02/11/2023 - 08:30 - 10:00 COC4.1 - Estigma, discriminação e modos de cuidar em saúde mental. |
47970 - SAÚDE PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIDADE DE SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL COM PAIS E RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS COM ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO CAROLINE SOARES NOBRE - INSTITUTO CISNE DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE/ICEPES, LEILANNE MARCIA NOGUEIRA OLIVEIRA - INSTITUTO CISNE DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE/ICEPES, RARUNA PATRÍCIO PIRES - INSTITUTO CISNE DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE/ICEPES, CARMEM LUCIA RODRIGUES FERREIRA - INSTITUTO CISNE DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE/ICEPES, GLEYCE ANNY CASTELO BRANCO FERREIRA - INSTITUTO CISNE DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE/ICEPES, LÍVIA ALVES CORREIA - INSTITUTO CISNE DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE/ICEPES, LUCIANA ANDRADE LEITE ALVES - INSTITUTO CISNE DE ENSINO E PESQUISA EM SAÚDE/ICEPES
Contextualização É demasiada a necessidade da intersetorialidade em qualquer serviço de cuidado ao outro. E quando se fala em saúde na infância, este é conceito imprescindível na sua perspectiva prática. Dentre estes serviços, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) surge como estratégia para fortalecimento das políticas públicas direcionadas para a Primeira Infância, no qual, crianças de até 3 anos de idade em situação de vulnerabilidade recebem acompanhamento longitudinal e assistência por meio de uma equipe multiprofissional, onde o objetivo principal é estimular o desenvolvimento neuropsicomotor infantil. No entanto, muitas crianças ainda estão à espera de acompanhamento multiprofissional na Atenção Primária, sendo necessário cada vez mais a expansão desse tipo de atendimento.
Descrição O grupo Estimu-LAR é direcionado para apoiar e capacitar familias no cuidado e na estimulação no domicílio. Após visita a uma creche do território adscrito à convite da diretora, a equipe multiprofissional do NDI de uma UAPS, gerida por uma Organização Social, composta por Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional criou uma intervação denominada de grupo Estimu-Lar. Fram incluídos no grupo, 30 pais e cuidadores de referência de alunos da classe infantil I ou infantil III, de tempo integral. O primeiro encontro foi conduzido pela psicóloga abordando a temática: “A importância do vínculo afetivo no contexto familiar para o desenvolvimento infantil”, com um público de 30 pessoas. O segundo encontro pela a fonoaudióloga com o tema: “Desenvolvimento da fala e linguagem e orientações de como estimular a fala em casa”, com público de 12 pessoas. O terceiro com a Terapeuta Ocupacional com o tema: “Marcos do Desenvolvimento infantil”, com público de 15 pessoas. A segunda etapa, foi dividida em dois encontros, sendo o primeiro de avaliação e anamnese com pais e cuidadores de referência de crianças com características de atraso no desenvolvimento e o segundo, em andamento, será com as crianças. Ao final de cada encontro era aberto espaço para tirar dúvidas e/ou prestar maiores esclarecimentos e orientações frente as dificuldades vivenciadas no contexto de cada um.
Período de Realização Inicialmente, foi elaborado pelas profissionais do NDI um plano de duas etapas, sendo a primeira com roda de conversa e a segunda de avaliações. Os encontros aconteceram quinzenalmente, com duração média de uma hora, durante dos meses de março e abril de 2023.
Objetivos Analisando esta perspecitiva acerca da demanda reprimida e do aumento do diagnóstico de transtorno do espectro autista, o presente relato de experiência tem por objetivo apresentar os resultados dos desafios e contribuições dos profissionais do NDI de uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) durante a realização de uma intervação denominada de grupo Estimu-Lar.
Resultados Os resultados demonstram a fragilidade da comunicação entre famílias, creche e UAPS o que dificulta a partilha de informações, principalmente sobre as crianças. Segundo a direção da crehce, nos últimos meses está vivenciando dificuldade no diálogo com os pais, sendo observado um bloqueio, retraimento por parte dos mesmos quando os assuntos são relacionados a comportamentos inadequados, interação social e agressividade no ambiente escolar por parte dos filhos. Observamos que este retraimento faz com que eles não informem, de maneira aberta, sobre o estado real da criança, principalmente no que diz respeito aos comportamentos inadequados e características de um possível atraso, dificuldades vivenciadas no contexto familiar e situação social. A partir disso, podemos observar o quão se faz necessário o fortalecimento do vínculo Família/Escola/Politicas Públicas, considerando que muitas vezes por uma carência de acesso à informação ou por uma busca de avaliação profissional muito posterior, as primeiras observações comportamentais da criança e/ou atrasos no desenvolvimento na perspectiva de pais, professores e demais profissionais, são fatores que contribuem para uma intervenção profissional tardia.
Aprendizados O presente estudo possibilitou a reflexão da importância da equipe multiprofissional no âmbito educacional, uma vez que é de grande valia para ir de encontro com o desenvolvimento neuropsicomotor de acordo com a fase etária da criança e a avaliação das etapas deste processo, com o objetivo de acompanhar, apoiar, auxiliar e até direcionar e mediar a comunicação dos pais e/ou responsáveis mediante as deficiências encontradas. Além disso, pais e escolas devem fortalecer laços.
Análise Crítica A instituições escolar e unidade de saúde precisam propor o diálogo e muitas vezes começá-lo, dar orientações, promover palestras, saber o que está acontecendo com a criança em casa, não havendo a culpabilização do outro, na busca sempre do cuidado em conjunto, todos co-reponsáveis por um educação neurocompatível.
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