46334 - SANTO DAIME E O CUIDADO AMPLIADO EM SAÚDE MENTAL: A (RE)CONSTRUÇÃO DO LAÇO SOCIAL DE PESSOAS QUE UTILIZARAM SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ALBERTO MESAQUE MARTINS - UFMS, GUILHERME COUTO RAMOS - UFMG, KARLA FERNANDA PERDIGÃO - FLOR DE LIS, LEONARDO FERREIRA SOUZA - FACULDADE ANHANGUERA DE BETIM
Apresentação/Introdução Desde a antiguidade, em diferentes contextos culturais, sobretudo indígenas, pessoas utilizam substâncias psicoativas com diferentes finalidades: recreação, socialização, cura de doenças, contato com o mundo sobrenatural, dentre outros. Contudo, nas últimas décadas o aumento do consumo abusivo de substâncias psicoativas vem chamando a atenção da sociedade, trazendo preocupações, especialmente no que se refere aos impactos da utilização desprotegida dessas substâncias, no âmbito da saúde mental. Dentre as possibilidades de tratamento, incluem as práticas de cura tradicionais, integrativos e não-convencionais, dentre as quais situamos o Santo Daime, religião brasileira que integra elementos de diversas matrizes culturais e religiosas do Brasil, fazendo uso sacramental de uma bebida enteógena, também conhecida como Ayahuasca, Yagé, Vegetal e Daime. Apesar da constatação de estudos que apontem para efeitos positivos do uso da bebida em contextos de saúde mental, ainda são incipientes as investigações que se debrucem sobre as experiências religiosas de pessoas que integram o tratamento convencional da dependência química ao uso ritualístico e religioso de psicoativos.
Objetivos Compreender as experiências religiosas de adeptos do Santo Daime, que fizeram uso ritualístico da bebida no contexto do tratamento do uso abusivo de drogas.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa qualitativa, alicerçada nos pressupostos da Psicologia Social da Saúde. Participaram do estudo 05 sujeitos, sendo quatro homens e uma mulher, adeptos a ao Santo Daime, que declararam ter tido histórico de uso abusivo de drogas e que utilizaram o ritual como suporte religioso e espiritual para enfrentamento desse fenômeno. Os mesmos foram convidados por meio de mensagens, publicadas em grupos de Whatsapp e do Facebook, escolhidos por estarem voltados para discussão de conteúdos daimistas. Foram realizadas entrevistas narrativas episódicas, on-line, por meio da plataforma Google Meet, as quais foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas à luz da Abordagem Fenomenológica Interpretativa.
Resultados e discussão Os resultados indicam que a experiência religiosa, vivenciada no contexto do Santo Daime, foi significativa e mobilizadora de importantes insights e mudanças que contribuíram para uma ruptura em suas biografias, de modo que os participantes passaram a organizar suas experiências em um antes e um depois do encontro com o Daime. A chegada dos participantes no Santo Daime se deu em um momento no qual os entrevistados vivenciavam um vazio e conflitos existenciais. Para muitos dos entrevistados a busca por “uma nova droga” e “uma nova experiência psicoativa”, constituiu-se como importante base motivacional para contato com a religiõ. Entretanto, ao contrário de antes, os entrevistados se depararam com experiências religiosas intensas, marcadas por momentos de desconforto que os convidavam a refletir sobre os desafios da sua existência e pressionando-os a se implicarem no processo de mudança. Ao contrário do esperado por eles, o contato com o Santo Daime produziu uma experiência impactante, percebida como uma experiência de morte, porém seguida de uma ressurreição espiritual, mas sobretudo social, abrindo caminho para importantes mudanças nos processos de subjetivação. As narrativas dos entrevistados também revelam que não é apenas o chá, enquanto substância enteógena e psicoativa, que promove a cura e a transformação. O discurso dos participantes aponta que a inserção desses sujeitos num novo grupo religioso, aonde as ideias de fraternidade e irmandade são bastante difundidas e valorizadas, contribui para o resgate e fortalecimento dos vínculos sociais, capazes de potencializar não apenas o processo de cura da dependência química, mas sobretudo promover a reinserção social desses sujeitos.
Conclusões/Considerações finais As experiências religiosas vivenciadas nos rituais Santo Daime e, especialmente as mirações e o acolhimento desses sujeitos enquanto participantes efetivos do grupo religioso, contribuíram para uma tomada de consciência e para a ressignificação da sua posição subjetiva, promovendo um desvio da trajetória com as drogas e as rupturas com um modo de vida anterior. Ao contrário do que ocorria em outros contextos, sobretudo nas comunidades terapêuticas e nas clínicas de recuperação convencionais, os entrevistados afirmaram ter encontrado no Santo Daime uma abertura à reflexão e ampliação da consciência, tornando essa experiência ainda mais distinta das práticas convencionais. Assim, no seio da irmandade daimista, os participantes também puderam experimentar novos modos de utilização dos usos de psicoativos, deixando um uso individual e solitário, abrindo-se para um novo modo, desta vez ritualístico, coletivo e impregnado de símbolos e sentidos religiosos, compartilhados pelo grupo, que transformam a utilização de psicoativos num fenômeno de inclusão do sujeito na corrente.
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