Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC30.1 - Saúde Coletiva, território e participação popular

46007 - CAFÉ COM BORDADO: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PROMOÇÃO DA SAÚDE
GEIZE CARLA SOARES MARQUES - PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS DE MINAS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, KARINE DE OLIVEIRA GOMES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)., MARTA LUIZA DIAS - FIOCRUZ (MG), WALDIMIR RODRIGUES VIANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINAS (UNICAMP)


Contextualização
O Projeto Café com Bordado é uma iniciativa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Prefeitura de Patos de Minas e Diocese de Patos de Minas. O Projeto surgiu em 2018 como uma como uma estratégia de mobilização comunitária e educação ambiental durante a implantação de ações de recuperação, preservação e proteção de nascentes de um afluente do rio São Francisco em Pindaíbas, comunidade rural de Patos de Minas no Estado de Minas Gerais.

A mobilização comunitária por meio do bordado tem gerado resultados positivos em diferentes países, como as Arpilleras no Chile, que serviam de estratégia para denunciar as violações de direitos humanos durante a ditadura naquele país. No Brasil os bordados das mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denunciam a violação de direitos humanos e degradação ambiental na construção de barragens. Tais experiências fundamentaram o planejamento e desenvolvimento do Café com Bordado.


Descrição
O Projeto Café com Bordado é um grande Círculo de Cultura em praça pública, onde foi construído um espaço com rodas de conversas ao redor de uma grande mesa. Essa mesa era coberta com tecido de algodão e havia dispostos novelos de linha, agulhas, tesouras e lápis. Sobre a mesa foi partilhado o lanche ofertado pela comunidade.

Cada Círculo era mediado por texto, música, jogos cênicos ou atividade cultural da comunidade para mobilizar a discussão sobre um tema relacionado à problemática ambiental e promoção da saúde.

A pandemia impediu a realização das atividades presenciais, mas não interrompeu as ações, uma vez que a comunidade já havia se apropriado do Projeto. Foram distribuídos kits individuais para os participantes bordarem em suas casas, os quais eram compostos por: pedaço de tecido de algodão branco com dimensão de 35 x 35 cm, agulha, linhas de cores variadas, máscara, texto explicativo e caderno para estimular a escrita reflexiva sobre a participação no Projeto.

Após a entrega dos kits, foi criado um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação, oferecer suporte, incentivo, esclarecer dúvidas e impulsionar a interação e a troca de saberes entre os participantes.


Período de Realização
Desde 2018 e continua em curso.

Objetivos
Promover, por meio do bordado, a participação social e estética nas ações de educação ambiental, educação em saneamento e promoção da saúde, visando o protagonismo da comunidade no planejamento e implementação das intervenções.

Resultados
No ano de 2019 na comunidade de Pindaíbas foram realizados 10 encontros, cada um deles com uma temática relacionada à preservação ambiental e promoção da saúde.

No período da pandemia foram realizados encontros online com transmissão pelo youtube e Google Meet para socialização dos participantes e compartilhamento dos objetivos e metodologia do projeto. Em Patos de Minas forma distribuídos 160 kits e 100 kits em Rio Paranaíba.

Em agosto de 2022 foram retomadas as atividades presenciais na Comunidade São José Operário, bairro de Patos de Minas com alta vulnerabilidade social e ambiental. Nesta comunidade as atividades são desenvolvidas em parceria com a Pastoral da Criança.

Desde dezembro de 2019 até junho de 2023 foram bordadas 5 toalhas de 8 metros x 15,5, sendo 2 delas fruto de encontros presenciais e 3 de encontros virtuais.



Aprendizados
Com base nas experiências anteriores e atuais das coordenadoras em intervenções com educação ambiental, promoção da saúde e mobilização comunitária, recomenda-se estratégias que superem as tradicionais palestras e outras práticas prioritariamente informativas.

Estas práticas informativas, também denominada por Freire (2018) “educação bancária” trata os sujeitos da aprendizagem como receptáculos, nos quais as informações e conteúdos são depositados.

Nesse contexto, o Projeto Café com Bordado é uma estratégia metodológica que busca e ousa romper com as práticas convencionais e tem alcançado resultados positivos.



Análise Crítica
No decorrer do Projeto Café com Bordado a resistência da comunidade em participar das discussões e de “dizer a sua palavra” durante os encontros foi diminuindo, assim como a ansiedade em levar um desenho pronto para bordar. Demorou um pouco a compreenderem que o bordado era livre e que deveria nascer da reflexão de cada encontro, porém, o ambiente descontraído e provocativo induziu os participantes a se engajarem mais nas discussões.

Considera-se que o engajamento dos participantes e os resultados obtidos têm relação com a metodologia e abordagem das intervenções fundamentadas na educação popular.

Aos poucos os participantes se apropriaram do espaço, realizaram encontros extras e, assim, o Projeto ficou conhecido em outras localidades, fato que levou sua expansão a outras comunidades.

Os resultados apontam para a efetividade e sustentabilidade das ações de educação ambiental e de promoção de saúde baseadas na educação popular.