02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC3.1 - Práticas formativas e contribuições das CSHS |
47474 - A PANDEMIA DA COVID-19 COMO DESAFIO FORMATIVO: ANÁLISE DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA ANDREZZA GONÇALVES DE SOUSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, PEDRO CARLOS SILVA DE AQUINO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, MARIA SIMONE GOMES DE LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, ANA ELIZABETE JACOB PEDROSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
Apresentação/Introdução Em decorrência da pandemia de COVID-19, as práticas de ensino em serviço e o processo formativo dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família de Jaboatão dos Guararapes/PE (PRMABSF/JG), sofreram alterações. Impactados pelo isolamento e distanciamento social, os residentes das turmas 4 (2019-2021) e 5 (2020-2023) precisaram se adaptar às novas modalidades de trabalho no território e de formação no modelo remoto de ensino. Neste sentido, percebeu-se que a produção de Trabalho de Conclusão de Residência (TCR), componente fundamental na formação e aprofundamento dos conhecimentos teóricos-práticos, exigiu uma nova abordagem.
Objetivos Analisar e caracterizar as temáticas abordadas na produção do TCR dos residentes das turmas 4 e 5 do PRMABSF/JG.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa documental de cunho descritivo. Para a descrição das temáticas do TCR seguiu os seguintes critérios: a) acesso aos TCR produzidos entre 2020-2022 na biblioteca da coordenação do PRMABSF/JG; b) seleção e compilação dos TCR por turma; c) leitura dos TCR na íntegra; d) análise e caracterização dos TCR pelas temáticas abordadas.
Resultados e discussão No total, foram analisados 32 e 16 TCR produzidos pelas turmas 4 e 5, respectivamente. As temáticas abordadas concentraram-se nas áreas: turma 4: (n=10) Sistematização da atuação profissional; (n=10) COVID-19; (n=10) Demais trabalhos; (n=8) Formação profissional e educação em saúde; (n=5) Saúde Mental; (n=3) Saúde Bucal; (n=2) Trabalho interprofissional e multiprofissional. Diante dos processos metodológicos dos TCR, verificou-se em sua maioria a utilização da técnica relato de experiência, seguida das revisões e pesquisas exploratórias. No geral, os temas mais frequentes foram COVID-19, sistematização da atuação profissional, formação profissional e educação em saúde, trabalho interprofissional e multiprofissional, saúde mental e saúde bucal. No ano de 2020, o mundo enfrentou a pandemia global da COVID-19 que gerou impacto significativo em todos os setores, incluindo a área da saúde. Os residentes das turmas 4 e 5 estavam imersos nesse contexto, o que contribui para o grande número de trabalhos sobre o tema. A abordagem da sistematização da atuação profissional e a ênfase na formação profissional também demonstra preocupação em organizar e padronizar as práticas profissionais, visando uma melhoria na qualidade dos serviços prestados, além de aprimorar e desenvolver habilidades. A presença dos temas saúde mental e saúde bucal refere preocupação com aspectos específicos de saúde que demandam atenção e cuidados diferenciados, pois foram áreas que sofreram grandes impactos por conta da pandemia. A realização da residência durante a pandemia requereu desenvolver habilidades em tecnologias da informação e comunicação, com a exploração de recursos digitais para a coleta e compartilhamento de dados e utilização de estratégias alternativas, como: entrevistas virtuais, observação sistemática e análise documental. Além da necessidade de flexibilidade e adaptação constante diante das mudanças nas diretrizes de saúde pública. Assim, é necessário considerar as restrições impostas pela pandemia ao avaliar os resultados e a qualidade dos trabalhos de conclusão, pois a falta de acesso presencial aos aspectos da prática pode ter influenciado a profundidade das pesquisas e a compreensão integral dos temas abordados. Ademais, a sobrecarga de trabalho e preocupações com a saúde pessoal e dos usuários também podem ter impactado na disponibilidade de tempo para a realização dos trabalhos e refletido na complexidade e abrangência dos projetos executados. Apesar dos desafios enfrentados, a produção de TCR das turmas 4 e 5 durante a pandemia da COVID-19 representa uma importante contribuição para a área, pois os resultados gerados contribuem para o avanço do conhecimento e aprimoramento dos serviços de saúde, especialmente porque a AB e a saúde da família são fundamentais para o enfrentamento da crise sanitária. Em suma, a pandemia de COVID-19 trouxe desafios experimentados para a produção de TCR multiprofissional das turmas 4 e 5 e, mesmo diante das adversidades, os resultados obtidos são relevantes para a AB e Estratégia Saúde da Família.
Conclusões/Considerações finais Dos impactos causados pela pandemia no processo formativo dos residentes, aponta-se que a restrição do contato presencial e a necessidade de distanciamento social afetaram diretamente a coleta de dados e a observação clínica, o que pode ter limitado a abrangência e a profundidade das pesquisas e gerado impacto nos resultados e na aplicabilidade dos achados em diferentes contextos. Nesse sentido, torna-se fundamental proteger os aprendizados adquiridos durante o processo e reconhecer a importância da pesquisa e da formação multiprofissional nestes contextos, pois provocam avanços de conhecimento na área e fortalecem a atuação dos profissionais de saúde na comunidade.
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