Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC3.1 - Práticas formativas e contribuições das CSHS

46967 - FORMAÇÃO EPISTEMO-METODOLÓGICA E TEORIAS CRÍTICAS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA
DAIS GONÇALVES ROCHA - UNB; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFC, NILZA ROGÉRIA DE ANDRADE NUNES - PUC-RJ, GIANNINA DO ESPÍRITO-SANTO - CONEP, MARIA LÚCIA MAGALHÃES BOSI - UFC; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA


Apresentação/Introdução
Às vésperas de completar 44 anos da I Reunião sobre a Formação e Utilização de Pessoal de Nível superior na área de Saúde Coletiva, nos interessou investigar se os programas de pós-graduação em Saúde Coletiva- PPGSC no Brasil têm disciplinas que favoreçam que os(as) pós-graduandos(as) desenvolvam estudos com teorias(lentes) críticas e com propósitos de transformar a realidade na perspectiva da promoção da equidade e reparação epistêmica.

Objetivos
Analisar as evidências sobre a formação em Pesquisa Qualitativa dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva-PPGSC credenciados pela Capes no Brasil no ano de 2021.

Metodologia
Para tal foi realizado o mapeamento das disciplinas mediante consulta à Plataforma Sucupira para a localização dos PPGSC e busca nos portais institucionais. Foram identificadas 110 disciplinas e utilizando a análise temática reflexiva foi possível categorizar os conteúdos com destaque para investigação dos paradigmas científicos ou diferentes abordagens teórico-metodológicas da investigação qualitativa no período de setembro a dezembro de 2021.

Resultados e discussão
Sem defender um único referencial ou teoria/tradição crítica, inicialmente se apresenta o que esta investigação assumiu como lente de teoria crítica para a seguir discutir as evidências da fragilidade na formação epistemológico-teórica, especialmente relacionadas às teorias críticas nos PPGSC. Há uma lacuna ou incipiência de referenciais críticos como “feminismos”, “pensamento negro” e decolonialidade. Enquanto decolonialidade integrou o conteúdo de cinco disciplinas, epistemologias do Sul foi referenciada somente em uma.

Conclusões/Considerações finais
Investir nas dimensões epistemológico-metodológica e ético-política e não se restringir à dimensão técnico-operacional nos PPGSC pode ser um caminho para favorecer intervir em situações de injustiça e iniquidades, assim como valorizar grupos populacionais e saberes socialmente invisibilizados.