Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC30.1 - Saúde Coletiva, território e participação popular

47680 - LIBERTANDO SUBJETIVIDADES EM TEMPOS SOMBRIOS: ARTETERAPIA NO SIS - SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE DURANTE A PANDEMIA DE COVID19
SIMONE BRITO - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, JARBAS NUNES - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, HELIANE GARCIA - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, EVANI ARAÚJO - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, JOSEFA FERREIRA BARBOSA - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, RIZONEIDE WANDERLEY - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, FLÁVIA RIBEIRO ROCHA - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, ZILMA DA SILVA QUEIROZ RODRIGUES - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, MARIA MARLUCE LOPES DE BRITO - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, MARIA APARECIDA PEREIRA CUSTÓDIO - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, ROBERTA NASCIMENTO - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, MARIA DA GLÓRIA DA SILVA - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE, JOÃO DURVAL - SIS -SERVIÇO INTEGRADO DE SAÚDE PCR/UFPE


Contextualização
A pandemia de covid19 nos trouxe a necessidade de isolamentos, entre outras vivências e com elas, medos, ansiedades, angústias ,perdas, violências, superações e recomeços.
Tempos sombrios e desafiadores, de crises e também de possibilidades,acalantos,solidariedade,resistências,lutas,afetos,desafetos,vazios,lutos não vividos ou mal vividos.
A arteterapia possui a finalidade de propiciar mudanças psíquicas, assim como a expansão da consciência, a reconciliação de conflitos emocionais ,o autoconhecimento e o desenvolvimento emocional( União Brasileira de Associações de Arteterapia - UBAAT.
Em tempos obscuros o contato com a criatividade e imaginação pode nos levar a processos de cura emocional, sendo possível resgatar as cores nas dores, o sentimento nas palavras, a formação de imagens surgindo por meio de diversas expressões criativas constituindo oportunidades de liberação de subjetividades abafadas pelo medo, a TCI-Terapia Comunitária Integrativa diz que quando a boca cala e o corpo fala, no caso da arteterapia ele se apresenta na construção de imagens do inconsciente.
Jung compreende a criatividade como uma essência viva no sujeito, uma aspiração que cresce dentro do homem, se alimenta da sua alma e floresce, considerando que o homem é dotado de uma capacidade de criar coisas novas, postula que a criatividade é de natureza semelhante ao instinto.
A escolha do tema surge da vivência libertadora de subjetividades que a arteterapia proporciona no processo de fortalecimento da CorAgem na vida.


Descrição
O trabalho com a arteterapia ocorreu 01 vez por semana com duração de 02 horas(cada grupo),onde se deu através dos seguintes grupos: Conversa de Comadres que teve como objetivo a utilização da literatura como ato de cuidado,através da leitura do livro Ciranda das Mulheres Sábias de Clarissa Pinkolas, a Ciranda das Sábias agrega e amplia a leitura sobre os desafios de ser mulher na atualidade e seus processos de violências contra as mulheres em seus diversos contextos, trazendo os Oráculos das Deusas, das Asanas e Mudras(posturas de Yoga),Ciranda das Ervas, oráculo das águas entre outros, pensados enquanto provocadores para um debate sobre o que é ser mulher seus desafios e possibilidades.
O grupo de arteterapia funcionou como um espaço de encontros sendo permeados por contação de estórias e criação de imagens com diversos materiais expressivos. estórias, poesias ,pinturas, desenhos, colagens, papel maché, mandalas, sementes. máscaras, filtro dos sonhos ,argila. Em 2022 fizemos uma exposição nas árvores no SIS dos trabalhos produzidos pelo grupo;
O Gruta surge como ideia de cuidar da terra como uma forma de cuidar do território que nos alimenta, por isso o termo Terrapia e nessa lógica a ideia de semear e plantar no espaço do estacionamento do SIS,para o que for produzido ser utilizado nas oficinas de fitoterapia, alimentação saudável e o excedente ser disponibilizado para a comunidade local



Período de Realização
No presente relato de experiência vivido nos grupos de arteterapia durante os anos de 2020 a 2022 na UCIS - Unidade de Cuidados Integrativo em Saúde SIS PCR/UFPE, verificasse o processo integrador e potencializador da criatividade em suas diversas possibilidades de estímulos.


Objetivos
Relatar a experiência do trabalho desenvolvido pela arteterapia no SIS durante a pandemia de covid19 no período de 2020 a 2022.

Objetivos específicos

Promover momentos de acalantos por meio da utilização de diversos materiais expressivos.

Estimular cores, poesias e outras possibilidades de cuidado com afeto na vida das pessoas como meio de integração de sentimentos e emoções.



Resultados
Nesses grupos foram vivenciados encontros, sendo proporcionado nestes espaços a aproximação de vários materiais expressivos, possibilitando assim o estímulo de diversas expressões criativas como meio de elaboração de sentimentos e emoções adormecidas,que podem ser transmutadas em movimentos de cuidados e auto regulação cotidiana de processos estressantes e ansiosos perante o enfrentamento da realidade social.


Aprendizados
Neste período tivemos também a criação da página do instagram do @recifeintegrativo no intuito de aproximar o contato com as usuárias(os) do SIS e da UCIS Guilherme Abath ,onde fizemos lives,aulas ao vivo e o Sarau Integrativo.Também tivemos oficinas com a Rádio Comunitária Aconchego, onde criamos o Manto da Comunicação,inspirado nos mantos de Arthur Bispo do Rosário.


Análise Crítica
Em tempos sombrios uma fresta de luz pode ser um começo de em breve poder ver um arco-íris com a sua botija de aprendizados que a vida proporciona,desenvolvendo múltiplas formas de vivências na perspectiva de tecer caminhos harmonizantes entre sentimentos e emoções.