02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC29.1 - Memórias da pandemia de Covid-19: entre novas formas de cuidado e a medicalização da vida |
47871 - OS SENTIDOS DA ATIVIDADE FÍSICA DURANTE AS MEDIDAS RESTRITIVAS DA PANDEMIA DE COVID-19 ALESSANDRA XAVIER BUENO - FSP/USP, MARCO AKERMAN - FSP/USP
Apresentação/Introdução A pandemia de Covid-19 mudou os planos e a vida cotidiana da população mundial. Durante a pandemia, medidas restritivas foram adotadas por governos na tentativa de conter a disseminação do vírus, o que levou a um aprofundamento da virtualização da vida, levando grande parte da população a um aumento de horas à frente de telas para estudo, trabalho, entretenimento e socialização. Tendo um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças, o estímulo à prática de atividade física durante o período de confinamento (lockdown) proliferou-se nas redes sociais e outros meios de comunicação, assim como outras medidas em saúde.
Objetivos O objetivo deste estudo foi analisar a experiência de atividade física de moradores da região central de São Paulo durante as medidas restritivas da pandemia de Covid-19.
Metodologia Foram realizadas entrevistas abertas com 16 participantes recrutados a partir de contato por grupo de Facebook de moradores da região central de São Paulo. Algumas entrevistas foram ilustradas por fotos trazidas pelos participantes a partir de uma adaptação da técnica de geração de dados photovoice. Todos os encontros com os participantes foram realizados via plataforma Google meet. Limitações do estudo foram encontradas principalmente em relação aos encontros serem produzidos remotamente, o que dificultou a co-construção do conhecimento acerca do contexto social experienciado.
Resultados e discussão Pôde ser verificado, especialmente, aspectos materiais e afetivos nas narrativas sobre atividade física vivenciada no período da pandemia, além do registro dessa experiência, conectada a outros aspectos do cotidiano no enfrentamento dos efeitos da pandemia sobre os modos de vida.
Conclusões/Considerações finais Esse estudo contribui para o campo da Saúde Pública no entendimento das experiências em tempos de emergência sanitária para informar políticas de saúde e para o campo da Educação Física, levantando discussões sobre o tema a partir do olhar sobre a experiência do movimento corporificado.
|