Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC30.1 - Saúde Coletiva, território e participação popular

48199 - CUIDANDO DE SI, DO OUTRO E DA COMUNIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O NÚCLEO INTERPROFISSIONAL DE SAÚDE E BEM-ESTAR
ALYNNE MENDONÇA SARAIVA NAGASHIMA - UFCG, FRANCILENE FIGUEIREDO DA SILVA PASCOAL - UFCG


Contextualização
Cuidar envolve zelo, atenção, conhecimento e dedicação a si mesmo, ao outro e aquilo que circula no espaço da vida social e cotidiana. As formas de cuidar (de si, do outro e do nós, enquanto espaço social onde as relações interpessoais se enlaçam) são interligadas e envolvem dinamicidade, afetos e trocas.

Descrição
Compreendendo que a formação de recursos humanos para saúde envolve a ideia de cuidado em sentido ampliado e partindo do pressuposto que a universidade assume um caráter para além da educação, mas na transformação de sujeitos e realidades sociais, alguns atores institucionais se articularam para refletir e planejar de ações de cuidado que pudessem abranger à universidade e a comunidade, a partir da criação de um núcleo de cuidados.

Período de Realização
O núcleo tem como principal objetivo desenvolver ações, diálogos e projetos voltados para a temática de saúde mental e práticas integrativas e complementares. Embora tenha sido oficialmente institucionalizado em 2021, desde 2017 as ações de cuidado em saúde mental e práticas integrativas vem sendo desenvolvidas no campus e extramuros

Objetivos
Esse trabalho se propõe a relatar as experiências do Núcleo Interprofissional de Saúde e Bem-Estar que está vinculado à uma Instituição federal de ensino superior no Nordeste brasileiro

Resultados
Na busca de um espaço acolhedor, que pudesse também ser um ambiente de resgate cultural e trouxesse a proposta da sustentabilidade, os profissionais que compõe o NISE planejaram e laboraram um projeto da construção de Ocas de cuidado para à direção de Centro. Para a concretização desse local houve várias ações para a coleta de garrafas pets, a comunidade acadêmica e a sociedade local se envolveram na coleta. Com a chegada da pandemia de COVID-19 e a necessidade o distanciamento social e suspensão das atividades presenciais, as ações do núcleo seguiram de maneira remota. Foram desenvolvidas rodas de Terapia Comunitária Integrativa, palestras, podcasts e minicursos sobre práticas integrativas e saúde mental, além do desenvolvimento de pesquisas na temática e da produção de conteúdo informativo para as redes sociais. Em 2022 a primeira, das cinco ocas planejadas, ficou pronta. Foi inaugurada durante o Festival Universitário de Inverno, onde pode-se atender as demandas de estudantes, servidores docentes, técnicos e terceirizados e da comunidade externa. Foram desenvolvidas rodas de Terapia Comunitária Integrativa, Ventosaterapia, Constelação Familiar, Acupuntura, Massagens, Tenda do Condo e rodas de conversa. Atualmente as 5 ocas de cuidado estão prontas e formam um espaço conhecido como Ocas Coités. A recepção dos estudantes calouros vem sendo feita desde 2022 neste espaço, como uma proposta de acolhida e cuidado, com quem está chegando, porém as atividades de expandem e o núcleo aprovou recentemente um programa de extensão universitária que visa cuidar dos trabalhadores da Atenção Básica do Município de Cuité-PB. O programa conta com a atuação de quatro docentes, 16 estudantes extensionistas ( dos cursos de Biologia, Farmácia e Enfermagem) e 45 trabalhadores de saúde ( médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogo, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais).

Aprendizados
Espera-se que ações de acolhimento, integração, reflexão e construção de afetos possam estar presentes no âmbito da academia, que a formação profissional possa ser sensível e agregadora, favorecendo o autocuidado, a criação de vínculos, estimulando novas pesquisas e projetos e promovendo o saber-de experiência-feito a partir das trocas entre universidade e comunidade.

Análise Crítica
Assim, é de importância que para além da sala de aula e das pesquisas a universidade seja um lugar potente de transformações de vidas e de contextos sociais.