46912 - AS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM SAÚDE NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: A EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UPE MARILYN DIONE DE SENA-LEAL - UPE, RENATA ALVES GOMES VILLANI - UPE, JANNE FREITAS DE CARVALHO - UPE, MÁRCIA ANDRÉA OLIVEIRA DA CUNHA - UPE, FLÁVIA BEZERRA DE SOUZA MELO - UPE, PATRÍCIA OLIVEIRA LIRA - UPE
Contextualização O Curso de Graduação em Saúde Coletiva (CGSC), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Pernambuco (UPE), completa 10 anos de existência neste ano. Iniciou e continua com ampla carga horária nas disciplinas de Ciências Humanas e Sociais em Saúde (CHSS). Esse sendo um eixo transversal que fomenta no discente o pensamento crítico para que ações realizadas no território desde o 1º período seja balizada por leituras que envolvam a interseccionalidade e decolonidade nas práticas de cuidado de futuros sanitaristas.
Descrição Trata-se da experiência da atualização do PPC 2016 para o PPC 2023 do CGSC, já observando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para o curso. Ambos os PPC’s contemplam em sua grade curricular 06 disciplinas de CHSS, dentro do eixo teórico-construtivista. A reestruturação ampliou a Carga Horária (CH) total do curso de 3.200h para 3.300h. Se excetuarmos a CH do sétimo e oitavo período - destinados exclusivamente para Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Obrigatório - temos um total de 12,66% da CH do curso destinada às disciplinas de CHSS (315h), no PPC 2023. Ao passo que no PPC 2016 esse percentual era de 11,18% (340h). Houve, portanto, apesar da diminuição do valor absoluto de CH, um aumento na participação em relação à CH total do curso, e uma melhor distribuição das horas das disciplinas de CHSS.
Período de Realização A elaboração do PPC 2023 iniciou-se em junho de 2022 e foi enviada ao Conselho Estadual de Educação em outubro do mesmo ano. As propostas eram discutidas amplamente pelo NDE do curso, em reuniões quinzenais, e que foram organizadas com ênfase nos eixos estruturantes do currículo. O novo PPC entra em vigência a partir de setembro de 2023.
Objetivos Atualizar o PPC do CGSC, ampliando a participação relativa das disciplinas de CHSS, mantendo-as presentes do 1º ao 6º período do curso, possibilitando propostas de curricularização da extensão e diversidade de vivências e conteúdos relacionados à área.
Resultados A reformulação tomou como base a reafirmação das competências e habilidades previstas nas DCN’s, o estímulo à interação de conhecimentos teóricos/práticos e à inovação nas metodologias pedagógicas, com foco no uso de metodologias ativas. Existem, atualmente, 06 disciplinas do eixo CHSS (I,II,III,IV,V e VI), do 1º ao 6º período, respectivamente, que juntamente com as disciplinas de Educação em Saúde, Participação Social e Comunicação em Saúde compõem o eixo CHSS. As Ementas e Planos de Ensino se estruturam sob diferentes prismas epistemológicos, garantindo que a formação seja voltada para o diálogo e a circulação de saberes.
Aprendizados Podemos destacar no eixo CHSS: 1) a construção de um eixo específico, agregando docentes de diversas áreas, com vistas ao perfil de egresso; 2) Relação interdisciplinar entre as temáticas abordadas em CHSS e as atividades desenvolvidas nos campos de práticas dos componentes curriculares; 3) a curricularização de atividades extensionistas dentro dos componentes, destacando-se CHSS VI, que está possibilitando a aproximação dos/as discentes com representantes de diferentes movimentos sociais e profissionais atuantes no SUS; 4) a relação construída entre a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Período (TCPs) e as temáticas do eixo, contribuindo para a excelência de produção de pesquisas com temáticas e metodologias qualitativas nas ciências humanas e sociais.
Análise Crítica Inserir o discente, desde o primeiro período, nas disciplinas de CHSS suscita a reflexão sobre o desenvolvimento de sua práxis, considerando a necessária implicação ético-política nos territórios, na construção de políticas públicas, na gerência de equipes e na militância cotidiana em defesa do SUS. Assim, abre-se a possibilidade para que os/as discentes sejam reais agentes de agregação e de enfrentamento dos inúmeros dilemas e desafios colocados pelas diversidades humanas e pelos diferentes espaços culturais, sociais, políticos e institucionais. A construção do PPC baseado no perfil de egresso estabelecido pelas DCN’s da Graduação em Saúde Coletiva ainda, é um desafio para a formação desse bacharel no Brasil. Mendonça e Castro (2023), reconhecem os esforços dos cursos em relacionar o PPC às Diretrizes, com destaque para o eixo de componentes relacionados a políticas, planejamento e gestão em saúde, que representam 66,42% dos componentes ofertados; ao passo que são apenas 9,50%, de componentes relacionados às CHSS. O CGSC da FCM-UPE, portanto, está acima dessa média nacional ao abarcar 12,66% de seus componentes no eixo ciências sociais e humanas em saúde. Entendemos, entretanto, que os esforços devem ser contínuos, no sentido da manutenção e ainda ampliação quantitativa e qualitativa desse eixo, imprescindível para a formação de um sanitarista crítico e transformador no campo da saúde coletiva.
|