02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC25.2 - Promoção da saúde, multiprofissionalidade e demandas por cuidado: transversalidades de agentes, setores e contextos |
46584 - PRODUÇÃO DO CUIDADO E ESCRITA: O DIÁRIO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO EM SAÚDE LUCIANE MARIA PEZZATO - UNIFESP, CAMPUS BAIXADA SANTISTA, SIMONE APARECIDA RAMALHO - UNIFESP, CAMPUS BAIXADA SANTISTA, TATIANA ALVES CORDARO BICHARA - UNIFESP, CAMPUS BAIXADA SANTISTA
Apresentação/Introdução A complexidade da produção do cuidado nos contextos contemporâneos aponta para mudanças significativas nos processos formativos em saúde. Partimos de uma experiência de formação interdisciplinar e interprofissional, com perspectivas pluriepistêmica e antirracista, em que exercitamos a prática da escrita como dispositivo teórico-metodológico que possibilita reflexão e movimento do fazer/pensar/cuidar da clínica comum. Especificamente, no contexto da Unidade Curricular (UC): Clínica comum, produção do cuidado, que compõe o percurso formativo do Eixo Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade da Unifesp Baixada Santista, ofertado para o 3o. ano dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional. O objetivo desta UC é dar continuidade à formação de uma clínica comum aos vários campos profissionais, avançando na produção e na gestão do cuidado individual e coletivo em saúde. Trabalhamos com a construção de projetos de cuidado em rede nos territórios, junto aos serviços de saúde e socioassistenciais, de cultura e movimentos sociais, no exercício de uma clínica comum (CAPOZZOLO, et al. 2013, 2018, 2021) e da integralidade assim como, com elementos teórico-práticos envolvidos nos campos da clínica, da produção do cuidado e da atenção à saúde em sua diversidade atual. Para isso estudantes realizam atividades teórico-práticas em campo, a partir da montagem de grupos de supervisão com dupla de docentes, estudantes e trabalhadores/as em caráter interprofissional e interdisciplinar, vinculados a territórios e serviços diversos, cuja tarefa é realizar, em parceria e diálogo com as redes territoriais de cuidado, a elaboração e implementação de projetos de cuidado singulares e/ou coletivos. A elaboração de um diário integra o processo de formação para o trabalho em saúde produzido pelo encontro e pela produção de cuidado compartilhado e em ato entre trabalhadores/as e comunidade, uma vez que a escrita diarística pode contribuir para a constituição de um espaço de reflexão e elaboração das experiências vividas, que são intensas, tecidas a partir de encontros plurais, com atores plurais, alinhavando imersão nos territórios, trabalho em equipe, leituras, práticas de supervisão e encontros transversais dedicados ao Encontro de Saberes em Saúde, com mestras e mestres de comunidades tradicionais.
Objetivos Relatar uma experiência formativa com estudantes de graduação que trabalham com a prática da escrita diarística na produção do cuidado em saúde, no exercício da clínica comum.
Metodologia Com a instalação da pandemia da COVID-19 no país, as atividades acadêmicas foram suspensas, o que desencadeou uma série de ações, resultando em adaptações/adequações dos planos de ensino e, consequentemente, impossibilitou a realização das atividades de campo previstas, derivando outras aproximações à complexidade da produção do cuidado em formato virtual, como ciclos de encontros, atendimentos remotos às pessoas acompanhadas, discussões com equipes de trabalhadores/as (PEZZATO, et al. 2021). Outra mudança foi no modo de trabalhar com o diário. Passamos a trabalhar com diário da experiência, a fim de possibilitar um conjunto de registros datados, escritos ao longo das semanas, contando do percurso que cada um/a percorre no módulo. Elaboramos orientações para apoiar sua construção, a partir de relatos sobre afetos, dúvidas, dificuldades, questões, ideias provocadas nas/pelas atividades realizadas. Foi uma experiência avaliada positivamente por estudantes e docentes, sendo adotada no retorno das aulas presenciais em 2022, como um dispositivo de aprendizagem e avaliação deste processo. O que pode uma prática de escrita na formação para o trabalho em saúde e na produção do cuidado?
Resultados e discussão Compor escrita e clínica pode criar/produzir efeitos que potencializam uma prática de registro na formação em saúde, que alinhava elementos descritivos, reflexivos e intensivos, produzidos nos e pelos encontros de cuidado, compondo diálogos em movimento de aproximação e distanciamento da experiência, abrindo assim, passagens para a problematização de ideias e conceitos previamente estabelecidos. Ao colocá-los sob análise, em um processo formativo de criação de novas composições, posicionamentos e reflexões, podem ampliar o pensar-fazer-sentir complexo do trabalho em saúde (SCARCELLI, 2022).
Conclusões/Considerações finais Na clínica acompanhamos movimentos, encontros que podem produzir/criar condições possíveis para composições de pactos, transitórios e singulares.
Uma clínica comum, que se dá na experiência e não ligada a uma profissão, mas sim ao trabalho em saúde que está em diferentes lugares, em diferentes formas de cuidado e que toma o cuidado como eixo central, também colocado em ato entre docentes e estudantes. Dessa forma, escrever a clínica e a formação, se apresenta também como oportunidade de cuidar de nós, no tempo em que se propõe exercitar a produção do cuidado na relação com as pessoas acompanhadas.
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