Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC33.1 - Política de ST / VISAT e Precarização do Trabalho I

46888 - CONSTRUINDO DIÁLOGOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CEREST EM ALAGOAS
DEBORAH SILVA VASCONCELOS DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS, DÉBORA RAMOS DE ARAUJO SOUZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, PAULO CÉSAR DA SILVA FERNANDES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS


Contextualização
Segundo a Portaria GM/MS nº 2.437/05, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador devem participar da capacitação de profissionais que realizam ações de saúde do trabalhador atuando como agentes de Educação Permanente em sua área de abrangência (BRASIL, 2005).

Descrição
Esse relato refere-se a realização de um curso de formação direcionado às referências técnicas em Saúde do Trabalhador nos 27 municípios de abrangência do CEREST Regional Maceió. O curso foi ofertado de forma híbrida, com encontros online semanais para discussões teóricas e encontros presenciais para a realização de inspeções a setores produtivos nos municípios. Antes do início das aulas foi enviado um formulário online para os participantes para sabermos o nível de proximidade dos profissionais com a temática de saúde do trabalhador e construir um conteúdo programático adequado. Ao início das aulas era realizado um momento de reflexão a partir de músicas, vídeos e poemas para introduzir temas a serem abordados e favorecer a troca de saberes. O objetivo dessa capacitação era munir os profissionais de informações teóricas e práticas para a realização da Vigilância em Saúde do Trabalhador, estreitar laços com as referências técnicas e promover independência das equipes de saúde.


Período de Realização
Houveram duas edições do curso: a primeira em 2021 e a segunda em 2023, cada uma com duração de 4 meses.

Objetivos
Esse relato visa difundir uma estratégia de Educação Permanente adotada pelo CEREST enquanto ferramenta para promover maior autonomia aos municípios para realizar atividades de vigilância em saúde do trabalhador.

Resultados
Dos 27 municípios da área de abrangência, 13 cidades aderiram ao curso, incluindo profissionais de diversas profissões da gestão e assistência do serviço de Vigilância em Saúde das cidades. Foi possível criar laços com profissionais que compõem esses serviços, divulgar os serviços de educação permanente e parcerias possíveis de serem realizadas entre o CEREST e os municípios, além de conhecer as estratégias utilizadas e as dificuldades enfrentadas pelos municípios para implantar ações de saúde do trabalhador. Por outro lado, durante a fase de contactação com as equipes para convidar para participar do curso, foi observado que muitos profissionais identificados como referências técnicas nos municípios não permaneciam mais nos cargos e não havia o repasse dessa responsabilidade para outros profissionais que se mantinham no serviço. Assim, as cidades perdiam o profissional que promovia o elo entre a sede do CEREST e as equipes de saúde dos municípios. Além disso, os profissionais participantes relataram dificuldade em compreender o trabalho como determinante de saúde nos momentos de investigação da situação de saúde, de promoção de qualidade de vida e de intervenção em situações que ameacem a saúde dos usuários em suas ocupações.

Aprendizados
A partir dessa experiência foi possível compreender a complexidade em criar e manter de forma efetiva diálogos entre a equipe do CEREST e as equipes de referência em saúde do trabalhador, sendo observadas limitações decorrentes da alta rotatividade de profissionais nos serviços. Essa realidade é consequência da fragilidade do vínculo dos profissionais de âmbito municipal, muitas vezes sendo precarizados, tornando os serviços de gestão e assistência suscetíveis a mudanças que impactam diretamente na atuação das equipes. Ademais, a capacitação se configurou como uma importante oportunidade de conhecer a realidade dos municípios participantes, compreendendo os desafios em implementar ações direcionadas à saúde do trabalhador, além de possibilitar o reconhecimento do perfil produtivo e epidemiológico das cidades. Assim, foi uma oportunidade de discutir a importância da realização de ações integradas entre os componentes da Vigilância em Saúde e do uso de ferramentas para basear essas atividades, como a notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

Análise Crítica
Desse modo, ficou evidente a importância do papel do CEREST em desempenhar a função de promover a educação permanente, no que tange à saúde dos trabalhadores, na sua área de abrangência, para as equipes de vigilância e das unidades de saúde visando fortalecer as ações, tornando-as mais embasadas, voltadas para as necessidades dos trabalhadores e articuladas intra e intersetorialmente. Portanto, destacamos a Educação Permanente como importante ferramenta de entendimento do trabalho no contexto saúde-doença e aprimoramento das intervenções em saúde do trabalhador, além de ser um meio para estreitar laços e promover independência das equipes na realização dessas ações.