Comunicação Oral Curta

02/11/2023 - 08:30 - 10:00
COC34.1 - Vigilância Popular em Saúde e form(ação) junto às populações do campo e das cidades

47541 - FORMAÇÃO SOBRE VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE INTEGRADA EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
VANDERLEIA LAODETE PULGA - UFFS/PF, MICHELE NEVES MENESES - UFRGS, KÉLLY DANDARA DA SILVA MACEDO - FIOCRUZ BRASÍLIA, OSVALDO PERALTA BONETTI - FIOCRUZ BRASÍLIA, ETEL MATIELO - FIOCRUZ BRASÍLIA, RENATA PEKELMAN - GHC, LISIANE BOER POSSA - UFSM


Contextualização
O Curso de Formação em Vigilância Popular em Saúde é parte do processo de mobilização, articulação e formação de profissionais de saúde para o enfrentamento das doenças e agravos emergentes e reemergentes em saúde. As consequências desencadeadas pela pandemia do coronavírus acabaram por agudizar as situações de iniquidade nos territórios, agravando assim, a desigualdade estrutural na sociedade brasileira. O desemprego, os impactos emocionais, o empobrecimento, a dificuldade de acesso à informação, somadas às questões sanitárias tem trazido uma séria crise às famílias e comunidades dos aglomerados urbanos e no campo. Frente ao crítico cenário de pandemia sindêmica que estamos enfrentando, a Fiocruz Brasília e outras instituições formadoras de especialistas em saúde na atenção básica tem envidado esforços para intensificar as ações de interação, diálogo e construção compartilhada com a sociedade civil, a exemplo da promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis, processo que já vinha sendo desenvolvido em algumas comunidades e tem sido intensificado no atual contexto. Neste caminho é que se inscreve a idealização e implementação de um processo formativo para profissionais residentes em saúde para qualificar suas ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde, fomentar a luta e organização popular pela garantia dos direitos da cidadania e das condições sociais básicas para o enfrentamento da pandemia, promovendo o fortalecimento dos vínculos entre comunidades e serviços de atenção básica do SUS.


Descrição
Trata-se de relato de experiência da realização de um processo formativo em formato de Curso Livre realizado pela Fiocruz Brasília, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo-RS (UFFS/PF), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), O Grupo de Temático de Educação Popular e Saúde da ABRASCO e a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS) com os programas de residência multiprofissional em saúde e lideranças populares. O Curso sobre Vigilância Popular em Saúde se desenvolveu de forma virtual, telepresencial com atividades práticas nos territórios da Atenção Primária em Saúde onde ase realizam os programas de residência destas instituições. Com base na concepção e prática da educação popular em saúde foram previstos um conjunto de atividades, metodologias e espaços, dentre as quais destaca-se: 8 Oficinas tele presenciais, nas quais serão aplicados um conjunto de temáticas e metodologias distribuídas em 3 módulos. Os módulos foram pensados a fim de que abordem conteúdos que proporcionem aos participantes do curso uma formação político metodológica, visando a construção de sujeitos críticos comprometidos com a saúde como direito fundamental, com o enfrentamento à COVID-19 e com a consolidação, fortalecimento e ampliação do SUS como forma de acesso a este direito. Assim, foram abordados temas como: MÓDULO TRANVERSAL: Construção dos Planos e/ou Relatórios de Ações de Interação junto com os Atores Sociais nos territórios; MÓDULO 1: A Saúde, o SUS e a participação popular: desafios da Vigilância Popular em Saúde ; MÓDULO 2: Quem somos nós? Em qual território estamos inseridos? Como cuidar da minha Comunidade? MÓDULO 3: Direitos Sociais, Acesso aos Serviços e Políticas Públicas, desdobrados em 8 encontros virtuais e suas respectivas atividades de dispersão ou de interação prática nos serviços de saúde em parceria com as comunidades.

Período de Realização
De agosto a dezembro de 2022

Objetivos
Contribuir com a implementação de ações de Vigilância Popular em Saúde, por meio do apoio pedagógico à formação e atuação de atores sociais na Saúde no enfrentamento local das doenças emergentes e reemergentes potencializadas pela pandemia.

Resultados
O curso formou 80 participantes, entre profissionais da saúde residentes multiprofissionais e lideranças populares e conselheiros de saúde e atuação nos territórios a partir da cartografia social e de projetos de intervenção em vigilância popular em saúde.

Aprendizados
O processo formativo evidenciou a força e a potencialidade dos profissionais de saúde e lideranças populares para a ativação de processos participativos em vigilância popular em saúde.

Análise Crítica
Este processo evidenciou a necessidade de inclusão da Vigilância Popular em Saúde no SUS e da retomada da implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS/SUS).