Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC25.2 - Promoção da saúde, multiprofissionalidade e demandas por cuidado: transversalidades de agentes, setores e contextos

47909 - “EU QUERO MAIS SAÚDE” TRANSVERSALIDADE DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA Á SAÚDE
JOANNA BEATRIZ DE OLIVEIRA SILVA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE INTERIORIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE – PRMIAS - UFPE/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ISABEL DE JESUS BRANDÃO BARRETO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE INTERIORIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE – PRMIAS - UFPE/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ALLANE MARIANE SANTOS - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE INTERIORIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE – PRMIAS - UFPE/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, RAYANNE BARROS BRITO VELÉZ DE ARAÚJO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE INTERIORIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE – PRMIAS - UFPE/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, FABIANA DE OLIVEIRA SILVA SOUSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE


Contextualização
A Carta de Ottawa, produto da Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (1986), representa um marco de referência e reconhecimento da promoção da saúde como uma nova abordagem da relação saúde e doença, contribuindo para desconstrução do modelo biomédico. A Promoção da Saúde (PS) pode ser definida como um conceito positivo de saúde, envolvendo as capacidades físicas, recursos sociais e pessoais, possibilitando um bem-estar global e desenvolvimento equitativo. No Brasil, a PS é incentivada a partir da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), publicada em 2010, com o objetivo de promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, ambiente, lazer, cultura, entre outros. Na Atenção Básica à Saúde (ABS), setor primário e porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), a PS é estimulada a partir de ações de cuidado referente a alimentação saudável, prática corporal/atividade física, prevenção e controle do tabagismo, redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, prevenção da violência e estímulo à cultura de paz e promoção do desenvolvimento sustentável. Apesar do incentivo de uma política transversal e da relevância da PS, algumas ações ainda são realizadas dissociadas da atuação das equipes sendo incipiente as experiências exitosas de PS na ABS.

Descrição
O Mais Saúde é grupo ativo da Unidade Saúde da Família (USF) do bairro Nossa Senhora do Amparo – Vitória de Santo Antão/PE, iniciado em 2012, com o objetivo de fomentar espaços de prevenção e promoção à saúde no território a população adscrita. O grupo é destinado aos comunitários do território, sem distinção, com encontros semanais, atualmente ocorrendo nas quinta-feira a partir das 08:00 horas. Comumente, os encontros são realizados para a prática de atividade física estruturada com momentos de alongamento, recreação, exercícios resistidos, práticas corporais e exercícios cardiorrespiratórios. Para além, também são realizadas ações de educação popular, viagens socioculturais, eventos temáticos e orientações profissionais de acordo com as demandas dos usuários.

Período de Realização
Trata-se de um estudo descritivo, relato de experiência referente as vivências de um grupo de atividade física durante a atuação no território vinculadas ao Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização de Atenção à Saúde – PRMIAS, tendo início em fevereiro de 2022.

Objetivos
Descrever as atividades realizadas no grupo de práticas corporais e atividade física na Atenção Básica à Saúde do município de Vitória de Santo Antão.

Resultados
Os participantes do grupo são majoritariamente mulheres, idosas que moram ou moravam no território, contabilizando cerca de 50 comunitários. Foram realizadas, até então, 64 encontros do grupo Mais Saúde sendo em todos os grupos realizado atividades de práticas corporais e atividade física, de forma primária ou secundária. Dentre os encontros, também foram realizadas viagens socioculturais (Zoológico Dois Irmãos, Museu do Paço do Frevo, Marco Zero e Parque da Jaqueira), eventos temáticos (Confraternização de Carnaval, São João, Dias das Mães e Natal) e ações de educação popular em saúde (Conscientização do descarte de lixo e reciclagem, Câncer de mama e de colo de útero, Saúde Mental, Alimentação Saudável: dúvidas sobre as restrições para hipertensos, Violência contra a mulher, Direitos legais dos idosos, Alimentação Saudável: dúvidas sobre as restrições para diabéticos e Automedicação).

Aprendizados
O grupo de atividade física no território representa um importante espaço de promoção da saúde, tanto em aspectos biológicos, motores e mentais quanto em aspectos sociais e culturais. É possível perceber que, esses espaços de vivências coletivas de lazer, socialização permite maior integração e vinculação dos comunitários com as equipes de saúde referência, com outros usuários e com o território, possibilitando o compartilhamento de saberes, dores, preocupações e vivências. A potencialidade do grupo de atividade física na ABS é transversal, permitindo cuidado holístico dos usuários e pertencimento territorial.

Análise Crítica
O incentivo a prática de atividade física na ABS, embora discutida e apresentada como ação prioritária da PNPS ainda é limitado, sendo apresentadas dificuldades na implementação de grupos de atividade física na ABS. O Mais Saúde representa uma experiência exitosa com participantes assíduos e permanentes no grupo nos 11 anos de implementação. Para além da atividade física, o grupo possibilita aos participantes contato com espaços culturais e sociais que, infelizmente, estão distantes da sua realidade social, troca de saberes sobre a saúde e sociabilização permitindo que as vivências transcendam os benefícios biológicos da prática.