46635 - CINE DEBATE EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS NO MUNICÍPIO DO RECIFE-PE GLEBSON COSTA ALVES - RESIDENTE NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
Contextualização A Reforma Psiquiátrica Brasileira ocorreu com a promulgação da Lei nº 10.2016 em 18 de maio de 2001, tornando essa data um marco na história da saúde mental, tendo em vista, a criação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com a finalidade de inserção e o cuidado em território, com ênfase nos serviços comunitários. No qual, as pessoas em sofrimento mental passaram a ser reconhecidas como sujeitos de direitos, através da desinstitucionalização.
No entanto, a Política de Saúde Mental vem sofrendo tensões nos últimos anos, tendo em vista que a lógica do modelo biomédico e privatizado, voltou a ter notoriedade, bem como os investimentos governamentais em comunidades terapêuticas, viabilizando o desmonte do cuidado em liberdade.
Nesse sentido, visando o fortalecimento da RAPS, o controle social e o empoderamento dos usuários do serviço, foi realizado um cine debate em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) com a finalidade de fortalecer a Reforma Psiquiátrica e a Luta antimanicomial.
Descrição O cine debate, foi realizado em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no município do Recife-PE, durante a semana da luta antimanicomial que ocorreu entre o dia 15 a 19 de maio, no qual, foram escolhidos filmes interessantes para exibição e discussão como atividade em alguns grupos.
Um dos títulos escolhidos para exibição em dois momentos alternados durante a semana, foi o longa “O lado bom da vida” produzido no ano de 2012, com duração de 2h2min. A divulgação para os usuários ocorreu através da exposição de um cartaz na recepção com os filmes que seriam exibidos, respectivamente com os seus horários e durante os atendimentos individuais e atividades em grupo, no qual era realizado o convite aos usuários para participarem das atividades ofertadas na semana em alusão à luta antimanicomial. Para a realização do momento, foi organizada uma sala climatizada no próprio serviço com a disposição de cadeiras suficientes e com espaço satisfatório para acomodação dos participantes e projeção da imagem.
Antes da apresentação do filme era explicado sobre a importância da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da Luta Antimanicomial. Na primeira exibição houve a participação de 6 usuários e no segundo momento contou com 12 participantes, além disso houve a distribuição de pipocas, refrigerante e posteriormente era realizada a discussão em formato de roda de conversa sobre o filme, mediada pela profissional facilitadora do grupo, com o suporte do enfermeiro residente.
Período de Realização O período de realização do Cine debate, ocorreu no dia 15 e 18 de maio de 2023 iniciando às 18h e com finalização às 20h30min.
Objetivos Relatar a experiência durante a realização de um Cine Debate em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas enquanto enfermeiro residente.
Resultados Os resultados do cine debate foram bastante positivos, o filme conseguiu atrair a atenção de grande parte dos usuários do início ao fim, gerando discussões positivas durante o debate, pois a maioria conseguia se enxergar no protagonista em algum momento, fazendo a relação com a dependência química, trabalho, relacionamento amoroso e suas relações como um todo.
Nesse sentido, os usuários trouxeram sentimentos, reflexões, angústias e comparações observadas na ficção com a sua vida, conseguindo externalizar suas emoções, anseios e preocupações, algumas situações de conflitos interpessoais, familiares, desejo de mudança, bem como a importância do CAPS AD em suas vidas.
Nessa perspectiva, houveram discussões relevantes sobre a importância do cuidado em liberdade, tendo em vista, que alguns usuários partilharam suas experiências em comunidades terapêuticas. Sendo assim, refletiram sobre a importância de lutar pelos seus direitos e não retroceder na Reforma Psiquiátrica, bem como a importância de ocupar os espaços dentro da sociedade, nas assembleias mensais do serviço e nas reuniões do controle social.
Aprendizados A ideia de trazer um filme mais leve para o cine debate foi importante para criação de vínculo, conhecimento individual e coletivo, abertura para diálogo e reflexões. Nesse sentido, percebeu-se que é importante proporcionar momentos para que o usuário enxergue as suas vivências, potencialidades, relações, desejos e o seu protagonismo diante da sua realidade.
Análise Crítica O longa apresentou um fator de impacto bastante proveitoso para elocuções de diálogos, visto que, apresentou uma linguagem simples, de fácil compreensão, facilitando os momentos de aproximação com a realidade do usuário, dessa forma, a facilitadora e o residente conseguiram intervir e direcionar situações diante das falas apresentadas na roda de conversa.
Por fim, notou-se a necessidade de ajuste entre o tempo do filme e a discussão, visto que alguns usuários apresentaram cansaço, impaciência e inquietude devido ao tempo da atividade.
|