidado para garantia de um uso seguro, eficaz e adequado do medicamento. Isso leva a um melhor manejo dos problemas de saúde, sendo o farmacêutico mais um profissional para apoiar o seu cuidado.
Com as metas pactuadas entre profissional e usuário, o trabalho é desenvolvido alinhado às particularidades individuais do paciente, promovendo sua autonomia e educação em saúde além de uma maior apropriação de seu processo farmacoterapêutico e de autocuidado.
Aprendizados O CF possibilita a construção de um cuidado centrado nas necessidades do usuário, incentivando a sua autonomia em saúde através da empatia e do desenvolvimento de vínculos que tornam possível a promoção e reabilitação da saúde e prevenção de complicações relacionadas aos uso de medicamentos.
O aprendizado adquirido no exercício CF é construído a várias mãos, sendo partilhado entre a equipe e o paciente. Assim, a incorporação de tecnologias leves promove relações humanas mais fortalecidas a partir do processo de cuidado, favorecendo a superação do tecnicismo.
Esses saberes incluem a construção de uma linguagem que possibilite ao usuário acessar o conhecimento técnico viabilizando o seu processo de tomada de decisões de forma consciente. Isso é fruto principalmente do desenvolvimento de vínculos reais que consideram e respeitam a realidade do indivíduo. Lembrando, assim como Nise da Silveira diz: ”O que cura fundamentalmente, é o estímulo e a criatividade“.
Análise Crítica Mesmo sendo uma vivência relativamente recente, o consultório possui potencialidades como infraestrutura adequada, profissionais capacitados e métodos que orientam a melhor tomada de decisão clínica além de sua inserção estratégica na rede.
Entretanto, há inúmeros desafios, que abrangem a comunicação interprofissional e dificuldades técnicas na comunicação com a rede, além da rotatividade dos residentes dentro do serviço, o que impacta na continuidade do cuidado.
Como mecanismo de superação de desafios, o vínculo com a atenção primária tem sido fortalecido pela realização de ações conjuntas gerando indicadores e publicações que visam a valorização do Cuidado Farmacêutico, atraindo reconhecimento e investimento no serviço que se revertem em o benefício coletivo da comunidade atendida e fortalecimento da Integralidade do SUS.
|